Cidadeverde.com

Projeto de TCC indica Telegram para uso em ambiente virtual de aprendizagem

Trabalho de Conclusão de Curso recebeu nota 10 de avaliadores e será apresentado no I Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologias

O aplicativo de comunicação instantânea Telegram foi apontado pelas professoras Naisis Castelo Branco Andrade e Rosineide Brito com uma ferramenta diferenciada e apta para uso em ambiente virtual de aprendizagem. A conclusão é resultado de estudo prático realizado para o "Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-graduação de Gestão Educacional em Redes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 
 


Rosineide Brito e Naísis Andrade, autoras do Projeto de TCC sobre uso do app Telegram na educação

Denominado de “Projeto AVA | EAD”, o TCC foi baseado no uso em educação do comunicador instantâneo Telegram como apoio para aprendizagem colaborativa e interação entre grupos de estudo. O TCC, apresentado no último dia 21 de maio de 2016, recebeu nota 10 dos avaliadores e foi selecionado para apresentação no I Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologias, que acontece em junho nas cidades de Teresina e Parnaíba.

Segundo Naisis Andrade, o trabalho concentrou-se no levantamento dos principais recursos do aplicativo Telegram e suas aplicações práticas no processo de educação em ambiente virtual, tendo como base de experimento, a formação de um grupo formado por 13 integrantes, incluindo estudantes do próprio Curso de Especialização da UFPI. 

O Projeto, orientado pela jornalista e Profª Dra Tyciane Cronemberger, seguiu todo um percurso metodológico de captação de usuários, desenvolvimento de conteúdo, interação e avaliação de resultados, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem com suporte para a comunicação e troca de informação entre os participantes.

"O trabalho contribuiu para que os usuários conhecessem os recursos do aplicativo tornando a ferramenta como uma opção diferenciada para um ensino mais interativo, criativo e colaborativo", afirma a Professora Rosineide Brito. Segundo ela, um dos destaques do aplicativo para a educação são as possibilidades de interação com formatos de arquivos do tipo word, excel, power point, PDF, ZIP (arquivos compactados) e a incorporação de vídeos dentro do próprio ambiente do app. As professoras destacaram ainda o acesso integrado do Telegram por meio de várias plataformas como desktop, tablets e celulares e a busca contextual de conteúdo, muito importante para a consulta organizada por um tema dentro de um grupo.

Tutoriais, Dicas e Suporte
Durante a  criação e acompanhamento do grupo as professores produziram conteúdo próprio de apoio, com pequenos tutoriais em formato de imagens, dicas de uso das ferramentas e suporte com plantão tira-dúvidas. Toda essa base de conhecimento foi pesquisada na "ajuda" do site Telegram e também em sites especializados em tecnologia.   


Exemplo de conteúdo postado no Grupo AVA | EAD 

 
RESULTADOS
Após o período de suporte e troca de experiências dentro do grupo, foi realizada uma pesquisa junto aos participantes para avaliar o resultado do projeto. Os resultados demonstram a aprovação da idéia de uso do aplicativo na educação em ambiente virtual, conforme imagem abaixo. Todos, inclusive, afirmaram indicar o Telegram para algum tipo de atividade educacional. 
 

Aplicativo permite acompanhamento de projetos de interesse do setor de serviços

Ferramenta de acesso gratuito oferece transparência e permite controle do trabalho realizado pelo Poder Legislativo

Projetos que seguem na pauta do Congresso Nacional, que são de interesse de empresários do setor de serviços e da população interessada em seguir os trabalhos do Poder Legislativo, poderão ser acompanhados em tempo real com o aplicativo lançado nesta semana durante a apresentação da Agenda Política e Legislativa da Fenacon 2016/2017. 

A entidade, que representa mais de 400 mil empresas do setor de serviços, pretende, com a ferramenta, levar transparência e conhecimento ao público interessado nas temáticas pautadas na Câmara dos Deputados e no Senado. Além de reunir mais de 160 projetos que também estão na Agenda da Federação e aguardam deliberação e providências, o aplicativo será periodicamente atualizado com novas pautas. Esse é o primeiro e único aplicativo do gênero, que permite acompanhamento em tempo real para projetos de lei de um setor específico. Além disso, o usuário pode escolher os projetos de seu interesse e marcar para acompanhamento.

“A Agenda Política e Legislativa da Fenacon já é uma tradição entre os parlamentares e entidades e o aplicativo é uma forma de nos aproximarmos ainda mais desse público e também da sociedade. Com essa ação, conseguimos exercer nosso papel e nos colocamos de forma ativa no processo, com o objetivo de promover mudanças e participar do desenvolvimento país”, destaca o presidente da Fenacon, Mário Berti. 

Entre os presentes no evento de lançamento estiveram deputados, senadores e entidades do setor de serviços, além de representantes de sindicatos filiados a Federação. A desburocratização de processos, a extinção das multas da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) e o adicional sobre o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (DIPJ), que são pautas importantes para a sobrevivência das empresas brasileiras, estão entre os projetos da agenda e do aplicativo lançados na tarde desta quinta-feira (19). O aplicativo é gratuito e está disponível para as plataformas Android, Windows Phone e Apple. Para instalar, basta buscar Fenacon na loja de aplicativos do celular.

O diretor político-parlamentar da Fenacon, Valdir Pietrobon, ressaltou que a intenção com o lançamento de mais uma edição da Agenda é provocar a sociedade brasileira acerca das mudanças necessárias. “Precisamos que os projetos indicados sejam aprovados com urgência para a geração de novos empregos e a distribuição de renda de forma igualitária”, comenta Pietrobon. Ele ressalta que o foco principal da ação é promover o desenvolvimento do país e do empresariado brasileiro.           

Sobre a Agenda

A 4ª edição da Agenda Política e Legislativa da Fenacon apresenta mais de 160 projetos. A publicação, assim como o aplicativo, traz os projetos organizados em cinco categorias diferentes: Aperfeiçoamento da Legislação Trabalhista; Defesa da Organização Sindical; Desburocratização e Desenvolvimento; Gestão, Patrimônio e Segurança Jurídica; e Redução da Carga Tributária.

 

Usar celular ao volante passará a ser infração gravíssima no Brasil

Usar o celular ao volante vai deixar de ser considerada uma infração média para virar infração gravíssima no Código Brasileiro de Trânsito, conforme publicação no Diário Oficial da União nesta semana.

Com isso, quem for flagrado cometendo a infração terá de desembolsar bem mais do que atualmente. Isso porque também foi anunciado nesta semana que as multas de trânsito terão um reajuste a partir do próximo dia 5 de novembro.

A multa para violação gravíssima passará de 191,54 reais para 293,47 reais, enquanto que a infração média vai passar a custar 130,16 reais aos motoristas contra os 85,13 reais atuais.

Com isso, a multa por usar celular ao volante terá seu valor quase quadruplicado a partir de 5 de novembro, indo dos 85,13 reais do momento para 293,47 reais com os novos aumentos.

Mais do que ligação

Vale notar que o uso de celular não inclui apenas falar ao telefone, mas também usar smartphones para enviar mensagens em apps como WhatsApp e Facebook, tirar fotos, entre outras coisas.

Estudos apontam que o uso de celular no trânsito podem aumentar em até 400% o risco de acidentes.

Teresina recebe etapa do Meeting Digitalks no próximo dia 18 de maio

Teresina recebe no próximo dia 18 de maio de 2016 a etapa do Meeting Digitalks, um evento que reúne profissionais do mercado e promove debates sobre temas do marketing digital. O Meeting tem como missão desenvolver o mercado o Digitalks por meio de eventos que acontecem uma vez por ano em cada capital do Brasil. Teresina está na agenda!

Após o debate será oferecido um happy hour aos participantes para um momento de networking e negócios.

LOCAL: Seu Boteco - Av. Nossa Sra. de Fátima, 1867, Teresina - PI
HORÁRIO: 16h as 20h
INVESTIMENTO: R$ 69,00 - Reserva aqui

Programação

16h00
Credenciamento e Abertura [Meeting] 

16h20
PAINEL: Marketing Digital | Mercado, Tendências e Estratégias 

>> Mídia e Performance: Mídia programática, social ads, segmentação, criatividade, comportamento do consumidor, remarketing. Quais as melhores estratégias de mídia on-line para trabalhar branding, performance e aumentar o ROI?

>> On e Off: isso ainda é uma questão?: Como o mercado local vem trabalhando as estratégias de marketing, integrando ações on e off line? Como acompanhar a jornada do consumidor para entender onde e como estão sendo impactados com suas ações de marketing e desenvolver ações multicanal?

>> Educação do mercado digital: Ainda há dificuldade no mercado local para acompanhar as tendências e entender a importância dos investimentos em ações de marketing digital? Como as empresas fazem para se manter a par das práticas e tendências do mercado? Como anda a profissionalização da mão de obra?

>> Marketing de conteúdo: Branded Content, SEO, publicidade nativa e vídeos. Como dar conta de produzir conteúdo de qualidade com frequência para atrair novos clientes? Existe uma fórmula para marketing de conteúdo? Que tipo de conteúdo funciona melhor? Preciso ter um blog e criar e-books?

>> Inbound marketing – Como gerar conteúdo de qualidade para atrair leads segmentados: A estratégia de atrair leads por meio de conteúdo relevante tem se tornado cada vez mais atrativa, principalmente em realidades de orçamentos restritos e necessidade de ações cada vez mais assertivas. Quais são os passos para começar uma estratégia de marketing de conteúdo? Já tenho uma estratégia e preciso ganhar escala, como ir além? Como engajar toda a equipe da empresa para extrair informações qualificadas para os leads do fundo do funil? Como usar a automação de campanhas para aumentar a conversão de leads em clientes?

>> Mobile Marketing: Como se preparar para receber o tráfego proveniente de campanhas: Como se preparar para receber o tráfego proveniente de ações que impactam o público em dispositivos móveis e aproveitar da melhor forma as oportunidades de converter essas visitas em negócios? Existe uma escolha certa entre site responsivo ou app? Que estratégias são mais adequadas para cada tipo de empresa?

>> Real Time Marketing: Como aproveitar acontecimentos em tempo real para produzir conteúdo e desenvolver ações de mídia para atrair audiência e gerar negócios?

>> Como atrair clientes com vídeos: Não basta só subir vídeos na internet. Os influenciadores com grandes audiências, que vêm atraindo a atenção do público e das marcas, têm uma estratégia de marketing para a divulgação de seus vídeos. Como as marcas podem transformar a audiência crescente do YouTube para atrair clientes, seja produzindo seu próprio conteúdo, seja se associando a influenciadores?

>> Growth Hacking: O que é e como funciona? Como usar práticas simples, aliando criatividade a estratégias de marketing para potencializar as vendas com menor investimento e aumentar a lucratividade?

>> Atendimento ao cliente: Como as agências devem proceder quando as ações de marketing do cliente não correspondem à realidade do que é vendido? Como educar novos clientes?

>> Tecnologia e negócios: Qual importância de se pensar na estrutura tecnológica ao planejar as estratégias de marketing? Como novas tecnologias estão facilitando, barateando e tornando acessíveis ações cada vez mais elaboradas? CMS, big data, cloud computing, etc.

>> Inovação: IoT (Internet of things), realidade virtual, inteligência artificial, gamification.

>Métricas e BI: Como mensurar e extrair dados relevantes das ações realizadas? Qual a importância dos testes A/B?


18h00
Networking & Digichopp 

19h30
Encerramento [Meeting] 

"Internet das coisas" será tema de palestra em Semana Científica

 
 
A DeVry | Facid realiza de 2 a 6 de maio a sua XIII Semana Científica Internacional e VII Mostra de Pesquisa. Com o tema “Ciência, Biotecnologia e Tomada de Consciência”, a Semana tem uma vasta programação com minicursos, palestras, mesas-redondas, conferências, ciclo de palestras e apresentação de trabalhos científicos. O evento engloba as jornadas dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Sistemas de Informação, Direito e Terapia Ocupacional.
 
 
 
Abertura
A Conferência de abertura acontece nesta segunda, dia 2, a partir das 16h, com o Dr José Cerqueira. A programação segue até sexta-feira com variados temas de interesse da sociedade e propostas de aprofundar questões técnico-científicas pertinentes à comunidade.
 
Durante toda a semana, a programação envolve a discussão de temas como: fraturas e imobilizações, preparação para o mercado de trabalho, segurança do paciente, psicologia hospitalar, amálgama dentário, dependência química, parto humanizado, cárcere privado, autismo, formatação de projeto de pesquisa, transgênicos, modelos matemáticos em engenharia, patentes com células tronco, zika vírus e o pré-natal, microcefalia, desenvolvimento de produtos sustentáveis na engenharia, crise nas empresas, atuação fisioterapêutica em pacientes queimados, reflexões sobre a crise suicida, banco de dados genético, internet das coisas, entre outros.
 
Internacional
Na quinta e sexta acontecem, a partir das 11h, as apresentações de trabalhos e relatos de experiência na área de convivência da Faculdade. No dia 6 o palestrante Joel Bunkowske ministra a palestra internacional “Management and innovation: tools for the modern business reality, a partir das 9h e também às 15h no auditório da DeVry | Facid.
 
As atividades específicas como cursos, minicursos, workshops e oficinas são oferecidas em horários e valores diferenciados, conforme programação oficial disponível em http://bit.ly/1SUWbXS

Progás CRM: a primeira startup teresinense selecionada para aceleração pelo InovAtiva Brasil

Teresina acaba de ter sua primeira startup selecionada para aceleração em nível nacional: a Progás CRM. O software, criado para gestão de revendas de gás, foi desenvolvido pela Tartigrado Tecnologia e selecionado entre 1.372 projetos para a primeira fase de aceleração do InovAtiva Brasil, o maior projeto de aceleração de startups do país. Foram recebidos projetos de 239 municípios brasileiros, e o Nordeste respondeu por 266 projetos inscritos.
 

Em 2016, o InovAtiva Brasil selecionou 300 negócios inovadores para acompanhar durante cinco meses em seu primeiro ciclo de aceleração, que vai de abril a agosto deste ano. O programa oferece às startups treinamento específico à sua realidade de mercado, capacitação em empreendedorismo inovador e mentorias individuais com mais de 450 executivos do Brasil e do mundo, para ajudá-las na estruturação do seu projeto. Quando estiverem prontas como negócio, serão conectadas a potenciais clientes e investidores. O programa conta ainda com o apoio do SEBRAE e do Facebook, que irá integrar 14 startups em cada Ciclo ao seu programa de apoio a startups, o FbStart.

 

Higo Matos, sócio da Tartigrado, explica como surgiu a ideia: “O Progás CRM nasceu em 2014 a partir de um problema: a necessidade das revendas de gás em gerir o negócio com mais agilidade e produtividade, fidelizando seus clientes. Assim, criamos um sistema que possibilitasse cadastrar os clientes, as entregas realizadas e, por meio de business intelligence, fornecer informações sobre previsão de novas vendas e lucros da empresa. Ainda, o Progás CRM funciona online e o empresário tem acesso de qualquer lugar, o que é raro entre os softwares desse mercado”. Hoje, o Progás CRM atende clientes da região Norte e Nordeste e possui outros testando o sistema em São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Pará. “Já auxiliamos nossos clientes na gestão de mais de 345 mil unidades de 13kg, respondendo por mais de 100 milhões de reais em transações financeiras, o que representa um número expressivo de suporte operacional.”

 

Entre as instituições que colaboraram para o desenvolvimento da startup, Rafael Costa, também sócio da Tatigrado, considera como essencial o apoio recebido do SEBRAE-PI, que ofereceu o suporte necessário para a maturação do sistema de gestão para revendas de gás. “O SEBRAE é uma peça fundamental no desenvolvimento das startups no Piauí. Desde 2014, quando iniciamos o projeto do Progás CRM, o SEBRAE nos auxilia com cursos, orientações, mentorias e networking. Sem eles não teríamos chegado até aqui.”

 

Questionado sobre o interesse no InovAtiva, Rafael explica: “Sempre podemos melhorar como negócio. O InovAtiva é uma núcleo de conhecimento e capacitação de nível mundial. Vimos no programa a chance de sermos avaliados e orientados por mentores experientes, identificar onde podemos amadurecer como negócio e como empresa de tecnologia, pois também temos outras ideias para desenvolver futuramente. O acesso aos investidores é algo pelo que vamos estudar e batalhar para conseguir”.

 

As mentorias do InovAtiva para o primeiro ciclo de aceleração já começaram, com orientações coletivas e atividades a desenvolver em temas como “Modelagem e validação da proposta de valor” e “Modelagem de mercado”. O segundo ciclo iniciará em junho de 2016. O projeto encerra em agosto, quando haverá um Demoday (apresentação dos projetos aos investidores).

Fontes: 

http://www.inovativabrasil.com.br/inovativa-brasil-2016-bate-recorde-com-1-372-inscricoes/
www.progascrm.com

Sistema de aplicativos conecta empresas ao mundo mobile



O Brasil é um dos maiores consumidores de aplicativos do mundo, sendo hoje o quinto país que mais realiza downloads desses produtos Esse setor movimenta cerca de US$ 25 bi e a previsão é que pode chegar a US$ 70 bi até 2017. Uma das tendências do mercado é o desenvolvimento de aplicativos que complementem o setor de serviços e ofereçam facilidades para os usuários. 

Atualmente, as empresas do setor de serviços e pequenos negócios procuram um sistema de aplicativo mais funcional, que possa ampliar a comunicação, inovar em campanhas de marketing, conquistar novos mercados e, principalmente, fidelizar clientes. Uma boa solução é a empresa brasileira Advon, que oferece um app com dezenas de recursos interativos a preços competitivos e com suporte em português. O serviço pode ser acessado e adquirido pelo site www.advon.com.br.

Conhecendo o sistema de APPs

Advon é um sistema de aplicativos multiplataforma, que gera, hospeda e publica aplicativos mobiles nas principais lojas de apps do mundo. Possui gerenciamento online e recursos interativos que propiciam mais eficiência no processo comunicativo da empresa, além de integrar negócios e serviços e fidelizar a relação virtual com clientes.

O sistema possui preços competivivos, comparado a serviços similares ao redor do mundo, além de oferecer suporte integral e infra-estrutura em Cloud. Segundo Marcos Sávio, empreendedor responsável pela criação do Advon, o sistema adapta-se a qualquer idéia, seja ela comércio, serviços, escolas, escritórios de advocacia, escritórios de contabilidade, clínicas, faculdades, restaurantes, artistas, hotéis, profissionais liberais, entre outros. 

Como funciona
O cliente interessado em transformar seu negócio em aplicativo deve acessar o site www.advon.com.br e realizar a compra do aplicativo pelo sistema Paypal. Após a compra, a empresa entra em contato com o cliente e pega os dados necessários para a produção do produto. Após aprovação do cliente, o aplicativo será publicado na App Store (IOS), no Google Play (Android) e será gerado uma versão em HTML 5 para visualização em smartphones e tablets com outros sistemas, a exemplo do Windows Phone.

"São Inúmeras as possibilidades para conectar um negócio ao mundo mobile. Os recursos interativos do sistema propiciam maior conectividade, ações de marketing e geração de conteúdo para fidelizar clientes. Seja qual o for o empreendimento, a ferramenta só trará benefícios, seja no prospecão de novos clientes, na exposição da marca ou no faturamento com sistemas de publicidade. Não faltará espaço para criatividade", afirma Marcos Sávio
 
Recursos:
O sistema, robusto em infra-estrutura e recursos, tem uma grande número de opções para deixar o cliente a vontade ao definir suas estratégias de produção do aplicativo.
Muitos destes recursos estão ligados as serviços de redes sociais como Facebook, Youtube, Instagram, Google Mapas, Soundcloud, etc, além de soluções nativas como cupons de desconto e cupom fidelidade, entre outros. A empresa Masavio, responsável pelo gerenciamento do Advon, oferece suporte pelo site, inclusive com chat. Confira:
 



 

Novidades da Apple TV já podem ser baixadas

A Apple TV teve direito a algumas novidades no último evento da Apple, com o lançamento da versão final do tvOS 9.2. 

A maior novidade da atualização é a incorporação da Siri que, através do dictation mode, permite pesquisar na App Store ou introduzir senhas através da voz, eliminando o uso do teclado.

A tvOS 9.2 inclui ainda o acesso à biblioteca de fotos do iCloud, permitindo o acesso às fotografias tiradas e carregadas para a iCloud pelo iPhone, iPad ou Mac directamente na Apple TV.

Além destas novidades, foi introduzido o suporte para teclados Bluetooth, a possibilidade de organizar aplicações dentro de pastas e a adição de uma aplicação de podcasts.

A versão 9.2 da tvOS é beta e está disponível para todos.

 

Internet se consolida como importante meio na compra de imóveis

O acesso dos brasileiros a internet, seja por meio de computadores, aplicativos, smartphones, tablets ou programas tornaram as pessoas mais conectadas, seja em casa, na rua ou no trabalho. Não é de hoje que o uso da internet, por meio das tecnologias, já faz parte do dia a dia das pessoas, seja para contatos pessoais ou profissionais, pesquisas ou compras. 

 

Dados de uma pesquisa realizada pela consultoria TNS Research International aponta que nove em cada 10 brasileiros consultam a internet antes de realizar uma compra, e na hora de escolher um imóvel não é diferente. Segundo dados do Google, o processo de compra de imóveis, que vai desde pesquisar até a compra efetiva, já é feito 60% pela internet.

 

Segundo o corretor de imóveis e presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI), Nogueira Neto, o próprio avanço das tecnologias levou a uma mudança no perfil dos consumidores que hoje desejam mais comodidade e agilidade para receber informações. “Hoje corretores de imóveis estão se adequando ao uso de novas ferramentas, para fidelizar seus clientes e obter sucessos nos negócios. A internet facilita a comunicação tornando possível estar sempre próximo e em contato com os nossos clientes, por meio dos aplicativos que, muitas vezes, são específicos para os profissionais da categoria”, disse.

 

Nogueira Neto destaca ainda que as novas ferramentas utilizadas, por meio do acesso a internet, possuem um custo pequeno aos usuários e possibilitam uma interatividade maior com os clientes. “Antigamente a divulgação dos imóveis era feita nos classificados dos jornais impressos. E hoje com as novas plataformas de comunicação, os classificados quase não são mais utilizados possibilitando um custo bem menor”, afirmou o corretor. 

 

Os vídeos da internet também estão ganhando espaço no mercado imobiliário. Após o Google – que se mantém forte no primeiro lugar – o YouTube é a ferramenta mais utilizada pelas pessoas interessadas em comprar um imóvel. Nogueira Neto também ressalva que todas as ferramentas devem ser utilizados de forma planejada e estratégica levando em consideração o objetivo que o corretor deseja alcançar. 

 

“Cada ferramenta tem suas características e especificidades e não devem ser utilizadas de forma aleatória. No caso de aplicativos como o Whatsapp, por exemplo, o corretor pode enviar instantaneamente fotos e vídeos do imóvel que está sendo negociado, além de poder marcar reuniões e visitas, por meio de mensagens de texto. Já no instagram, as imagens podem ser bem exploradas, mostrando as qualidades do produto a venda, já agilizando o processo de compra ao cliente”, enfatizou o presidente que também é adepto das novas ferramentas tecnológicas.

Yahsat e TIM discutem colaboração para uso de satélite em banda Ka no Brasil

Yahsat, operadora de satélites sediada nos Emirados Árabes Unidos e TIM, segunda maior operadora de telefonia móvel do Brasil, estão discutindo sobre o uso do satélite em banda Ka da Yahsat no País com início em 2017. O objetivo da TIM é aproveitar a maior eficiência espectral e a relevante redução de custos para viabilização de cobertura 3G e 4G com conexões de alta velocidade via satélite. A capacidade em banda Ka da Yahsat será provida por seu terceiro satélite, o AI Yah 3, e cobrirá mais de 95% da população brasileira. 

O satélite Al Yah 3 está dentro do prazo programado para seu lançamento, em janeiro de 2017, e irá expandir a cobertura de banda Ka da Yahsat para o Brasil e ampliá-la na África, consolidando a estratégia da companhia de trazer satélites de banda larga pioneiros e economicamente viáveis, além de soluções em conectividade para seus vários mercados.

Posts anteriores