Cidadeverde.com

Tim Berners-Lee recebe o "Prêmio Nobel da computação"

Tim Berners-Lee, pesquisador que inventou a web e uma das pessoas mais influentes na área de privacidade na internet, recebeu o prêmio mais importante das ciências da computação, o Turing Award. Conhecido como "Prêmio Nobel da computação", o prêmio inclui o valor de US$ 1 milhão, oferecido pelo Google. Ele receberá o prêmio em uma cerimônia formal que será realizada em 24 de junho, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Em seu anúncio, a Association for Computing Machinery (ACM), responsável pelo Turing Award, lembrou que Berners-Lee "inventou a World Wide Web, o primeiro navegador de internet e protocolos e algoritmos fundamentais que permitiram à web ganhar escala". A edição de 2016 do prêmio marca o aniversário de 50 anos do Turing Award.

Um dos principais pesquisadores do Massachussetts Institute of Technology (MIT), Berners-Lee criou a web em 1989 na European Organization for Nuclear Research (Cern) com o objetivo de permitir que os cientistas pelo mundo trocassem informações por meio da internet, Ele criou os endereços das páginas de web (URLs), o protocolo de comunicação (HTTP) e a linguagem para desenvolvimento de páginas da web (HTML). Ao criar em código aberto o primeiro navegador da web, ele ajudou a impulsionar o rápido crescimento da web.

"Me sinto honrado de receber o prêmio que leva o nome de um pioneiro da computação que mostrou que o que um programador pode fazer com um computador está limitado apenas a ele mesmo", disse Berners-Lee, que é fundador e diretor do World Wide Web Consortium (W3C), que determina padrões técnicos para o desenvolvimento da web, e também da World Wide Web Foundation, que tenta estabelecer a web aberta como um direito básico de todos.

Berners-Lee já recebeu uma série de reconhecimentos por suas contribuições técnicas. Entre as de maior relevância está a medalha de cavaleiro oferecida pela rainha Elizabeth II em 2004. Ele também foi apontado como uma das 100 pessoas mais importantes do século 20 pela revista norte-americana Time.
 

Como baixar vídeos do Facebook

Outro dia precisei baixar um vídeo publicado no Facebook para uma clipagem interna. 

Quem disse que eu sabia? Pesquisando, descobri o o site http://www.fbdown.net. 

O processo é bem simples:

1 - DESCOBRIR A URL DO VÍDEO
No Facebook, clique com o botão direito do mouse sobre o vídeo e escolha a opção "Show video URL". 



2 - COPIE O ENDEREÇO
Selecione o endereço apresentado e copie

3 - COLAR NO SITE INDICADO
Acesse o site http://www.fbdown.net e cole o endereço do vídeo no local indicado e clique em Download

4 - DOWNLOAD DO ARQUIVO, FINALMENTE
Confira se o vídeo é o que você escolheu e clique nos links indicados em vermelho, em qualidade normal ou qualidade HD

 

Facebook lança app para Apple TV

O Facebook  lançou uma versão do seu app para a Apple TV, com foco em vídeos. Com o app, os usuários da rede social podem aproveitar vídeos de amigos/páginas que curtem na telona, bem como acompanhar transmissões ao vivo, visualizar vídeos recomendados pelo Facebook e acessar sua lista de vídeos salvos.

Mas não permite, infelizmente, acessar a sua timeline do Facebook nem visualizar fotos postadas por amigos. O app também será lançado  para Amazon Fire TV e Samsung Smart TV.

iOne, loja Premium da Apple em Teresina, inaugura dia 20 de fevereiro

Local de desejo, a primeira Apple Premium Reseller (APR) chega a Teresina a partir do dia 20 de fevereiro. A iOne escolheu a capital piauiense para receber sua segunda APR da região Nordeste. A loja premium da Apple funcionará no Teresina Shopping.

O público poderá encontrar os produtos da Apple, além de oferecer a assistência técnica credenciada e o foco na experiência do consumidor serão grandes diferenciais da loja.  

Com quase 250m²,  a iOne seguirá o padrão das APRs mundiais apresentando a melhor experiência possível para o cliente, como explica o gerente de marketing da iOne, Nelson Gurgel. “A iOne trará a Teresina a primeira loja premium da Apple no Piauí, além de assistência técnica Apple na própria loja. Estamos muito empolgados em trazer uma loja que vai primar pela experiência”, disse.

Nelson Gurgel explica ainda, que a primeira APR já foi inaugurada em Fortaleza no início deste ano e Teresina será a segunda capital nordestina a receber a loja. “Por meio de pesquisas externas com potenciais consumidores percebemos uma demanda muito grande e reprimida, por isso optamos por Teresina”, destaca.

Os clientes também poderão encontrar na iOne várias marcas de acessórios como a Goldentec.

Apple liberou iOS 10.2.1 e tvOS 10.1.1 para todos os usuários

.A Apple acabou de disponibilizar o iOS 10.2.1 (compilação 14D27) e o tvOS 10.1.1 (14U712a) para todos os usuários de iPads, iPhones, iPods touch e Apple TVs compatíveis. As atualizações trazem basicamente correções de bugs e aprimoramentos gerais.

Estudo revela depressão por conta de "poucos likes no post"

Um estudo feito pela companhia de segurança Kaspersky identificou o impacto negativo das mídias sociais nas vidas das pessoas. Segundo a pesquisa, a maioria entrevistada disse se sentir deprimida ou descontente quando não recebe o número de likes esperados em publicações e 42% dizem sentir inveja quando seus amigos ganham mais curtidas que elas. Feita com 16.750 pessoas do mundo inteiro, a pesquisa conclui que depois de passar algum tempo nas redes sociais, as pessoas vivenciam emoções negativas geradas por diversos fatores que prevalecem sobre seus efeitos positivos.
 
Apesar do desejo de sentir-se bem com a interação nas mídias sociais, quando as pessoas veem as postagens felizes de seus amigos sobre suas férias, atividades e festas, muitas vezes elas têm a sensação amarga de que as outras pessoas aproveitam a vida melhor que elas. 
 
Dos entrevistados, 59% já se sentiram descontentes ao ver postagens de amigos em uma festa para a qual não foram convidadas, e 45% confessaram que as fotos das férias felizes de seus amigos tiveram uma influência negativa sobre elas. 
 
Além disso, 37% também admitiram que, ao examinar suas próprias postagens antigas e felizes, tiveram a sensação de que seu passado foi melhor que o presente. 
 
Uma pesquisa anterior também demonstrou a frustração das pessoas com as mídias sociais. Nela, 78% dos usuários admitiram já ter pensado na possibilidade de abandoná-las completamente. 
 
E uma das razões que faz usuários permanecerem nas mídias sociais é o medo de perder suas recordações digitais, como suas fotos. Pensando em dar uma ferramenta que possa resolver essa lacuna, a Kaspersky Lab está desenvolvendo o app FFForget. O aplicativo possibilitará o backup de todas as recordações dos usuários nas redes sociais que utilizam e seu armazenamento em um contêiner de memórias criptografado e seguro. 
 
O lançamento do FFForget está planejado para 2017. Os usuários interessados podem se inscrever no link http://ffforget.kaspersky.com para receber novidades e informações e ter, eventualmente, seu acesso.

Netflix libera download de conteúdo para assistir off-line

A Netflix estréia a partir de hoje uma grande novidade há tempos esperada pelos seus usuários.

Agora é possível assistir ao conteúdo da rede de entretenimento em modo off-line, ou seja, sem internet.

Para isso, basta procurar a lista de filmes disponível para download e baixar o conteúdo.

A novidade está disponível apenas para aparelhos com os sistemas IOS e Android.

Os filmes ocupam, em média, 400mb de espaço no gadget. Nem todo o catálogo está disponível, mas a lista de filmes e seriados é enorme.

Claro, conteúdo criptografado. Não se anime em piratear. Quando cansar, delete e baixe quantos arquivos quiser para seu aparelho. 
 

Tutorial (6): como publicar seu app na Apple Store - Itunes Connect

Voltando ao nosso tutorial, vamos ver como funciona o envio do aplicativo pelo Itunes Connect.


I - ETAPA - ITUNES CONNECT
Entre com sua conta de desenvolvedor no Itunes Connect: https://itunesconnect.apple.com

1. Clique em Meus Apps.


2. Clique em + e selecione Novo App.



3 - Prencha as informações exigidas para a publicação:

Nota: O ID do pacote é o identificador exclusivo que você usou para criar sua compilação.
O SKU número é uma identificação única para o seu aplicativo e não será visto pelos usuários.


4 - Em Informações do aplicativo, selecione a categoria do seu aplicativo e digite uma URL que vincula a política de privacidade do seu projeto. 
Preencha também as informações da Aba "preço e disponibilidade". Nesta opção, faça suas escolhas quanto locais onde o app será publicado e demais informações básicas. 

Nota: As políticas de privacidade são necessários para aplicativos produzidos para crianças ou oferecem renovação automática de compras no aplicativo ou assinaturas gratuitas. Na verdade, as políticas de privacidade são recomendados para todos os aplicativos e geralmente, se não explicitadas, acabam gerando a rejeição do aplicativo. 
 

5 - Clique nna Guia Preparar para o Envio
Em Informações da versão, primeiro adicione as capturas de tela do seu aplicativo.




6 - Escolha o tipo de dispositivo e arraste suas imagens para cada formato.

iPhone: tela de 5,5 polegadas (iPhone 6Plus): 1242 x 2208
Você pode usar a tela de 5,5 polegadas para todos os tamanhos de tela do iPhone.

IPAD: 12,9 polegadas (iPad Pro):: iPad 2048 × 2732
Você pode usar a tela de 12,9 polegadas para todos os tamanhos de tela do iPad.
Ou 9,7 polegadas tela: 1536 x 2048 (iPad Retina) ou 1024 × 768 (iPad 2)


7 - Digite as informações do seu aplicativo:

- Descrição: deve ser de 300 caracteres no mínimo, para explicar ao usuário o que ele vai encontrar no seu app
- Palavras-chave: 5, pelo menos, 10 máximo
- URL de suporte: ele aparece na home da sua aplicação, para fornecer algum suporte aos usuários, se necessário
- Marketing URL (opcional): um link onde os usuários podem encontrar mais informações sobre o aplicativo.

13. Clique em + ao lado de construir, a fim de carregar a sua compilação atualizada.

Tutorial (5) : como publicar seu app na Apple Store - Push.p12 e .Pem

Vamos neste tutorial aprender a criar o famoso Certificado .P12 e o .pem

- Vá no acesso de chaves do seu Mac

- A partir do menu à esquerda, selecione "Certificados"

- Procure pelo certificado que identifica o seu aplicativo (ID Bundle)

- Clique na seta à esquerda do seu certificado "Apple Produção IOS Push Service" para visualizar uma chave privada.

- Selecione a chave privada e o certificado

- Clique com o botão direito do mouse sobre e exporte

- Escolha sua área de trabalho como o destino (pode ser outro local, mas você vai ter que ajustar o código depois)

- Escolha uma senha de sua preferência

- Abra o console Terminal do seu Mac (Aplicativos > Utilitários > Terminal)

- No Terminal, certifique-se de estar localizado em seu desktop 

- Digite o comando:

"Openssl pkcs12 -em Certificates.p12 out certificat.pem -nodes -clcerts"

- Digite a senha que você usou ao exportar o arquivo .p12

- Pronto. O arquivo deve ser gerado com sucesso. Na área de trabalho que você tem agora dois certificados: um Certificates.p12 e uma certificat.pem.

- Mova esses arquivos para a pasta do seu aplicativo no seu Mac ( juntamente com o "provisionning profile" e o aps_production.cer )
 

E chega de certificado né? kkkk

Tutorial (4) : como publicar seu app na Apple Store - Distribuição

Neste tutorial vamos gerar o "Provisionning perfil", conhecido como certificado de "distribuição".

- Clique em "distribuição" de "Provisionning perfil" no menu à esquerda:

- Clique em "+" no canto superior direito

- Escolha "App Store" em "Distribuição":



 

- Selecione o ID do aplicativo do seu aplicativo e clique em "continuar"

- Selecione o certificado de Distribuição iOS associado ao CSR que você usou para assinar o aps_production.


Não se esqueça que no caso de você criar um novo aps_production.cer para este app com outro CSR você terá que criar um novo perfil provisionning também com o certificado de Distribuição iOS feito com este CSR, e depois publicar uma atualização do seu aplicativo na app Store.

- Clique em "continuar"

- Baixe o "provisionning profile que acaba de ser criado. Guarde este certificado na pasta relacionada com seu aplicativo juntamente com o certificado aps_production criado. 
 

No próximo tutorial vamos para o Certificado .PEM

Posts anteriores