Cidadeverde.com

"Internet das coisas" será tema de palestra em Semana Científica

 
 
A DeVry | Facid realiza de 2 a 6 de maio a sua XIII Semana Científica Internacional e VII Mostra de Pesquisa. Com o tema “Ciência, Biotecnologia e Tomada de Consciência”, a Semana tem uma vasta programação com minicursos, palestras, mesas-redondas, conferências, ciclo de palestras e apresentação de trabalhos científicos. O evento engloba as jornadas dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Sistemas de Informação, Direito e Terapia Ocupacional.
 
 
 
Abertura
A Conferência de abertura acontece nesta segunda, dia 2, a partir das 16h, com o Dr José Cerqueira. A programação segue até sexta-feira com variados temas de interesse da sociedade e propostas de aprofundar questões técnico-científicas pertinentes à comunidade.
 
Durante toda a semana, a programação envolve a discussão de temas como: fraturas e imobilizações, preparação para o mercado de trabalho, segurança do paciente, psicologia hospitalar, amálgama dentário, dependência química, parto humanizado, cárcere privado, autismo, formatação de projeto de pesquisa, transgênicos, modelos matemáticos em engenharia, patentes com células tronco, zika vírus e o pré-natal, microcefalia, desenvolvimento de produtos sustentáveis na engenharia, crise nas empresas, atuação fisioterapêutica em pacientes queimados, reflexões sobre a crise suicida, banco de dados genético, internet das coisas, entre outros.
 
Internacional
Na quinta e sexta acontecem, a partir das 11h, as apresentações de trabalhos e relatos de experiência na área de convivência da Faculdade. No dia 6 o palestrante Joel Bunkowske ministra a palestra internacional “Management and innovation: tools for the modern business reality, a partir das 9h e também às 15h no auditório da DeVry | Facid.
 
As atividades específicas como cursos, minicursos, workshops e oficinas são oferecidas em horários e valores diferenciados, conforme programação oficial disponível em http://bit.ly/1SUWbXS

Progás CRM: a primeira startup teresinense selecionada para aceleração pelo InovAtiva Brasil

Teresina acaba de ter sua primeira startup selecionada para aceleração em nível nacional: a Progás CRM. O software, criado para gestão de revendas de gás, foi desenvolvido pela Tartigrado Tecnologia e selecionado entre 1.372 projetos para a primeira fase de aceleração do InovAtiva Brasil, o maior projeto de aceleração de startups do país. Foram recebidos projetos de 239 municípios brasileiros, e o Nordeste respondeu por 266 projetos inscritos.
 

Em 2016, o InovAtiva Brasil selecionou 300 negócios inovadores para acompanhar durante cinco meses em seu primeiro ciclo de aceleração, que vai de abril a agosto deste ano. O programa oferece às startups treinamento específico à sua realidade de mercado, capacitação em empreendedorismo inovador e mentorias individuais com mais de 450 executivos do Brasil e do mundo, para ajudá-las na estruturação do seu projeto. Quando estiverem prontas como negócio, serão conectadas a potenciais clientes e investidores. O programa conta ainda com o apoio do SEBRAE e do Facebook, que irá integrar 14 startups em cada Ciclo ao seu programa de apoio a startups, o FbStart.

 

Higo Matos, sócio da Tartigrado, explica como surgiu a ideia: “O Progás CRM nasceu em 2014 a partir de um problema: a necessidade das revendas de gás em gerir o negócio com mais agilidade e produtividade, fidelizando seus clientes. Assim, criamos um sistema que possibilitasse cadastrar os clientes, as entregas realizadas e, por meio de business intelligence, fornecer informações sobre previsão de novas vendas e lucros da empresa. Ainda, o Progás CRM funciona online e o empresário tem acesso de qualquer lugar, o que é raro entre os softwares desse mercado”. Hoje, o Progás CRM atende clientes da região Norte e Nordeste e possui outros testando o sistema em São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Pará. “Já auxiliamos nossos clientes na gestão de mais de 345 mil unidades de 13kg, respondendo por mais de 100 milhões de reais em transações financeiras, o que representa um número expressivo de suporte operacional.”

 

Entre as instituições que colaboraram para o desenvolvimento da startup, Rafael Costa, também sócio da Tatigrado, considera como essencial o apoio recebido do SEBRAE-PI, que ofereceu o suporte necessário para a maturação do sistema de gestão para revendas de gás. “O SEBRAE é uma peça fundamental no desenvolvimento das startups no Piauí. Desde 2014, quando iniciamos o projeto do Progás CRM, o SEBRAE nos auxilia com cursos, orientações, mentorias e networking. Sem eles não teríamos chegado até aqui.”

 

Questionado sobre o interesse no InovAtiva, Rafael explica: “Sempre podemos melhorar como negócio. O InovAtiva é uma núcleo de conhecimento e capacitação de nível mundial. Vimos no programa a chance de sermos avaliados e orientados por mentores experientes, identificar onde podemos amadurecer como negócio e como empresa de tecnologia, pois também temos outras ideias para desenvolver futuramente. O acesso aos investidores é algo pelo que vamos estudar e batalhar para conseguir”.

 

As mentorias do InovAtiva para o primeiro ciclo de aceleração já começaram, com orientações coletivas e atividades a desenvolver em temas como “Modelagem e validação da proposta de valor” e “Modelagem de mercado”. O segundo ciclo iniciará em junho de 2016. O projeto encerra em agosto, quando haverá um Demoday (apresentação dos projetos aos investidores).

Fontes: 

http://www.inovativabrasil.com.br/inovativa-brasil-2016-bate-recorde-com-1-372-inscricoes/
www.progascrm.com

Sistema de aplicativos conecta empresas ao mundo mobile



O Brasil é um dos maiores consumidores de aplicativos do mundo, sendo hoje o quinto país que mais realiza downloads desses produtos Esse setor movimenta cerca de US$ 25 bi e a previsão é que pode chegar a US$ 70 bi até 2017. Uma das tendências do mercado é o desenvolvimento de aplicativos que complementem o setor de serviços e ofereçam facilidades para os usuários. 

Atualmente, as empresas do setor de serviços e pequenos negócios procuram um sistema de aplicativo mais funcional, que possa ampliar a comunicação, inovar em campanhas de marketing, conquistar novos mercados e, principalmente, fidelizar clientes. Uma boa solução é a empresa brasileira Advon, que oferece um app com dezenas de recursos interativos a preços competitivos e com suporte em português. O serviço pode ser acessado e adquirido pelo site www.advon.com.br.

Conhecendo o sistema de APPs

Advon é um sistema de aplicativos multiplataforma, que gera, hospeda e publica aplicativos mobiles nas principais lojas de apps do mundo. Possui gerenciamento online e recursos interativos que propiciam mais eficiência no processo comunicativo da empresa, além de integrar negócios e serviços e fidelizar a relação virtual com clientes.

O sistema possui preços competivivos, comparado a serviços similares ao redor do mundo, além de oferecer suporte integral e infra-estrutura em Cloud. Segundo Marcos Sávio, empreendedor responsável pela criação do Advon, o sistema adapta-se a qualquer idéia, seja ela comércio, serviços, escolas, escritórios de advocacia, escritórios de contabilidade, clínicas, faculdades, restaurantes, artistas, hotéis, profissionais liberais, entre outros. 

Como funciona
O cliente interessado em transformar seu negócio em aplicativo deve acessar o site www.advon.com.br e realizar a compra do aplicativo pelo sistema Paypal. Após a compra, a empresa entra em contato com o cliente e pega os dados necessários para a produção do produto. Após aprovação do cliente, o aplicativo será publicado na App Store (IOS), no Google Play (Android) e será gerado uma versão em HTML 5 para visualização em smartphones e tablets com outros sistemas, a exemplo do Windows Phone.

"São Inúmeras as possibilidades para conectar um negócio ao mundo mobile. Os recursos interativos do sistema propiciam maior conectividade, ações de marketing e geração de conteúdo para fidelizar clientes. Seja qual o for o empreendimento, a ferramenta só trará benefícios, seja no prospecão de novos clientes, na exposição da marca ou no faturamento com sistemas de publicidade. Não faltará espaço para criatividade", afirma Marcos Sávio
 
Recursos:
O sistema, robusto em infra-estrutura e recursos, tem uma grande número de opções para deixar o cliente a vontade ao definir suas estratégias de produção do aplicativo.
Muitos destes recursos estão ligados as serviços de redes sociais como Facebook, Youtube, Instagram, Google Mapas, Soundcloud, etc, além de soluções nativas como cupons de desconto e cupom fidelidade, entre outros. A empresa Masavio, responsável pelo gerenciamento do Advon, oferece suporte pelo site, inclusive com chat. Confira:
 



 

Novidades da Apple TV já podem ser baixadas

A Apple TV teve direito a algumas novidades no último evento da Apple, com o lançamento da versão final do tvOS 9.2. 

A maior novidade da atualização é a incorporação da Siri que, através do dictation mode, permite pesquisar na App Store ou introduzir senhas através da voz, eliminando o uso do teclado.

A tvOS 9.2 inclui ainda o acesso à biblioteca de fotos do iCloud, permitindo o acesso às fotografias tiradas e carregadas para a iCloud pelo iPhone, iPad ou Mac directamente na Apple TV.

Além destas novidades, foi introduzido o suporte para teclados Bluetooth, a possibilidade de organizar aplicações dentro de pastas e a adição de uma aplicação de podcasts.

A versão 9.2 da tvOS é beta e está disponível para todos.

 

Internet se consolida como importante meio na compra de imóveis

O acesso dos brasileiros a internet, seja por meio de computadores, aplicativos, smartphones, tablets ou programas tornaram as pessoas mais conectadas, seja em casa, na rua ou no trabalho. Não é de hoje que o uso da internet, por meio das tecnologias, já faz parte do dia a dia das pessoas, seja para contatos pessoais ou profissionais, pesquisas ou compras. 

 

Dados de uma pesquisa realizada pela consultoria TNS Research International aponta que nove em cada 10 brasileiros consultam a internet antes de realizar uma compra, e na hora de escolher um imóvel não é diferente. Segundo dados do Google, o processo de compra de imóveis, que vai desde pesquisar até a compra efetiva, já é feito 60% pela internet.

 

Segundo o corretor de imóveis e presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI), Nogueira Neto, o próprio avanço das tecnologias levou a uma mudança no perfil dos consumidores que hoje desejam mais comodidade e agilidade para receber informações. “Hoje corretores de imóveis estão se adequando ao uso de novas ferramentas, para fidelizar seus clientes e obter sucessos nos negócios. A internet facilita a comunicação tornando possível estar sempre próximo e em contato com os nossos clientes, por meio dos aplicativos que, muitas vezes, são específicos para os profissionais da categoria”, disse.

 

Nogueira Neto destaca ainda que as novas ferramentas utilizadas, por meio do acesso a internet, possuem um custo pequeno aos usuários e possibilitam uma interatividade maior com os clientes. “Antigamente a divulgação dos imóveis era feita nos classificados dos jornais impressos. E hoje com as novas plataformas de comunicação, os classificados quase não são mais utilizados possibilitando um custo bem menor”, afirmou o corretor. 

 

Os vídeos da internet também estão ganhando espaço no mercado imobiliário. Após o Google – que se mantém forte no primeiro lugar – o YouTube é a ferramenta mais utilizada pelas pessoas interessadas em comprar um imóvel. Nogueira Neto também ressalva que todas as ferramentas devem ser utilizados de forma planejada e estratégica levando em consideração o objetivo que o corretor deseja alcançar. 

 

“Cada ferramenta tem suas características e especificidades e não devem ser utilizadas de forma aleatória. No caso de aplicativos como o Whatsapp, por exemplo, o corretor pode enviar instantaneamente fotos e vídeos do imóvel que está sendo negociado, além de poder marcar reuniões e visitas, por meio de mensagens de texto. Já no instagram, as imagens podem ser bem exploradas, mostrando as qualidades do produto a venda, já agilizando o processo de compra ao cliente”, enfatizou o presidente que também é adepto das novas ferramentas tecnológicas.

Yahsat e TIM discutem colaboração para uso de satélite em banda Ka no Brasil

Yahsat, operadora de satélites sediada nos Emirados Árabes Unidos e TIM, segunda maior operadora de telefonia móvel do Brasil, estão discutindo sobre o uso do satélite em banda Ka da Yahsat no País com início em 2017. O objetivo da TIM é aproveitar a maior eficiência espectral e a relevante redução de custos para viabilização de cobertura 3G e 4G com conexões de alta velocidade via satélite. A capacidade em banda Ka da Yahsat será provida por seu terceiro satélite, o AI Yah 3, e cobrirá mais de 95% da população brasileira. 

O satélite Al Yah 3 está dentro do prazo programado para seu lançamento, em janeiro de 2017, e irá expandir a cobertura de banda Ka da Yahsat para o Brasil e ampliá-la na África, consolidando a estratégia da companhia de trazer satélites de banda larga pioneiros e economicamente viáveis, além de soluções em conectividade para seus vários mercados.

Famílias de baixa renda terão TV exclusiva após desligamento de sinal analógico

O Ministério da Cultura pretende investir R$ 10 milhões na criação de um''Netflix brasileiro''. Chamado extra-oficialmente de VOD Brasil (Video on Demand) pelos idealizadores, o projeto quer garantir programação televisiva a pessoas de baixa renda após o desligamento do sinal analógico em todo o Brasil.

A programação deve incluir apenas filmes nacionais – cerca de 30 mil produções da Cinemateca Brasileira – conteúdos da rede pública de televisão e títulos de editais, como o DOCTV América Latina.

Operacionalização
Não será necessário ter acesso à internet para assistir filmes do “Netflix brasileiro''. O governo planeja distribuir 12 milhões de receptores a famílias inscritas no Bolsa Família e no Cadastro Único Para Programas Sociais. Com os receptores dedicados para TVs será possível receber o sinal via UHF. 

A plataforma usará também soluções híbridas na difusão de conteúdos, como transmissões móveis por meio de redes P2P e CDN. O usuário do serviço fará o cadastro e receberá um login. 

A plataforma será um canal direto do governo federal com um grande universo de pessoas. As 12 milhões de famílias cadastradas no Bolsa Família equivalem a cerca de 40 milhões de brasileiros.

Sobre o Netflix
O Netflix é um serviço comercial que oferece acesso, via streaming, a filmes e séries de TV. A empresa foi criada nos EUA em 1997 e tem mais de 75 milhões de assinantes no mundo.

Livros online gratuitos para entender o Brasil

O Ministério da Cultura e a Fundação Darcy Ribeiro deverão lançarão ainda neste semestre a versão online e gratuita de 50 livros que tratam das história do Brasil, que compõem o projeto Biblioteca Básica Brasileira.
 
Os livros ficarão à disposição do público em um site para download gratuito. Essas 50 obras fazem parte de um projeto idealizado na década de 1960 pelo então reitor da UnB, Darcy Ribeiro, retomado em 2012 – ano do cinquentenário da universidade. A proposta original previa a publicação de 100 obras, 10 a cada ano, com tiragem de 15 mil exemplares, com distribuição gratuita para todas as bibliotecas públicas do país, universidades e centros de pesquisas.
 

Novo aplicativo ajuda clientes com passagens, roteiros e tudo na viagem

Que tal agregar, num mesmo aplicativo, ferramentas de busca e compra de passagens e acomodações e notícias dos principais veículos de turismo do país, além de roteiros e dicas sobre locais para se visitar no Brasil e no mundo? A novidade chega com o aplicativo TIM VIAGENS, uma parceria com os sites Booking.com e ViajaNet. Com ele, também é possível usar o checar todas as informações sobre o serviço de roaming internacional da operadora.

“Estamos trabalhando para oferecer uma experiência completa em nossos aplicativos, porque sabemos que as pessoas estão cada vez mais conectadas e querem praticidade na busca de serviços de seu interesse. O TIM Viagens reúne os maiores parceiros do setor de turismo e permite ao cliente programar toda a viagem em poucos minutos, por meio do seu smartphone em uma única plataforma”, explica Flavio Lang, Diretor de VAS & Handsets da TIM Brasil.

O TIM Viagens conta com quatro grandes verticais. Em RESERVE, a parceria com Booking.com e ViajaNet permite que o usuário tenha uma experiência completa na procura e aquisição de passagens áreas e hospedagem em qualquer localidade. Basta inserir origem, destino e data e o aplicativo apresentará as opções de voos, acomodações e preços.

“Atualmente, mais de um terço das reservas no Booking.com é feita via dispositivo móvel e a expectativa é de que este número cresça para 50% ao longo dos próximos dois anos. Não é segredo que os dispositivos móveis são o futuro das atividades comerciais. Nós todos sabemos disso, mas muitos podem aceitar esta realidade tarde demais. Mobilidade está no DNA da Booking.com e, com a nossa parceria com a TIM, temos o objetivo de oferecer a melhor e mais perfeita experiência para o consumidor em todos os dispositivos”, conta Nelson Benavides, Diretor da Booking.com no Brasil.

Em EXPLORE, estão os melhores roteiros no Brasil e no mundo com dicas de passeios, gastronomia, curiosidades e outras informações úteis ao viajante. Já na seção ACONTECE, o cliente encontra a programação de shows, festas e outros eventos, com dicas em tempo real da cidade escolhida pelo viajante a partir de informações compartilhadas no Twitter. A ideia é facilitar o acesso às melhores informações para uma viagem perfeita, seja qual for o estilo de vida e interesses do turista.

“Por ser uma plataforma aberta, o Twitter permite o compartilhamento do seu conteúdo com outros aplicativos. No TIM Viagens, os usuários encontram, em tweets, as melhores sugestões para seu roteiro dadas por quem realmente entende da região e de forma rápida e gratuita”, diz Agustin Pesciallo, Diretor de Fabric do Twitter para a América Latina.

A experiência fica ainda mais completa com a seção ROAMING, onde o cliente TIM pode conferir os serviços da operadora para viagens ao exterior. São três áreas diferentes: cobertura, tarifas e informações. O usuário deve selecionar o seu plano e país de destino para verificar quais operadoras e serviços (voz, dados SMS) estão disponíveis no local e os preços cobrados. Ele encontra ainda a explicação de como ligar ou enviar mensagens de fora do Brasil e de como entrar em contato com a TIM do exterior. Este pilar busca estimar e controlar os gastos do consumidor em roaming internacional e ajuda a não ter surpresas ao longo da viagem.

O TIM Viagens está disponível para smartphones Android e, em breve, iOS nas respectivas lojas de cada sistema operacional e também na TIM App Shop. O aplicativo tem diversas funcionalidades 100% gratuitas como busca e compra de passagens e acomodações, novidades e eventos da seção ACONTECE, consulta às informações de ROAMING e 10 conteúdos da seção EXPLORE. Para ter acesso a mais conteúdos, o valor da assinatura é de R$ 3,99 por semana. A cobrança é feita pela fatura do cliente pós-pago ou através de desconto no saldo de créditos do cliente pré-pago. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a GOLD 360.

O dilema de Facebook e Apple

A prisão do executivo do Facebook no Brasil, por conta da não revelação de proprietários de um conta da rede social,  e a briga entre Apple e FBI sobre a entrega de dados de acesso do celular iPhone de um terrorista, foram destaques na mídia mundial. 

No dois casos, mais do que problemas de privacidade e segurança, nos deparamos com o conflito ético entre a auto-defesa do ser humano e a sobrevivência do segredos da tecnologia. Um contra o outro, o outro contra o um. Humanos defendendo a tecnologia. A tecnologia defendendo o ser humano. 

Seja qual for a perspectiva que se dê, seja qual for o resultado ao qual chegaremos, não passaremos daqui. Esse é o ponto. São barreiras intransponíveis. De uma lado, a defesa da vida, da justiça. Do outro, o segredo do código, da "alma tech”, a linha de comando programada para ser apenas bits, e nada mais. 

Mas não é incrível pensar que os bits foram criados por seres humanos? E mesmo sabendo que os homens estão, de certa forma, ainda que indiretamente, protegendo terroristas e traficantes, defendem, sobretudo, o direito de não revelar segredos de usuários do sistema em nome da preservação do código. 

Ainda que Apple e Facebook usem a privacidade e a segurança do usuário como pano de fundo, estes sabem que eticamente é uma proteção em nome do mal. Mas é incrível também que, paradoxalmente, por nos defender de invasões à nossa vida real, a tecnologia nos protege, ainda que proteja também os malfeitores.

Quão conflituoso é para o homem entregar os segredos de tecnologia de um sistema, e ao mesmo tempo, violar o seu conhecimento e a si mesmo, para que seja feita a justiça em nome do próprio homem. 

Ah, o filósofo inglês Thomas Hobbes, que tornou célebre a frase “o homem é o lobo do próprio homem”. E quem mais seria capaz de grandes atrocidades e barbaridades contra elementos da sua própria espécie?

Posts anteriores