Cidadeverde.com

Jogos raros no Internet Archive

 
A Internet Archive disponibilizou milhares de jogos e programas da família do computador "AMIGA".
Através do site (bit.ly/2aJLtbb) é possível jogar gratuitamente clássicos como ‘Bubble Bobble’ e ‘Double Dragon’. Inclui ainda jogos feitos para DOS e Atari.
 

DeVry | FACID abre novo ciclo de Pós-Graduação

Além de ampliar os conhecimentos de maneira sólida e estratégica, uma especialização ou mestrado pode levar um profissional brasileiro a ganhar mais do que a média de trabalhadores do País. Esse dado foi obtido em pesquisa realizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, uma organização sem fins lucrativos que é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para quem busca essa qualificação e melhorar no mercado de trabalho, a psicóloga Caroline Maranhão, especialista em gestão de pessoas e carreira profissional, ministrará no próximo dia 5 de agosto na palestra de lançamento de mais um ciclo da Pós-Graduação da DeVry | FACID. O "open House" acontece às 18h na sede da Faculdade e tem como finalidade compartilhar informações e conhecimentos sobre os cursos e módulos de pós-graduação que iniciam a partir do mês de agosto na Instituição. A entrada é gratuita.

Segundo a Coordenadora de Pós-Graduação da DeVry | FACID, Profª Helena Chaib, os cursos seguem um modelo de padrão internacional: "Os módulos são independentes entre si, não tem pré-requisitos, são avaliados de forma individual e não dependem do fechamento de novas turmas”, informa.

As inscrições já estão abertas para pós graduação em Direito Processual Civil, Direito Tributário, Gastronomia, Neuropsicologia, Saúde Pública, Urgência e Emergência em Enfermagem, Saúde Mental Coletiva e MBA em Psicologia Organizacional. As aulas dos módulos acontecem às sextas (noite) e sábado (manhã e tarde). São em média cinco encontros a cada bimestre e 18 meses no total para concluir o ciclo.

Destaques
A Devry apoia-se em tecnologias de alta complexidade para o treinamento dos alunos, a exemplo do que acontece no curso de Urgência e Emergência em Enfermagem, onde são utilizados simuladores de pacientes (robôs) e manequins estáticos em instalações de alto padrão que criam um ambiente semelhante a um hospital virtual para treinamentos práticos e interativos. No curso de Gastronomia, onde as aulas são 90% práticas e sem custo adicional de material, são três laboratórios com fornos e congeladores de última geração (cozinha quente, fria e sala de bar) para a prática dos conhecimentos em panificação, confeitaria e pratos da cozinha regional, nacional e internacional.

Joseci Vale, Diretora Geral da DeVry | FACID, destaca que na pós-graduação da DeVry o calendário não muda. “O aluno tem a garantia da data de início do curso e pode iniciar seus estudos em uma das entradas oferecidas no ano”, completa. Ex-alunos e parceiros corporativos da Faculdade também possuem a vantagem de descontos na mensalidade. A Faculdade oferece ainda o curso online de inglês subsidiado, entre outros benefícios internacionais.

Instagram copia recurso do Snapchat

O Instagram anunciou uma nova funcionalidade que se "inspira" na personalidade fugaz do Snapchat.

Por meio da modalidade Instagram Stories, usuários poderão compartilhar fotos e vídeos que não aparecerão na grade do perfil e nem do feed, e desaparecerão após 24 horas. Além disso, as histórias podem ser editadas com ferramentas de texto e de desenho.

As histórias de todos os usuários que você segue aparecerão em uma barra no topo do seu feed. Quando houver algo novo, a foto de perfil do seu contato trará um círculo colorido em volta. Para visualizá-la, basta clicar na foto do perfil.

Para acompanhar cada história, basta clicar para avançar ou retroceder, ou deslizar para ver a publicação de outra pessoa. Para comentar em algum conteúdo, é possível clicar e enviar uma mensagem privada para a pessoa pelo Instagram Direct. Ao contrário dos posts normais, não há curtidas ou comentários abertos. 

“Com o Instagram Stories você não precisa se preocupar com o excesso de postagens. Em vez disso, você pode compartilhar o quanto quiser usando toda sua criatividade”, resumiu o Instagram.

O Instagram Stories utiliza as mesmas configurações de privacidade de sua conta. Se o perfil for fechado, a história será visível somente para os seguidores. No entanto, é ainda possível ocultar toda a história de qualquer pessoa que você não queira que veja o conteúdo, mesmo que ela te siga, ressaltou a rede social.

A rede social informou que a funcionalidade será liberada globalmente nas próximas semanas para os sistemas iOS e Android. 

Fonte: IDG Now

Mais de 3,9 bilhões de pessoas vivem em locais sem acesso à Internet.

Estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT) revela que apesar dos avanços tecnológicos, mais de 3,9 bilhões de pessoas vivem em locais sem acesso à Internet. A maior parte destas pessoas, cerca de 2,5 bilhões, vive em países em desenvolvimento.

Outro fator importante apontado no estudo é que houve uma queda significativa dos preços praticados para o acesso à Internet desde 2013, apesar dos valores ainda serem considerados elevados. 

A Banda Larga também está em expansão e o estudo da UIT mostra que esta deverá atingir um em cada doze habitantes do planeta até ao fim de 2016. 

Sobre Internet Móvel, 95% da população mundial vive em zonas cobertas e 84% tem acesso a ela. A rede LTE (4G) está acessível a 4 bilhões de pessoas, o que corresponde a 53% da população mundial.

Denúncias online podem ser feitas na Olimpíada do Rio

O Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Piauí desenvolveu o app denominado 'Vigia' para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. O App, que é gratuito, permitirá envio de denúncias online com fotos e georreferência de atividades que podem estar relacionados com ações criminosas. A ferramenta promete agilizar a resposta das equipes de segurança.

O App está disponível apenas para Android mas em breve será liberada a versão para IOS, segundo os desenvolvedores.

Uma nova visão sobre seguros de automóveis

Os seguros de automóveis têm passado por uma série de inovações no exterior com a ajuda das startups especializadas no setor, chamado de InsurTech. As inovações estão ocorrendo basicamente com as plataformas, que podem servir para comparação de preços, seguros coletivos, e até outras modalidades de compartilhamento de prêmios; pagamento por uso, seja em quilometragem ou por quantidade de dias, incluindo microseguros, e o uso de análises de dados para entender o comportamento, atitudes e estilo de vida do cliente, possibilitando assim seguros mais personalizadas. As startups que estão tendo incrível sucesso no mercado são as Mydrive e a Zubic. 

MyDrive

Startup inglesa, fundada em 2010, oferece produtos que permitem que as seguradoras possam monitorar a forma como o cliente dirige. O monitoramento pode ser feito por meio de três meios: aplicativo no celular, dispositivo instalado no veículo (na entrada OBD – padrão de indústria, todos os carros novos têm) ou uma touca a ser usada pelo motorista. Cada caso se aplica a um público específico. Claro que a touca é indicada para motoristas profissionais que percorrem longas distâncias, como os motoristas de caminhões e ônibus. Já o aplicativo, o método menos preciso, porém mais simples, é indicado para clientes que dirigem eventualmente. Independente do método usado, os motoristas podem ver em tempo real qual o seu score, ou seja, a sua pontuação em função de sua performance. O cálculo leva em consideração as freadas, aceleradas, curvas e velocidade em relação ao trânsito no local e aos limites da via. O objetivo é que a seguradora utilize estas informações para cobrar preços mais justos, incentivar a direção segura e econômica e ainda antecipar a necessidade de manutenção no veículo.

Zubie

Startup norte-americana, fundada em 2012, oferece um dispositivo, que é facilmente instalado no veículo e passa a informar: localização exata 24/7, diagnóstico dos principais indicadores da “saúde” do veículo, alertas em tempo real, análise da forma como o motorista está dirigindo e dicas de como melhorar. A empresa oferece dois dispositivos: um básico que é grátis e o usuário paga apenas uma taxa de U$99 por ano, pelo serviço. E outro que disponibiliza rede wifi no veículo, que custa U$99 (aparelho) e U$10/mês pelo serviço. Para empresas, eles oferecem planos diferentes.

 

Um dos pioneiros da internet no Brasil realiza workshop em Teresina


Nos dias 06, 07 e 08 de julho acontece em Teresina o Workshop “Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”, promovido pelo Instituto Federal do Piauí – IFPI com o tema “A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como estratégia indutora do empreendedorismo, da inovação e do desenvolvimento local”.  Marcado para ser realizado no campus Teresina Central do IFPI, o encontro reunirá pesquisadores, professores e empresários piauienses para abordar como as instituições de ensino impactam na inovação dos negócios e na comunidade por meio da extensão tecnológica e da pesquisa aplicada.

Ana Cláudia Xavier, coordenadora de Extensão Tecnológica do IFPI, destaca que debater sobre ideias inovadoras e empreendedoras são maneiras que o Piauí pode encontrar para se avançar nas suas pesquisas tecnológicas que impactam diretamente nos negócios e em  toda a comunidade.

“Nosso principal objetivo é provocar a integração entre representantes do Instituto Federal do Piauí e parceiros, para que na oportunidade possamos compartilhar conhecimentos e experiências empreendedoras, que poderão ser aplicados em diferentes realidades como forma de disseminar a cultura da extensão tecnológica e pesquisa aplicada por toda na instituição, nos arranjos produtivos locais e comunidades”, afirma Cláudia Xavier.

Dentro da programação do workshop haverá palestras, oficinas, exposições e a presença do renomado consultor do Sebrae e empresário Marcelo Pimenta, especialista em Marketing e Planejamento Estratégico, considerado um dos pioneiros na implantação da internet no Brasil.

Para Ney Paranaguá, professor e membro do Comitê Multidisciplinar de Inovação e Tecnologia do Instituto, a presença de Marcelo Pimenta numa  conversa aproximada com os participantes é bastante esperada, principalmente pelo seu papel em incentivar o empreendedorismo inovador.

“Teremos o privilégio de conhecer uma metodologia trazida por um dos protagonistas da web brasileira, que ficou conhecida como ‘TREM’ ou Trilha de Referência para o Empreendedor. Nela são apontadas métodos para se chegar a construção de um negócio inovador, por meio da descoberta, experimentação e execução. Então só temos a ganhar com essa importante relação de gestão e inovação tecnológica”, ressalta Ney.

Para os interessados em participar do Workshop, o prazo para a realização das inscrições segue até o dia 05 de julho por meio do link: www.even3.com.br/workshoptim. No primeiro dia, o evento será aberto para o público em geral. Já no segundo e terceiro dia, será exclusivo para servidores do IFPI e parceiros institucionais.

Sobre o palestrante:

Marcelo Pimenta é consultor, empresário, professor, estrategista, palestrante, netweaver. Tem especialização em Marketing (ESPM) e mestrado em Planejamento Estratégico (UCES). Foi um dos pioneiros da internet brasileira, com a Rede BancNet (1994). No ano de 1996, fundou a Conectt onde, hoje, é sócio-conselheiro. Em 2010, criou o Laboratorium - Laboratório de Projetos Inovadores. Escreve, desde junho de 2014, semanalmente, para o Blog do Empreendedor do Estadão PME. É o representante brasileiro na rede Acadêmica NetExplo, ligada a Unesco, mapeamento das principais inovações tecnológicas que impactam a sociedade.

Parceria Masavio / SESCON permitirá produção de aplicativos para empresas associadas

 

A Masavio firmou parceriacom o SESCON Piauí visando facilitar a aquisição de aplicativo institucional por parte das empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias,  Informações e Pesquisas do Estado do Piauí. De acordo com o convênio, a Masavio vai oferecer uma condição especial de aquisição do app já incluindo produção e publicação nas principais lojas de aplicativos do mundo, a Itunes Store e Google Play.

Segundo Raulino Filho, Presidente do SESCON Piauí, o aplicativo para uma empresa é importante tanto para o relacionamento com clientes como para a captação de novos usuários, além de agregar valor à marca e estabelecer novos paradigmas no atendimento e na condução da prestação de serviços.

Marcos Sávio, Diretor da Masavio, afirma que a empresa com aplicativo amplia sua presença corporativa no mercado ao oferecer um novo e moderno meio de comunicação móvel. “O App, acessível por smartphone e tablet, coloca a empresa na palma da mão do usuário a qualquer momento”, declara. Ainda segundo Marcos, a condição exclusiva aos associados prevê um desconto de 40% em cima do valor de tabela da empresa além de um preço menor na taxa de manutenção.

O Aplicativo oferecido pela Masavio é do tipo “Institucional”, cuja função é proporcionar uma série de recursos interativos para promoção da empresa, com vistas a manutenção de relacionamento com clientes e captação de novos usuários. Além de estar disponível para download nas principais lojas, o app será gerenciado de forma online pelas empresas que terão a liberdade de controlar o conteúdo do aplicativo.

Recursos do Aplicativo
O aplicativo  que o associado SESCON adquirir para sua empresa já será entregue com uma série de recursos interativos, além de ser uma ferramenta em constante evolução e com novidades a serem lançadas com freqüência. Confira alguns do recursos:

  • Notificação Push – Permite a qualquer momento enviar uma mensagem exclusiva para todos os usuários do seu aplicativo ou para um usuário específico. A ferramenta online envia avisos, notas, comunicados, alertas, novidades e todos os informes importantes da empresa. O envio é ilimitado
  • Conexão com Redes Sociais – Diante de tantas ferramentas e milhões de usuários disputando o mesmo espaço, nada melhor do que focar e centralizar  na palma da mão do seu cliente todos os seus canais de redes sociais. O aplicativo faz automaticamente a conexão direta com as suas redes sociais, incluindo Facebook, Twitter, Instagram, canais do Youtube, Vimeo e Picassa. A empresa também poderá publicar conteúdo próprio, exclusivo no aplicativo, como textos, áudios, vídeos e fotos. Pode também se conectar com Soundcloud e Itunes.
  • Agenda – Com o recurso de AGENDA a empresa pode cadastrar todos os eventos relativos a seus compromissos, datas importantes que merecem atenção, como prazos e obrigações fiscais, reuniões internas e externas, mantendo o público-alvo bem informado. Pode, inclusive, conectar-se com as as agendas de sua fanpage do Facebook  ou com o calendário do “Ical (Google, Apple).
  • QR CODE – Com este recurso a empresa pode aliar, por exemplo, a comunicação impressa com a tecnologia virtual, permitindo acesso direito a documentos, links, vídeos, sites, etc, por meio da leitura do código. O aplicativo já inclui um leitor de QR CODE pré-instalado para o usuário usar sem nenhuma dificuldade nem depender de apps de terceiros.
  • Formulários – Com esta ferramenta é possível disponibilizar formulários de contato, realizar pesquisa de satisfação e captar qualidade no atendimento de seus clientes. Também torna-se um canal para  engajar novos usuários a partir da abertura de espaço de comunicação com a Diretoria. Pelo aplicativo o contato torna-se mais pessoal, rápido e cômodo.
  • RSS e Notícias – O RSS é uma tecnologia simples que conecta o blog ou as notícias de seu site diretamente no aplicativo, de forma automática, facilitando o acesso à informação. Quando uma notícia for relevante, a empresa pode enviar uma notificação push ao cliente avisando sobre o conteúdo, levando-o para leitura no site da empresa. Com o RSS é possível oferecer conteúdo de outros sites importantes, de entidades do setor,  empresas públicas ou privadas que produzam conteúdo relevante de qualidade e de interesse da empresa e do cliente. O bom é que todo este conteúdo pode ser compartilhado nas redes sociais, ampliando assim sua comunicação e envolvendo um grande público em torno da empresa.
  • A Empresa – No aplicativo a Empresa tem espaço para fazer uma apresentação institucional usando recursos de slides e vídeo, bem como apresentar, por categoria, toda a gama de serviços que oferece.
  • Geolocalização – Que tal facilitar a chegada de um novo cliente até seu escritório? Com o recurso de Geolocalização o usuário pode determinar automaticamente uma rota de onde ele estiver até a sede da empresa. Comodidade, informação e tecnologia que conquistam as pessoas que prezam pelo bom atendimento e que não têm tempo a perder.

Para maiores informações o associado pode baixar aqui, um material em PDF com notas complementares sobre o suporte ao aplicativo e com Perguntas e Respostas Frequentes sobre a operacionalização da parceria. A Masavio também oferece suporte para atendimento pelo site http://www.advon.com.br, pelo email masavio@gmail.com ou pelo telefone: (86) 994284254.

COMPRA DO APLICATIVO
Para Associados interessados na aquisição do aplicativo clique neste link para o pagamento do app, com valor dividido em 10x sem juros ou com 5% de desconto a vista no cartão de crédito.

DeVry | FACID oferece 100 vagas pelo FIES. Inscrições até 29 de junho

A Faculdade DeVry | FACID,  integrante da DeVry Brasil (DVB), um dos principais provedores de educação superior privada do país, está disponibilizando 100 vagas para edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No total, a DeVry Brasil está oferecendo mais de 1.600 vagas em suas instituições de ensino.

Os interessados devem se inscrever até o dia 29 de junho, exclusivamente pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br. A partir deste semestre, o MEC vai adotar um sistema parecido com o do Prouni na hora da seleção dos estudantes: os inscritos poderão mudar a opção de curso quantas vezes quiserem de acordo com a nota de corte divulgada pelo sistema.

Caso o candidato altere ou cancele sua inscrição no Fies, a vaga volta a ser disponibilizada pelo sistema para nova inscrição. Outra novidade é elevação da renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para três salários para a concessão de novos financiamentos. Os nomes dos beneficiados serão divulgados no dia 30 de junho.

As informações completas sobre regras e datas do Fies estão disponíveis em http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

CURSO DE REDES DE COMPUTADORES
Portaria do MEC autorizou o Curso de Tecnólogo em Redes de Computadores na DeVry | FACID.  Neste mesma área a Faculdade já oferece vagas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação.

VESTIBULAR
A DeVry | FACID continua com inscrições abertas até o próximo dia 30 de junho para o vestibular 2016.2B. A Faculdade disponibiliza 1200 vagas distribuídas entre os cursos de graduação em Odontologia, Direito, Psicologia, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Construção de Edifícios, Design Gráfico, Design Interiores, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão da Tecnologia da Informação, Logística, Radiologia, Sistemas de Informação e Terapia Ocupacional, além de mais três novos cursos: Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Hospitalar.

As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.facid.edu.br ou no setor de admissões de novos alunos do campus da DeVry | FACID. As provas acontecem na sede da Faculdade no dia 2 de julho. 

Projeto de TCC indica Telegram para uso em ambiente virtual de aprendizagem

Trabalho de Conclusão de Curso recebeu nota 10 de avaliadores e será apresentado no I Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologias

O aplicativo de comunicação instantânea Telegram foi apontado pelas professoras Naisis Castelo Branco Andrade e Rosineide Brito com uma ferramenta diferenciada e apta para uso em ambiente virtual de aprendizagem. A conclusão é resultado de estudo prático realizado para o "Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-graduação de Gestão Educacional em Redes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 
 


Rosineide Brito e Naísis Andrade, autoras do Projeto de TCC sobre uso do app Telegram na educação

Denominado de “Projeto AVA | EAD”, o TCC foi baseado no uso em educação do comunicador instantâneo Telegram como apoio para aprendizagem colaborativa e interação entre grupos de estudo. O TCC, apresentado no último dia 21 de maio de 2016, recebeu nota 10 dos avaliadores e foi selecionado para apresentação no I Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologias, que acontece em junho nas cidades de Teresina e Parnaíba.

Segundo Naisis Andrade, o trabalho concentrou-se no levantamento dos principais recursos do aplicativo Telegram e suas aplicações práticas no processo de educação em ambiente virtual, tendo como base de experimento, a formação de um grupo formado por 13 integrantes, incluindo estudantes do próprio Curso de Especialização da UFPI. 

O Projeto, orientado pela jornalista e Profª Dra Tyciane Cronemberger, seguiu todo um percurso metodológico de captação de usuários, desenvolvimento de conteúdo, interação e avaliação de resultados, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem com suporte para a comunicação e troca de informação entre os participantes.

"O trabalho contribuiu para que os usuários conhecessem os recursos do aplicativo tornando a ferramenta como uma opção diferenciada para um ensino mais interativo, criativo e colaborativo", afirma a Professora Rosineide Brito. Segundo ela, um dos destaques do aplicativo para a educação são as possibilidades de interação com formatos de arquivos do tipo word, excel, power point, PDF, ZIP (arquivos compactados) e a incorporação de vídeos dentro do próprio ambiente do app. As professoras destacaram ainda o acesso integrado do Telegram por meio de várias plataformas como desktop, tablets e celulares e a busca contextual de conteúdo, muito importante para a consulta organizada por um tema dentro de um grupo.

Tutoriais, Dicas e Suporte
Durante a  criação e acompanhamento do grupo as professores produziram conteúdo próprio de apoio, com pequenos tutoriais em formato de imagens, dicas de uso das ferramentas e suporte com plantão tira-dúvidas. Toda essa base de conhecimento foi pesquisada na "ajuda" do site Telegram e também em sites especializados em tecnologia.   


Exemplo de conteúdo postado no Grupo AVA | EAD 

 
RESULTADOS
Após o período de suporte e troca de experiências dentro do grupo, foi realizada uma pesquisa junto aos participantes para avaliar o resultado do projeto. Os resultados demonstram a aprovação da idéia de uso do aplicativo na educação em ambiente virtual, conforme imagem abaixo. Todos, inclusive, afirmaram indicar o Telegram para algum tipo de atividade educacional. 
 

Posts anteriores