Cidadeverde.com

Uma nova visão sobre seguros de automóveis

Os seguros de automóveis têm passado por uma série de inovações no exterior com a ajuda das startups especializadas no setor, chamado de InsurTech. As inovações estão ocorrendo basicamente com as plataformas, que podem servir para comparação de preços, seguros coletivos, e até outras modalidades de compartilhamento de prêmios; pagamento por uso, seja em quilometragem ou por quantidade de dias, incluindo microseguros, e o uso de análises de dados para entender o comportamento, atitudes e estilo de vida do cliente, possibilitando assim seguros mais personalizadas. As startups que estão tendo incrível sucesso no mercado são as Mydrive e a Zubic. 

MyDrive

Startup inglesa, fundada em 2010, oferece produtos que permitem que as seguradoras possam monitorar a forma como o cliente dirige. O monitoramento pode ser feito por meio de três meios: aplicativo no celular, dispositivo instalado no veículo (na entrada OBD – padrão de indústria, todos os carros novos têm) ou uma touca a ser usada pelo motorista. Cada caso se aplica a um público específico. Claro que a touca é indicada para motoristas profissionais que percorrem longas distâncias, como os motoristas de caminhões e ônibus. Já o aplicativo, o método menos preciso, porém mais simples, é indicado para clientes que dirigem eventualmente. Independente do método usado, os motoristas podem ver em tempo real qual o seu score, ou seja, a sua pontuação em função de sua performance. O cálculo leva em consideração as freadas, aceleradas, curvas e velocidade em relação ao trânsito no local e aos limites da via. O objetivo é que a seguradora utilize estas informações para cobrar preços mais justos, incentivar a direção segura e econômica e ainda antecipar a necessidade de manutenção no veículo.

Zubie

Startup norte-americana, fundada em 2012, oferece um dispositivo, que é facilmente instalado no veículo e passa a informar: localização exata 24/7, diagnóstico dos principais indicadores da “saúde” do veículo, alertas em tempo real, análise da forma como o motorista está dirigindo e dicas de como melhorar. A empresa oferece dois dispositivos: um básico que é grátis e o usuário paga apenas uma taxa de U$99 por ano, pelo serviço. E outro que disponibiliza rede wifi no veículo, que custa U$99 (aparelho) e U$10/mês pelo serviço. Para empresas, eles oferecem planos diferentes.

 

Um dos pioneiros da internet no Brasil realiza workshop em Teresina


Nos dias 06, 07 e 08 de julho acontece em Teresina o Workshop “Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”, promovido pelo Instituto Federal do Piauí – IFPI com o tema “A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como estratégia indutora do empreendedorismo, da inovação e do desenvolvimento local”.  Marcado para ser realizado no campus Teresina Central do IFPI, o encontro reunirá pesquisadores, professores e empresários piauienses para abordar como as instituições de ensino impactam na inovação dos negócios e na comunidade por meio da extensão tecnológica e da pesquisa aplicada.

Ana Cláudia Xavier, coordenadora de Extensão Tecnológica do IFPI, destaca que debater sobre ideias inovadoras e empreendedoras são maneiras que o Piauí pode encontrar para se avançar nas suas pesquisas tecnológicas que impactam diretamente nos negócios e em  toda a comunidade.

“Nosso principal objetivo é provocar a integração entre representantes do Instituto Federal do Piauí e parceiros, para que na oportunidade possamos compartilhar conhecimentos e experiências empreendedoras, que poderão ser aplicados em diferentes realidades como forma de disseminar a cultura da extensão tecnológica e pesquisa aplicada por toda na instituição, nos arranjos produtivos locais e comunidades”, afirma Cláudia Xavier.

Dentro da programação do workshop haverá palestras, oficinas, exposições e a presença do renomado consultor do Sebrae e empresário Marcelo Pimenta, especialista em Marketing e Planejamento Estratégico, considerado um dos pioneiros na implantação da internet no Brasil.

Para Ney Paranaguá, professor e membro do Comitê Multidisciplinar de Inovação e Tecnologia do Instituto, a presença de Marcelo Pimenta numa  conversa aproximada com os participantes é bastante esperada, principalmente pelo seu papel em incentivar o empreendedorismo inovador.

“Teremos o privilégio de conhecer uma metodologia trazida por um dos protagonistas da web brasileira, que ficou conhecida como ‘TREM’ ou Trilha de Referência para o Empreendedor. Nela são apontadas métodos para se chegar a construção de um negócio inovador, por meio da descoberta, experimentação e execução. Então só temos a ganhar com essa importante relação de gestão e inovação tecnológica”, ressalta Ney.

Para os interessados em participar do Workshop, o prazo para a realização das inscrições segue até o dia 05 de julho por meio do link: www.even3.com.br/workshoptim. No primeiro dia, o evento será aberto para o público em geral. Já no segundo e terceiro dia, será exclusivo para servidores do IFPI e parceiros institucionais.

Sobre o palestrante:

Marcelo Pimenta é consultor, empresário, professor, estrategista, palestrante, netweaver. Tem especialização em Marketing (ESPM) e mestrado em Planejamento Estratégico (UCES). Foi um dos pioneiros da internet brasileira, com a Rede BancNet (1994). No ano de 1996, fundou a Conectt onde, hoje, é sócio-conselheiro. Em 2010, criou o Laboratorium - Laboratório de Projetos Inovadores. Escreve, desde junho de 2014, semanalmente, para o Blog do Empreendedor do Estadão PME. É o representante brasileiro na rede Acadêmica NetExplo, ligada a Unesco, mapeamento das principais inovações tecnológicas que impactam a sociedade.

Parceria Masavio / SESCON permitirá produção de aplicativos para empresas associadas

 

A Masavio firmou parceriacom o SESCON Piauí visando facilitar a aquisição de aplicativo institucional por parte das empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias,  Informações e Pesquisas do Estado do Piauí. De acordo com o convênio, a Masavio vai oferecer uma condição especial de aquisição do app já incluindo produção e publicação nas principais lojas de aplicativos do mundo, a Itunes Store e Google Play.

Segundo Raulino Filho, Presidente do SESCON Piauí, o aplicativo para uma empresa é importante tanto para o relacionamento com clientes como para a captação de novos usuários, além de agregar valor à marca e estabelecer novos paradigmas no atendimento e na condução da prestação de serviços.

Marcos Sávio, Diretor da Masavio, afirma que a empresa com aplicativo amplia sua presença corporativa no mercado ao oferecer um novo e moderno meio de comunicação móvel. “O App, acessível por smartphone e tablet, coloca a empresa na palma da mão do usuário a qualquer momento”, declara. Ainda segundo Marcos, a condição exclusiva aos associados prevê um desconto de 40% em cima do valor de tabela da empresa além de um preço menor na taxa de manutenção.

O Aplicativo oferecido pela Masavio é do tipo “Institucional”, cuja função é proporcionar uma série de recursos interativos para promoção da empresa, com vistas a manutenção de relacionamento com clientes e captação de novos usuários. Além de estar disponível para download nas principais lojas, o app será gerenciado de forma online pelas empresas que terão a liberdade de controlar o conteúdo do aplicativo.

Recursos do Aplicativo
O aplicativo  que o associado SESCON adquirir para sua empresa já será entregue com uma série de recursos interativos, além de ser uma ferramenta em constante evolução e com novidades a serem lançadas com freqüência. Confira alguns do recursos:

  • Notificação Push – Permite a qualquer momento enviar uma mensagem exclusiva para todos os usuários do seu aplicativo ou para um usuário específico. A ferramenta online envia avisos, notas, comunicados, alertas, novidades e todos os informes importantes da empresa. O envio é ilimitado
  • Conexão com Redes Sociais – Diante de tantas ferramentas e milhões de usuários disputando o mesmo espaço, nada melhor do que focar e centralizar  na palma da mão do seu cliente todos os seus canais de redes sociais. O aplicativo faz automaticamente a conexão direta com as suas redes sociais, incluindo Facebook, Twitter, Instagram, canais do Youtube, Vimeo e Picassa. A empresa também poderá publicar conteúdo próprio, exclusivo no aplicativo, como textos, áudios, vídeos e fotos. Pode também se conectar com Soundcloud e Itunes.
  • Agenda – Com o recurso de AGENDA a empresa pode cadastrar todos os eventos relativos a seus compromissos, datas importantes que merecem atenção, como prazos e obrigações fiscais, reuniões internas e externas, mantendo o público-alvo bem informado. Pode, inclusive, conectar-se com as as agendas de sua fanpage do Facebook  ou com o calendário do “Ical (Google, Apple).
  • QR CODE – Com este recurso a empresa pode aliar, por exemplo, a comunicação impressa com a tecnologia virtual, permitindo acesso direito a documentos, links, vídeos, sites, etc, por meio da leitura do código. O aplicativo já inclui um leitor de QR CODE pré-instalado para o usuário usar sem nenhuma dificuldade nem depender de apps de terceiros.
  • Formulários – Com esta ferramenta é possível disponibilizar formulários de contato, realizar pesquisa de satisfação e captar qualidade no atendimento de seus clientes. Também torna-se um canal para  engajar novos usuários a partir da abertura de espaço de comunicação com a Diretoria. Pelo aplicativo o contato torna-se mais pessoal, rápido e cômodo.
  • RSS e Notícias – O RSS é uma tecnologia simples que conecta o blog ou as notícias de seu site diretamente no aplicativo, de forma automática, facilitando o acesso à informação. Quando uma notícia for relevante, a empresa pode enviar uma notificação push ao cliente avisando sobre o conteúdo, levando-o para leitura no site da empresa. Com o RSS é possível oferecer conteúdo de outros sites importantes, de entidades do setor,  empresas públicas ou privadas que produzam conteúdo relevante de qualidade e de interesse da empresa e do cliente. O bom é que todo este conteúdo pode ser compartilhado nas redes sociais, ampliando assim sua comunicação e envolvendo um grande público em torno da empresa.
  • A Empresa – No aplicativo a Empresa tem espaço para fazer uma apresentação institucional usando recursos de slides e vídeo, bem como apresentar, por categoria, toda a gama de serviços que oferece.
  • Geolocalização – Que tal facilitar a chegada de um novo cliente até seu escritório? Com o recurso de Geolocalização o usuário pode determinar automaticamente uma rota de onde ele estiver até a sede da empresa. Comodidade, informação e tecnologia que conquistam as pessoas que prezam pelo bom atendimento e que não têm tempo a perder.

Para maiores informações o associado pode baixar aqui, um material em PDF com notas complementares sobre o suporte ao aplicativo e com Perguntas e Respostas Frequentes sobre a operacionalização da parceria. A Masavio também oferece suporte para atendimento pelo site http://www.advon.com.br, pelo email masavio@gmail.com ou pelo telefone: (86) 994284254.

COMPRA DO APLICATIVO
Para Associados interessados na aquisição do aplicativo clique neste link para o pagamento do app, com valor dividido em 10x sem juros ou com 5% de desconto a vista no cartão de crédito.

DeVry | FACID oferece 100 vagas pelo FIES. Inscrições até 29 de junho

A Faculdade DeVry | FACID,  integrante da DeVry Brasil (DVB), um dos principais provedores de educação superior privada do país, está disponibilizando 100 vagas para edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No total, a DeVry Brasil está oferecendo mais de 1.600 vagas em suas instituições de ensino.

Os interessados devem se inscrever até o dia 29 de junho, exclusivamente pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br. A partir deste semestre, o MEC vai adotar um sistema parecido com o do Prouni na hora da seleção dos estudantes: os inscritos poderão mudar a opção de curso quantas vezes quiserem de acordo com a nota de corte divulgada pelo sistema.

Caso o candidato altere ou cancele sua inscrição no Fies, a vaga volta a ser disponibilizada pelo sistema para nova inscrição. Outra novidade é elevação da renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para três salários para a concessão de novos financiamentos. Os nomes dos beneficiados serão divulgados no dia 30 de junho.

As informações completas sobre regras e datas do Fies estão disponíveis em http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

CURSO DE REDES DE COMPUTADORES
Portaria do MEC autorizou o Curso de Tecnólogo em Redes de Computadores na DeVry | FACID.  Neste mesma área a Faculdade já oferece vagas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação.

VESTIBULAR
A DeVry | FACID continua com inscrições abertas até o próximo dia 30 de junho para o vestibular 2016.2B. A Faculdade disponibiliza 1200 vagas distribuídas entre os cursos de graduação em Odontologia, Direito, Psicologia, Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Construção de Edifícios, Design Gráfico, Design Interiores, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão da Tecnologia da Informação, Logística, Radiologia, Sistemas de Informação e Terapia Ocupacional, além de mais três novos cursos: Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Hospitalar.

As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.facid.edu.br ou no setor de admissões de novos alunos do campus da DeVry | FACID. As provas acontecem na sede da Faculdade no dia 2 de julho. 

Projeto de TCC indica Telegram para uso em ambiente virtual de aprendizagem

Trabalho de Conclusão de Curso recebeu nota 10 de avaliadores e será apresentado no I Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologias

O aplicativo de comunicação instantânea Telegram foi apontado pelas professoras Naisis Castelo Branco Andrade e Rosineide Brito com uma ferramenta diferenciada e apta para uso em ambiente virtual de aprendizagem. A conclusão é resultado de estudo prático realizado para o "Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-graduação de Gestão Educacional em Redes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 
 


Rosineide Brito e Naísis Andrade, autoras do Projeto de TCC sobre uso do app Telegram na educação

Denominado de “Projeto AVA | EAD”, o TCC foi baseado no uso em educação do comunicador instantâneo Telegram como apoio para aprendizagem colaborativa e interação entre grupos de estudo. O TCC, apresentado no último dia 21 de maio de 2016, recebeu nota 10 dos avaliadores e foi selecionado para apresentação no I Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologias, que acontece em junho nas cidades de Teresina e Parnaíba.

Segundo Naisis Andrade, o trabalho concentrou-se no levantamento dos principais recursos do aplicativo Telegram e suas aplicações práticas no processo de educação em ambiente virtual, tendo como base de experimento, a formação de um grupo formado por 13 integrantes, incluindo estudantes do próprio Curso de Especialização da UFPI. 

O Projeto, orientado pela jornalista e Profª Dra Tyciane Cronemberger, seguiu todo um percurso metodológico de captação de usuários, desenvolvimento de conteúdo, interação e avaliação de resultados, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem com suporte para a comunicação e troca de informação entre os participantes.

"O trabalho contribuiu para que os usuários conhecessem os recursos do aplicativo tornando a ferramenta como uma opção diferenciada para um ensino mais interativo, criativo e colaborativo", afirma a Professora Rosineide Brito. Segundo ela, um dos destaques do aplicativo para a educação são as possibilidades de interação com formatos de arquivos do tipo word, excel, power point, PDF, ZIP (arquivos compactados) e a incorporação de vídeos dentro do próprio ambiente do app. As professoras destacaram ainda o acesso integrado do Telegram por meio de várias plataformas como desktop, tablets e celulares e a busca contextual de conteúdo, muito importante para a consulta organizada por um tema dentro de um grupo.

Tutoriais, Dicas e Suporte
Durante a  criação e acompanhamento do grupo as professores produziram conteúdo próprio de apoio, com pequenos tutoriais em formato de imagens, dicas de uso das ferramentas e suporte com plantão tira-dúvidas. Toda essa base de conhecimento foi pesquisada na "ajuda" do site Telegram e também em sites especializados em tecnologia.   


Exemplo de conteúdo postado no Grupo AVA | EAD 

 
RESULTADOS
Após o período de suporte e troca de experiências dentro do grupo, foi realizada uma pesquisa junto aos participantes para avaliar o resultado do projeto. Os resultados demonstram a aprovação da idéia de uso do aplicativo na educação em ambiente virtual, conforme imagem abaixo. Todos, inclusive, afirmaram indicar o Telegram para algum tipo de atividade educacional. 
 

Aplicativo permite acompanhamento de projetos de interesse do setor de serviços

Ferramenta de acesso gratuito oferece transparência e permite controle do trabalho realizado pelo Poder Legislativo

Projetos que seguem na pauta do Congresso Nacional, que são de interesse de empresários do setor de serviços e da população interessada em seguir os trabalhos do Poder Legislativo, poderão ser acompanhados em tempo real com o aplicativo lançado nesta semana durante a apresentação da Agenda Política e Legislativa da Fenacon 2016/2017. 

A entidade, que representa mais de 400 mil empresas do setor de serviços, pretende, com a ferramenta, levar transparência e conhecimento ao público interessado nas temáticas pautadas na Câmara dos Deputados e no Senado. Além de reunir mais de 160 projetos que também estão na Agenda da Federação e aguardam deliberação e providências, o aplicativo será periodicamente atualizado com novas pautas. Esse é o primeiro e único aplicativo do gênero, que permite acompanhamento em tempo real para projetos de lei de um setor específico. Além disso, o usuário pode escolher os projetos de seu interesse e marcar para acompanhamento.

“A Agenda Política e Legislativa da Fenacon já é uma tradição entre os parlamentares e entidades e o aplicativo é uma forma de nos aproximarmos ainda mais desse público e também da sociedade. Com essa ação, conseguimos exercer nosso papel e nos colocamos de forma ativa no processo, com o objetivo de promover mudanças e participar do desenvolvimento país”, destaca o presidente da Fenacon, Mário Berti. 

Entre os presentes no evento de lançamento estiveram deputados, senadores e entidades do setor de serviços, além de representantes de sindicatos filiados a Federação. A desburocratização de processos, a extinção das multas da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) e o adicional sobre o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (DIPJ), que são pautas importantes para a sobrevivência das empresas brasileiras, estão entre os projetos da agenda e do aplicativo lançados na tarde desta quinta-feira (19). O aplicativo é gratuito e está disponível para as plataformas Android, Windows Phone e Apple. Para instalar, basta buscar Fenacon na loja de aplicativos do celular.

O diretor político-parlamentar da Fenacon, Valdir Pietrobon, ressaltou que a intenção com o lançamento de mais uma edição da Agenda é provocar a sociedade brasileira acerca das mudanças necessárias. “Precisamos que os projetos indicados sejam aprovados com urgência para a geração de novos empregos e a distribuição de renda de forma igualitária”, comenta Pietrobon. Ele ressalta que o foco principal da ação é promover o desenvolvimento do país e do empresariado brasileiro.           

Sobre a Agenda

A 4ª edição da Agenda Política e Legislativa da Fenacon apresenta mais de 160 projetos. A publicação, assim como o aplicativo, traz os projetos organizados em cinco categorias diferentes: Aperfeiçoamento da Legislação Trabalhista; Defesa da Organização Sindical; Desburocratização e Desenvolvimento; Gestão, Patrimônio e Segurança Jurídica; e Redução da Carga Tributária.

 

Usar celular ao volante passará a ser infração gravíssima no Brasil

Usar o celular ao volante vai deixar de ser considerada uma infração média para virar infração gravíssima no Código Brasileiro de Trânsito, conforme publicação no Diário Oficial da União nesta semana.

Com isso, quem for flagrado cometendo a infração terá de desembolsar bem mais do que atualmente. Isso porque também foi anunciado nesta semana que as multas de trânsito terão um reajuste a partir do próximo dia 5 de novembro.

A multa para violação gravíssima passará de 191,54 reais para 293,47 reais, enquanto que a infração média vai passar a custar 130,16 reais aos motoristas contra os 85,13 reais atuais.

Com isso, a multa por usar celular ao volante terá seu valor quase quadruplicado a partir de 5 de novembro, indo dos 85,13 reais do momento para 293,47 reais com os novos aumentos.

Mais do que ligação

Vale notar que o uso de celular não inclui apenas falar ao telefone, mas também usar smartphones para enviar mensagens em apps como WhatsApp e Facebook, tirar fotos, entre outras coisas.

Estudos apontam que o uso de celular no trânsito podem aumentar em até 400% o risco de acidentes.

Teresina recebe etapa do Meeting Digitalks no próximo dia 18 de maio

Teresina recebe no próximo dia 18 de maio de 2016 a etapa do Meeting Digitalks, um evento que reúne profissionais do mercado e promove debates sobre temas do marketing digital. O Meeting tem como missão desenvolver o mercado o Digitalks por meio de eventos que acontecem uma vez por ano em cada capital do Brasil. Teresina está na agenda!

Após o debate será oferecido um happy hour aos participantes para um momento de networking e negócios.

LOCAL: Seu Boteco - Av. Nossa Sra. de Fátima, 1867, Teresina - PI
HORÁRIO: 16h as 20h
INVESTIMENTO: R$ 69,00 - Reserva aqui

Programação

16h00
Credenciamento e Abertura [Meeting] 

16h20
PAINEL: Marketing Digital | Mercado, Tendências e Estratégias 

>> Mídia e Performance: Mídia programática, social ads, segmentação, criatividade, comportamento do consumidor, remarketing. Quais as melhores estratégias de mídia on-line para trabalhar branding, performance e aumentar o ROI?

>> On e Off: isso ainda é uma questão?: Como o mercado local vem trabalhando as estratégias de marketing, integrando ações on e off line? Como acompanhar a jornada do consumidor para entender onde e como estão sendo impactados com suas ações de marketing e desenvolver ações multicanal?

>> Educação do mercado digital: Ainda há dificuldade no mercado local para acompanhar as tendências e entender a importância dos investimentos em ações de marketing digital? Como as empresas fazem para se manter a par das práticas e tendências do mercado? Como anda a profissionalização da mão de obra?

>> Marketing de conteúdo: Branded Content, SEO, publicidade nativa e vídeos. Como dar conta de produzir conteúdo de qualidade com frequência para atrair novos clientes? Existe uma fórmula para marketing de conteúdo? Que tipo de conteúdo funciona melhor? Preciso ter um blog e criar e-books?

>> Inbound marketing – Como gerar conteúdo de qualidade para atrair leads segmentados: A estratégia de atrair leads por meio de conteúdo relevante tem se tornado cada vez mais atrativa, principalmente em realidades de orçamentos restritos e necessidade de ações cada vez mais assertivas. Quais são os passos para começar uma estratégia de marketing de conteúdo? Já tenho uma estratégia e preciso ganhar escala, como ir além? Como engajar toda a equipe da empresa para extrair informações qualificadas para os leads do fundo do funil? Como usar a automação de campanhas para aumentar a conversão de leads em clientes?

>> Mobile Marketing: Como se preparar para receber o tráfego proveniente de campanhas: Como se preparar para receber o tráfego proveniente de ações que impactam o público em dispositivos móveis e aproveitar da melhor forma as oportunidades de converter essas visitas em negócios? Existe uma escolha certa entre site responsivo ou app? Que estratégias são mais adequadas para cada tipo de empresa?

>> Real Time Marketing: Como aproveitar acontecimentos em tempo real para produzir conteúdo e desenvolver ações de mídia para atrair audiência e gerar negócios?

>> Como atrair clientes com vídeos: Não basta só subir vídeos na internet. Os influenciadores com grandes audiências, que vêm atraindo a atenção do público e das marcas, têm uma estratégia de marketing para a divulgação de seus vídeos. Como as marcas podem transformar a audiência crescente do YouTube para atrair clientes, seja produzindo seu próprio conteúdo, seja se associando a influenciadores?

>> Growth Hacking: O que é e como funciona? Como usar práticas simples, aliando criatividade a estratégias de marketing para potencializar as vendas com menor investimento e aumentar a lucratividade?

>> Atendimento ao cliente: Como as agências devem proceder quando as ações de marketing do cliente não correspondem à realidade do que é vendido? Como educar novos clientes?

>> Tecnologia e negócios: Qual importância de se pensar na estrutura tecnológica ao planejar as estratégias de marketing? Como novas tecnologias estão facilitando, barateando e tornando acessíveis ações cada vez mais elaboradas? CMS, big data, cloud computing, etc.

>> Inovação: IoT (Internet of things), realidade virtual, inteligência artificial, gamification.

>Métricas e BI: Como mensurar e extrair dados relevantes das ações realizadas? Qual a importância dos testes A/B?


18h00
Networking & Digichopp 

19h30
Encerramento [Meeting] 

"Internet das coisas" será tema de palestra em Semana Científica

 
 
A DeVry | Facid realiza de 2 a 6 de maio a sua XIII Semana Científica Internacional e VII Mostra de Pesquisa. Com o tema “Ciência, Biotecnologia e Tomada de Consciência”, a Semana tem uma vasta programação com minicursos, palestras, mesas-redondas, conferências, ciclo de palestras e apresentação de trabalhos científicos. O evento engloba as jornadas dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Sistemas de Informação, Direito e Terapia Ocupacional.
 
 
 
Abertura
A Conferência de abertura acontece nesta segunda, dia 2, a partir das 16h, com o Dr José Cerqueira. A programação segue até sexta-feira com variados temas de interesse da sociedade e propostas de aprofundar questões técnico-científicas pertinentes à comunidade.
 
Durante toda a semana, a programação envolve a discussão de temas como: fraturas e imobilizações, preparação para o mercado de trabalho, segurança do paciente, psicologia hospitalar, amálgama dentário, dependência química, parto humanizado, cárcere privado, autismo, formatação de projeto de pesquisa, transgênicos, modelos matemáticos em engenharia, patentes com células tronco, zika vírus e o pré-natal, microcefalia, desenvolvimento de produtos sustentáveis na engenharia, crise nas empresas, atuação fisioterapêutica em pacientes queimados, reflexões sobre a crise suicida, banco de dados genético, internet das coisas, entre outros.
 
Internacional
Na quinta e sexta acontecem, a partir das 11h, as apresentações de trabalhos e relatos de experiência na área de convivência da Faculdade. No dia 6 o palestrante Joel Bunkowske ministra a palestra internacional “Management and innovation: tools for the modern business reality, a partir das 9h e também às 15h no auditório da DeVry | Facid.
 
As atividades específicas como cursos, minicursos, workshops e oficinas são oferecidas em horários e valores diferenciados, conforme programação oficial disponível em http://bit.ly/1SUWbXS

Progás CRM: a primeira startup teresinense selecionada para aceleração pelo InovAtiva Brasil

Teresina acaba de ter sua primeira startup selecionada para aceleração em nível nacional: a Progás CRM. O software, criado para gestão de revendas de gás, foi desenvolvido pela Tartigrado Tecnologia e selecionado entre 1.372 projetos para a primeira fase de aceleração do InovAtiva Brasil, o maior projeto de aceleração de startups do país. Foram recebidos projetos de 239 municípios brasileiros, e o Nordeste respondeu por 266 projetos inscritos.
 

Em 2016, o InovAtiva Brasil selecionou 300 negócios inovadores para acompanhar durante cinco meses em seu primeiro ciclo de aceleração, que vai de abril a agosto deste ano. O programa oferece às startups treinamento específico à sua realidade de mercado, capacitação em empreendedorismo inovador e mentorias individuais com mais de 450 executivos do Brasil e do mundo, para ajudá-las na estruturação do seu projeto. Quando estiverem prontas como negócio, serão conectadas a potenciais clientes e investidores. O programa conta ainda com o apoio do SEBRAE e do Facebook, que irá integrar 14 startups em cada Ciclo ao seu programa de apoio a startups, o FbStart.

 

Higo Matos, sócio da Tartigrado, explica como surgiu a ideia: “O Progás CRM nasceu em 2014 a partir de um problema: a necessidade das revendas de gás em gerir o negócio com mais agilidade e produtividade, fidelizando seus clientes. Assim, criamos um sistema que possibilitasse cadastrar os clientes, as entregas realizadas e, por meio de business intelligence, fornecer informações sobre previsão de novas vendas e lucros da empresa. Ainda, o Progás CRM funciona online e o empresário tem acesso de qualquer lugar, o que é raro entre os softwares desse mercado”. Hoje, o Progás CRM atende clientes da região Norte e Nordeste e possui outros testando o sistema em São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Pará. “Já auxiliamos nossos clientes na gestão de mais de 345 mil unidades de 13kg, respondendo por mais de 100 milhões de reais em transações financeiras, o que representa um número expressivo de suporte operacional.”

 

Entre as instituições que colaboraram para o desenvolvimento da startup, Rafael Costa, também sócio da Tatigrado, considera como essencial o apoio recebido do SEBRAE-PI, que ofereceu o suporte necessário para a maturação do sistema de gestão para revendas de gás. “O SEBRAE é uma peça fundamental no desenvolvimento das startups no Piauí. Desde 2014, quando iniciamos o projeto do Progás CRM, o SEBRAE nos auxilia com cursos, orientações, mentorias e networking. Sem eles não teríamos chegado até aqui.”

 

Questionado sobre o interesse no InovAtiva, Rafael explica: “Sempre podemos melhorar como negócio. O InovAtiva é uma núcleo de conhecimento e capacitação de nível mundial. Vimos no programa a chance de sermos avaliados e orientados por mentores experientes, identificar onde podemos amadurecer como negócio e como empresa de tecnologia, pois também temos outras ideias para desenvolver futuramente. O acesso aos investidores é algo pelo que vamos estudar e batalhar para conseguir”.

 

As mentorias do InovAtiva para o primeiro ciclo de aceleração já começaram, com orientações coletivas e atividades a desenvolver em temas como “Modelagem e validação da proposta de valor” e “Modelagem de mercado”. O segundo ciclo iniciará em junho de 2016. O projeto encerra em agosto, quando haverá um Demoday (apresentação dos projetos aos investidores).

Fontes: 

http://www.inovativabrasil.com.br/inovativa-brasil-2016-bate-recorde-com-1-372-inscricoes/
www.progascrm.com

Posts anteriores