Cidadeverde.com

Acadêmicos piauienses apresentam protótipo que mensura fadiga muscular

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação

Pesquisa aplicada ao desenvolvimento de sistemas para a área da saúde, foi o foco apresentado nesta quarta-feira(03), no e-HEALTH innovation, encontro promovido pela Infoway, empresa piauiense especializada em sistema de gestão,  em parceria com a Universidade Federal do Piauí e Delta TICs (Pólo de Tecnologia em Parnaíba-PI).

Acadêmicos de Fisioterapia e Ciências de Computação, pesquisadores, o reitor da UFPI, Arimateia Lopez e o diretor do Campus Ministro Reis Velloso e membro do Lanf, Alexandre Marinho Oliveira,  participaram do evento que pretende fomentar a parceria pública e privada, entre as universidades e o setor empresarial do Estado.

Ney Paranaguá, Dr. em Ciência da Computação e anfitrião do evento, destacou a importância em apostar nas pesquisas feitas nas academias, pois o Piauí já tem vocação para a Tecnologia, principalmente quando se envolve os jovens talentos.

“A promoção desse encontro é antes de tudo fomentar nos nossos gestores e instituições esse compromisso de estarem mais próximos e acreditando nas pesquisas acadêmicas que dão certo. A Infoway acredita nessa parceria e se colocou à disposição desses estudantes e pesquisadores que descobriram uma forma de avaliar objetivamente a fadiga muscular. Resolvemos nos unir para mostrar que podemos fazer mais  quando investimos na pesquisa”, destacou o empresário.

Durante o encontro, foi apresentado o protótipo do aplicativo denominado de “Fadigômetro”, um aparelho criado para auxiliar dentro do seguimento da Fisioterapia, que vai mensurar de maneira mais objetiva e menos invasiva a fadiga muscular. O mentor do projeto, Gildario Dias Lima,  Dr. em Física e Coordenador do Lanf, explica a importância da academia, que tem o papel de fundamentar a metodologia de funcionamento do equipamento  através da pesquisa feita na universidade.

“Este protótipo tem uma grande importância pois consegue reunir a pesquisa acadêmica e a iniciativa privada, que pode tornar real nossas ideias estudadas e que proporcionam um benefício para a sociedade. Nossa intenção é fazer algo bem acessível, e isso só será possível com o apoio da Infoway que está colaborando com nosso polo de ensino. Quando se coloca o setor privado o projeto fica mais objetivo e beneficia a todos. Só assim conseguimos contagiar os estudantes com um espírito de resultado muito mais forte”, explica.

Gregório Magno, de 16 anos, é um dos jovens estudantes envolvido no desenvolvimento do aplicativo.  Aluno do curso de Desenvolvimento de Software do IFPI, ingressou na área da robótica com estímulo dos professores.

“Ao entrar nesse projeto, passei a praticar os ensinamentos passados em sala de aula e agora aplicá-los fora dela. Essa área requer muito estudo e pesquisa, o que me faz evoluir na carreira que eu escolhi e ainda favorece um aplicativo de grande utilidade para as pessoas”, disse Gregório.

Ainda em fase de aprimoramento, o Fadigômetro tem como objetivo verificar como o uso do acelerômetro pode ser viável para mensurar a fadiga muscular e mostrar sua superioridade quando comparado aos outros instrumentos até então utilizados. Espera-se que o acelerômetro mostre capacidade de avaliar objetivamente a fadiga muscular considerando aspectos mecânicos e calóricos e mostre superioridade sobre as escalas de análise do esforço subjetivo e recursos de alto custo como a eletromiografia e eletroencefalografia.

Campanhas ofertam produtos adequados para curtir o Carnaval

O carnaval se aproxima e os preparativos para a festa mais popular do país já estão a todo vapor. Da mesma forma, os vários segmentos do varejo aproveitam as festividades para realizar campanhas e promoções para auxiliar o folião que deseja comprar itens para aproveitar da melhor maneira a folia de momo. 

Para o gerente de marketing da Ibyte – rede de varejo especializada em tecnologia -, Nelson Gurgel, o diferencial dessas campanhas é oferecer o produto que mais se adequa à realidade do consumidor naquele momento. “Nós estamos com uma campanha de Pré-Carnaval, em que o conceito é destacar como as manifestações carnavalescas acontecem em cada um dos cinco estados que nós estamos inseridos, e dessa forma conseguir identificar o que é ideal para que cada uma das lojas oferte”, explicou o gerente. 

A campanha, que acontece entre os dias 28 de janeiro e 09 de fevereiro, oferece preferencialmente produtos da marca própria da rede, Goldentec, como baterias portáteis, caixas de som, mochilas, além de câmeras e cartões de memórias.

Orkut vai voltar


Sim, Orkut Buyukkokten, criado da famosa e extinta rede social Orkut está planejando o surgimento de um nova rede, a "Hello". A plataforma pretende resgatar as comunidades, com objetivo de criar interação entre pessoas com os mesmos interesses. A novidade ainda está em desenvolvimento e sem data definida para lançamento. Para receber um convite e ser um dos primeiros a fazer parte da rede social, basta inserir seu e-mail e informações como nome e país no site oficial www.hello.com

TV Pirata

Sabe aquela sua maravilhosa SmartTV que vicie comprou com tanto orgulho? Cuidado pois segundo analistas das empresa de segurança Symantec, uma série de televisores da nova geração “smart” pode ser invadida e atacada por hackers. Segundo os analistas, o cenário mais comum para um ataque é a instalação de um malware diretamente na TV. Além de fazer isso de forma manual através de uma porta USB, há outras formas mais criativas de induzir o usuário a baixar um malware.Fique de olho e siga o manual de segurança da sua TV. Os piratas estão chegando na sua TV. 

Iphone agora só no consórcio

Sinal dos tempos. Cada vez mais caros e inacessíveis no Brasil, os aparelhos da Apple agora podem ser comprados por meio de planos de consórcios, comuns na aquisição de bens de alto valor como imóveis e automóveis. Com cerca de 100 lojas espalhadas pelo país, as redes iPlace e iPlace Mobile anunciaram a novidade por meio de uma parceria com a HS Consórcios.
Acesse: http://bit.ly/1QaoLW6
 

150 vagas na área de tecnologia no Vestibular da FACID | DeVry

A FACID | DEVRY está com inscrições abertas para o vestibular 2016.B, destinado ao preenchimento de 1.065 vagas distribuídas entre 19 cursos. Dentre estas vagas, 150 são para a área de tecnologia, divididas entre os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (50/noite), Gestão da Tecnologia da Informação (50/noite) e Sistema de Informação (50/noite)
 
A inscrição pode ser feita até dia 18 deste mês por meio do site www.facid.edu.br ou no setor de admissões de novos alunos do campus da FACID | DEVRY. As provas serão realizadas na sede da Faculdade no dia 19 de dezembro de 2015. O valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00. A divulgação do resultado está prevista para o dia 21 de dezembro de 2015. 

As demais vagas são destinadas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Construção de edifícios, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, , Psicologia, Radiologia e Terapia Ocupacional. 

Evento discute tecnologias para rádio e TV em Teresina

Teresina será palco do maior encontro de tecnologias para radiodifusão: Tech Days. O evento contará com palestras nacionais sobre marketing digital e conteúdo, legislação, além da demonstração de equipamentos e soluções tecnológicas para o rádio e televisão.

O Tech Days será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, no Luxor Hotel. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.radioenegocios.com.br. As vagas são limitadas e, ao final da programação, os profissionais irão receber certificado.

Promovido pela Embrasec Editora e Eventos e pela Revista Rádio e Negócios.com, o evento tem o apoio da Teresina FM é considerado um dos mais relevantes para o setor de rádio, TV, internet e tecnologia. O encontro começou em 2003 e é um seminário técnico voltado para o público profissional de rádio e televisão. O objetivo é dar uma oportunidade maior aos radiodifusores de todo o país para receber presencialmente informações de qualidade sobre legislação, novas tecnologias e marketing digital.

 “O público alvo do evento são em primeiro lugar os radiodifusores, os profissionais e proprietários das emissoras de rádio e televisão que já estão em atuação no mercado. Mas também é um evento voltado aos estudantes da área de comunicação social, principalmente em rádio e TV, publicidade e jornalismo, que estarão em um futuro próximo ingressando no mercado e já entram com número de informações ainda maiores do que as faculdades fornecem. São dois dias de muito trabalho e integração, com informações muito relevantes a respeito do segmento de rádio e televisão”, explica a produtora do Tech Days, Ana Maria Faria.

Durante dois dias, serão repassadas informações relevantes a respeito do segmento de rádio e televisão. Confira a programação completa pode ser conferida no site https://www.sympla.com.br/techdays-2015---etapa-teresina__46540

Teresina vai sediar o maior evento de desenvolvimento de jogos digitais da América Latina

A capital piauiense vai receber, pela primeira vez, o maior e principal evento destinado à criação de jogos digitais da América Latina. O XIV SBGames (Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital), consagrado entre os desenvolvedores de games do país, contará com uma programação que envolve desde a pesquisa acadêmica até o empreendedorismo em jogos. O evento será realizado entre os dias 11 e 13 deste mês, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel.

Durante esses três dias dedicados ao desenvolvimento, inovação e pesquisa em jogos, o SBGames reunirá acadêmicos, desenvolvedores e entusiastas de todo o país. Com diversas atividades interativas, a programação do evento  conta com uma área de acesso gratuito com uma exposição de artes em jogos e o Festival de Jogos Independentes, uma feira com mais de 30 jogos independentes desenvolvido no Brasil.

Com estimativa de público de aproximadamente 3 mil espectadores, o evento também contará com palestras, tutoriais, talks e apresentação de artigos científicos. Dentre os nomes que figuram no quadro de palestrantes confirmados estão Chris Mark Bateman e Ernest W. Adams, que virão da Inglaterra para Teresina. O primeiro, é designer de jogos e filósofo, já trabalhou em mais de 40 jogos publicados e é conhecido na comunidade internacional de jogos especialmente pelo game Discworld. Adams, é consultor em game design, fundador e primeiro presidente da IGDA, Associação Internacionais de Desenvolvedores de Jogos, e é autor de livros de nível universitários a exemplo do título "Fundamentos do Game Desing, Terceira Edição".

Outro profissional renomado que vem para enriquecer o evento é Juan Pablo Lastra, diretor técnico da Behaviour Santiago, estúdio chileno da Behaviour Interactive que desenvolveu o Fallout Shelter, jogo da franquia Fallout para dispositivos móveis.  

De acordo com o organizador geral do evento, Erick Passos, o SBGames é direcionado totalmente para a área criação de jogos, e que Teresina nunca recebeu um evento semelhante. “Esse é um evento para pessoas que desenvolvem jogos. Ele vem para estimular a criação de novas empresas, novos grupos, novas pesquisas, para participar da economia criativa da criação de jogos, e não apenas de consumir. Ele vem para estimular as pessoas a aprenderem como se criam jogos, como se ganha dinheiro com jogos. Nunca foi feito nada parecido aqui em Teresina.” explica ele, que é PhD em Ciências da Computação.

Enem Action garante 97% de precisão em simulação de nota

Ferramenta da DeVry Brasil é online, gratuita e também mostra a colocação no ranking nacional, regional e por matérias

 
A DeVry Brasilum dos principais grupos de educação superior privada do país, lança o Enem Action – uma ferramenta totalmente digital e aberta a jovens e adultos de todo o país. Nela, é possível realizar simulados para a próxima edição do Enem (24 e 25 de outubro), conferir aulas online de correção e revisão e enviar dúvidas via Whatsapp. Além disso, escolas de todo o país podem se cadastrar para acompanhar o desempenho de seus alunos nas disciplinas.
 
Outro diferencial é que o Enem Action é planejado para projetar a nota TRI (Teoria de Resposta ao Item) dos concorrentes em um ambiente que simula a avaliação do próprio Sisu. “O Enem Action faz parte do HighSchool Relationship, um programa de relacionamento da DeVry Brasil que oferece benefícios para escolas e alunos de todo o Brasil, por meio de uma série de atividades e eventos, focados na preparação do estudante para a entrada no ensino superior. Sendo assim, nosso objetivo principal com o serviço é fornecer uma ferramenta gratuita e de qualidade, que vai ajudar o aluno a melhorar sua performance para o Exame Nacional do Ensino Médio”, afirma Gabrielli Souza, Supervisora de Projetos Corporativos da DeVry Brasil.


Agenda
O Enem Action possui inscrições abertas durante toda a sua agenda. Confira abaixo a programação gratuita do Enem Action:
Site: http://highschool.devrybrasil.edu.br/enem-action/
Até 15 de setembro – Inscrições e 1º Simulado
16 de setembro (20h às 23h): Aula de Resolução do 1º simulado
17 a 29 de setembro: 2º Simulado
30 de setembro (20h às 23h): Aula de Resolução do 2º simulado
05 de outubro (20h às 22h): Aulão (Linguagem, Códigos e suas tecnologias + redação)
06 de outubro (20h às 22h): Aulão (Ciências da Natureza e suas tecnologias)
07 de outubro (20h às 22h): Aulão (Ciências Humanas e suas tecnologias)
08 de outubro (20h às 22h): Aulão (Matemáticas e suas tecnologias)
10 a 12 de outubro: 3º simulado
17 de outubro (08h às 12h): Aula de Resolução do 3º simulado
 
 
A DeVry no Brasil
 
Presente no país desde 2009, a DeVry Brasil opera 11 instituições de ensino: Fanor, em Fortaleza (CE); ÁREA1 e Ruy Barbosa, em Salvador (BA); FBV, em Recife (PE), e UNIFAVIP, em Caruaru (PE); FACID, em Teresina (PI); DeVry João Pessoa (PB); Faculdade Martha Falcão, em Manaus (AM); DeVry São Luís (MA); FACI, em Belém (PA); e Damásio Educacional, com sede em São Paulo e cerca de 200 centros de aprendizagem.
 
Parte do DeVry Education Group, provedor global de educação fundado há mais de 80 anos nos Estados Unidos, a DeVry Brasil oferece qualidade acadêmica, infraestrutura de nível mundial, suporte ao aluno e experiências de aprendizado internacional a mais de 90 mil alunos, em 195 cursos de graduação e 124 de pós-graduação.
 

Cresce oferta de wi-fi público no País

Praças, mercados livres, parques, bibliotecas ou qualquer outro local público com acesso a internet sem fio. A ideia, já parte de políticas públicas de muitas cidades no Brasil, vem ganhando tração no País.

O número de cidades brasileiras que oferecem internet sem fio livre para sua população teve um crescimento relevante em 2014 na comparação com 2012. Nesse intervalo, a quantidade de municípios com Wi-Fi público cresceu 83,2%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros 2014 (PDF), 1.457 das 5.570 prefeituras brasileiras (26,1%) forneciam o serviço em locais públicos. 

Entre os municípios que adotaram a medida, a maioria está no Nordeste. A região contabilizou um aumento de 242%, bem à frente do Centro-Oeste (87%), Sudeste (80%), Norte (63%) e Sul (61%). Em relação aos números de 2014, o Nordeste também se tornou a região com mais municípios que oferecem wi-fi público (27,3%), seguida de Sudeste (27,4%), Norte (27,3%), Centro-Oeste (25,2%) e Sul (22,3%).

Entre os Estados, São Paulo é o que possui mais prefeituras com conexão sem fio livre (207), logo atrás estão Minas Gerais (155) e Rio Grande do Sul (116). Piauí está 12º lugar com 41. 

Fonte: Estadao

Posts anteriores