Cidadeverde.com

Projeto Loon da Google. Veja fotos do lançamento

O Google lançou no Piauí o primeiro balão do projeto Loon no Brasil.  O evento aconteceu dia 6 de junho no Clube de Aeromodelismo de Teresina.

De acordo com o Google, os balões que subiram aos céus do país serão os primeiros a percorrer uma longa distância em uma latitude próxima da linha do Equador, o que oferece novos desafios ao projeto. Além disso, os primeiros lançamentos no território brasileiro também marcam o início com testes de transmissão de internet 4G (LTE).

Segundo reportagem recente do “The Wall Street Journal”, além do Loon, o Google planeja gastar mais de US$ 1 bilhão com satélites para levar acesso à internet para locais isolados do mundo.

O QUE É O PROJETO LOON?
Muitos de nós vemos a Internet como uma comunidade global. No entanto, 2/3 da população mundial ainda não tem acesso à Internet. O Projeto Loon é uma rede de balões que viaja pelos confins do espaço. A finalidade do projeto é conectar pessoas em áreas rurais e remotas, ajudar a preencher falhas de cobertura e ajudar a recuperar a conexão com a Internet em áreas que passaram por desastres.

Os balões do Projeto Loon flutuam na estratosfera, a uma altura duas vezes mais alta que a de aeronaves e fenômenos meteorológicos. Há várias camadas de ar na estratosfera, cada uma delas com variações em direção e velocidade. Os balões Loon vão para onde são necessários, subindo ou descendo por uma camada de vento que sopre na direção desejada. As pessoas podem se conectar à rede do balão usando uma antena de Internet especial fixada nas suas casas. O sinal vai dessa antena até a rede do balão e depois para a Internet global na Terra.

COMO FUNCIONA


Os balões do Projeto Loon viajam na estratosfera, cerca de 20 km acima da superfície da Terra. Os ventos da estratosfera estão divididos em camadas, e cada uma delas varia em velocidade e direção. O Projeto Loon usa algorítimos de software para determinar onde os balões precisam ir e leva cada um deles para uma camada de vento que sopra na direção correta. Ao se moverem com o vento, os balões podem ser dispostos de modo a formar uma grande rede de comunicação.

Situada na extremidade do espaço, entre 10 e 60 km de altitude, a estratosfera apresenta desafios únicos para a engenharia: a pressão do ar é apenas 1% da que temos no nível do mar, e essa fina atmosfera oferece menos proteção contra radiação UV e variações de temperatura dramáticas, que podem chegar a -80ºC. Ao projetar o envelope do balão cuidadosamente para resistir a essas condições, o Projeto Loon aproveita os ventos contantes da estratosfera para permanecer bem acima de fenômenos climáticos, animais e aeronaves.

IMAGENS DO LANÇAMENTO. FOTOS: RAULINO NETO







Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais