Cidadeverde.com

Investindo em inovação garante sucesso dos negócios

Com base na 10º edição da Global Innovation 1000, realizado anualmente pela Strategy& com as 1000 maiores empresas referências em inovação, mostra que vale a pena investir em pesquisa e desenvolvimento, mesmo em períodos de crises econômicas.  A Infoway, grupo piauiense especializado em tecnologia, é exemplo local e nacional de que inovação pode fazer a diferença nos processos da empresa.
 

De acordo com o estudo, dentre as 68% empresas entrevistadas que apresentaram lucros durante a crise de 2008, 76% aumentaram os gastos com P&D. Das outras 32% que tiveram perda, 56% também seguiram esse mesmo movimento.  “Inovar faz parte da alma da empresa. E é por isso que investimos sempre nela”, contou Ney Paranaguá, diretor geral da Infoway.

 

Segundo a pesquisa, um fator que contribui para a inovação é ter uma boa rede de pesquisa e desenvolvimento. E na base da característica inovadora da Infoway existem tais práticas. “Uma boa parte da empresa é composta por mestres e doutores que desenvolvem, através de P&D, projetos e produtos inovadores. Um grande resultado proveniente dessa prática foi a criação do Sense, uma ferramenta de business intelligence que se conecta as bases de dados de uma empresa e cria indicadores que darão suporte a uma gestão eficiente e direcionada, tudo pelo celular”, explicou o diretor. Com o Sense, segundo ele, a equipe gestora de qualquer empresa tem acesso a indicadores que trazem informações valiosas e em tempo real, fazendo com que as decisões de gestão sejam tomadas com máxima segurança e em tempo adequado.

 

A palavra que impulsiona a rotina produtiva na empresa não poderia ser outra além de inovação. Várias práticas são adotadas no dia a dia da empresa, como o Knowledge Day, onde um colaborador faz uma apresentação sobre um tema de seu domínio que não seja ligado, necessariamente, às suas atividades fim. O Tech Day, onde discutem estratégias inovadoras relacionadas com o processo de desenvolvimento de novas tecnologias. A Sétima-Feira, onde os colaboradores podem utilizar um dia de trabalho remunerado para trabalhar nos seus projetos inovadores. O Idea Pitch, onde têm a oportunidade de propor novos modelos de negócios e, se a ideia for aprovada, a Infoway incubará o projeto. Essas são formas de garantir completa eficiência nos processos diários.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais