Cidadeverde.com

Tecnologia pode estimular alunos

A volta às aulas agora conta com um novo aliado que torna este período mais produtivo e divertido: a tecnologia. Os programas especiais e aplicativos fazem parte desse universo educacional que a tecnologia proporciona, incentivando o aprendizado da garotada.

Depois das férias, o retorno às aulas sempre é cheio de expectativas, com novas matérias, novos professores, novos colegas e, às vezes, novo colégio. E com tanta informação, manter o alunos focados no aprendizado pode não ser tarefa muito fácil para os educadores. Nesse momento, a tecnologia entra como o recurso que pode auxiliar no ambiente didático.

Com soluções tecnológicas cada vez mais modernas, produtos como smartphones e tablets trazem aplicativos que auxiliam na educação e tornam aulas teóricas e práticas bem mais interessantes. De acordo com Daniel Wendel, especialista em tecnologia, o mercado está repleto de produtos inteligentes que proporcionam, tanto para alunos quanto para professores, aplicativos de gerenciamento que vão modificar a forma com que eles lidam com as matérias.

“Sabemos que a maioria dos estudantes são ligados à tecnologia e não abrem mão de aparelhos como smartphones e tablets, que apresentam em suas configurações uma série de aplicativos que podem ser excelentes ferramentas dentro da sala de aula”, afirmou o técnico da rede de tecnologia Ibyte, acrescentando ainda que os educadores também podem usufruir destes recursos para ministrar as aulas.

Programas desenvolvidos especialmente para o ambiente escolar:

Bom plano: com este app que tem sincronização com o aplicativo para Windows 8 seus alunos poderão combinar o horário escolar com data e lembrete. A sincronização com o desktop permite que nenhuma tarefa seja esquecida, onde quer que o usuário esteja.

Student Organizer: com ele é possível criar um horário semanal com grande facilidade, sendo necessário apenas introduzir horário de início e fim, a sala e o respectivo dia da semana de uma determinada disciplina. É possível agendar datas importantes e guardar anotações das matérias. Para finalizar, o app permite que cada matéria seja de uma cor, facilitando a organização do aluno.  

Agenda: de interface simples, este app permite que os alunos administrem tarefas, lições de casa e trabalhos com simplicidade. Ideal para quem está começando a se familiarizar com o universo dos apps.

Chamada tecnológica: o Attendance agiliza a chamada nas escolas. E também registra quem apareceu naquela reunião às sete da manhã, de uma emenda de feriado. Este aplicativo importa o nome de todos que deveriam estar presentes e permite que você registre no celular quem está lá ou não.

Professor sabe-tudo: uma novidade deve ajudar professores: uma tecnologia embutida em livros didáticos digitais que permite registrar os hábitos dos leitores. Ainda em teste, mostra ao professor quantas páginas o aluno virou, quanto tempo estudou e se fez notas enquanto estava lendo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais