Cidadeverde.com

Novo portal do Governo Federal terá mais de 500 serviços para o cidadão

 Na próxima quarta (3/3) às 10h entra no ar a nova versão do Portal Brasil (www.brasil.gov.br). O redesenho do portal, cuja versão atual data de 2005, trará mais de 500 serviços para a população, além de conteúdos culturais, informações em áudio, vídeo  e infográficos para aproximar o Estado  do cidadão.

A reformulação, coordenada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), já vem sendo trabalhada há três anos. A estratégia digital de comunicação está  a cargo do Grupo TV1, que venceu a licitação do projeto em fevereiro de 2009 e iniciou os trabalhos em março do mesmo ano.

O projeto prevê um investimento anual de 11 milhões de reais - o contrato de março de 2009 a março de 2010  já foi renovado com o Grupo TV1, segundo a Secom.

A implementação do Portal Brasil contou com mais de 200 profissionais entre áreas de conteúdo, arquitetura de informação, webdesign, programação, produção de vídeo e infografismo.

Noivos poderão dar entrada nos papéis do casamento pela Internet

Projeto de Lei de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT/SP) pode livrar os noivos das filas nos cartórios ao permitir que a entrada dos papéis do casamento seja feita pela Internet.

Na justificativa, Mercadante afirma que a Internet exerce papel relevante na desburocratização do Estado e da sociedade. E, já que os órgãos de administração da justiça, em suas diferentes esferas, estão desenvolvendo sistemas para viabilizar o processo eletrônico, também "o requerimento de habilitação para o casamento poderá ser apresentado ao oficial do Registro Civil competente por via eletrônica, aplicando-se, no que couber, as disposições da Lei nº 11.419, de 2006".

Caso o projeto (PLS 386/09) seja transformado em lei, os cartórios de registro civil terão seis meses, a partir da publicação no Diário Oficial, para adoção de procedimentos necessários ao cumprimento da nova medida.

Curtas de Tecnologia

VISA
A rede de pagamentos Visa, em parceria com a DeviceFidelity, anunciou seus planos para comercializar uma solução que permitirá o uso de telefones móveis com entrada para cartões de memória para realizar pagamentos móveis em sua rede. O projeto deverá começar a ser implantado a partir do segundo trimestre de 2010.

ABDR
A Associação Brasileira dos Direitos Reprográficos (ABDR) tirou do ar mais de 15.700 links para downloads piratas de livros completos durante o período de agosto de 2009 a janeiro deste ano.

TIM
Disposta a incentivar o acesso móvel à internet entre usuários de planos pré-pagos, a operadora TIM está oferecendo desta o dia 19/2 um pacote de acesso de até 40 Megabytes por uma diária de 2,90 reais.

TAM
A companhia aérea TAM foi multada em 1,948 milhão de reais pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão ligado ao Ministério da Justiça, por infringir as regras para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Nova tecnologia do Google vai traduzir tudo em tempo real pelo celular

Imagine a cena: você em um restaurante alemão, sem saber a lingua nativa e com um menu na mão sem saber qual pedido fazer. O Google lhe dá a solução. Passe o celular e traduza o menu para a sua língua. Isto será possível em breve.


Sou da opinião de que os caras do Google ainda irão dominar o mundo. Mas não que Larry Page e Sergey Brin venham a ser literalmente presidentes de grandes potências mundiais. Eles não têm tempo para essas bobagens, puxa-saquismo, corrupção e outros bugs humanos...

A revolução, não tão silenciosa, vem da variedade de serviços (a maioria úteis) que o grupo disponibiliza na web, nos tornando cada vez mais dependentes de sua tecnologia.

Recentemente, o gigante de busca apresentou seu mais novo produto, um sistema que integra tecnologias de tradução e reconhecimento de imagens batizado de Goggles (óculos, em inglês, um trocadilho com o nome da empresa).

Ou seja, um tradutor em tempo real que no futuro, segundo o próprio Google, servirá para traduzir sinais de trânsito, cartazes, livros, e tudo mais que for possível.

Como funcionará
O protótipo conecta a câmera do telefone a um aplicativo de reconhecimento ótico de caracteres. O aparelho, então, reconhece a imagem como texto e faz a tradução de uma língua para outra utilizando as funções do Google Translate. A ideia é que o Goggles possa traduzir entre as 52 línguas disponíveis hoje no Translate.

Junte vários PDFs em um só arquivo

Para momentos em que é necessário juntar vários pdfs em um só arquivo é que surgiu o PDF Binder, uma ferramenta Open Source para o Windows que permite a junção de arquivos PDF.



Download: PDFBinder 1.1 [1.5MB]

Microsoft Security. O antivírus gratuito do Tio Bill



A Microsoft fez o lançamento da versão em português do seu antivírus, o Security Essentials. O software é gratuito e oferece segurança aos usuários do Windows XP, Vista e 7 contra contra vírus, spyware e outros tipos de malware.

O Security Essentials utiliza uma tecnologia pioneira nos produtos de segurança denominada Dynamic Signature Service, que consiste em detectar ameaças online mesmo antes de serem baixadas para a máquina. Esta solução recebeu o prêmio internacional Melhor Software Gratuito de 2010.

Para Download:
Download [XP 32bit]: Microsoft Security Essentials – Português [11.4MB]
Download [Vista/7 32bit]: Microsoft Security Essentials – Português [7.0MB]
Download [Vista/7 64bit]: Microsoft Security Essentials – Português [7.2MB]

Portabilidade: qual a operadora?

É possível saber se o número de celular ao qual estou ligando é da mesma operadora que o meu ou se é de outra. No site da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicação (ABR TELECOM) existe uma ferramenta simples, na qual você fornece o DDD e o número de telefone e o site indica a operadora utilizada.

O site mostra a operadora correta mesmo que o usuário tenha se valido da portabilidade para mudar o seu provedor de serviço. Para acessar o recurso, clique aqui.
http://consultanumero.abr.net.br:8080/consultanumero/

Internet e depressão

Pessoas que passam muito tempo navegando pela internet têm maior risco de apresentar sintomas depressivos, de acordo com uma pesquisa feita no Reino Unido por cientistas da Universidade de Leeds.

O estudo, publicado na edição de fevereiro da revista Psychopathology, procurou analisar o fenômeno de usuários que têm desenvolvido o uso compulsivo da internet, substituindo a interação social no mundo real pelo virtual, em redes sociais, chats ou em outros serviços eletrônicos.

Segundo os pesquisadores, os resultados do estudo apontam que esse tipo de dependência pode ter impactos sérios na saúde mental. “A internet ocupa hoje parte importante na vida moderna, mas seus benefícios são acompanhados por um lado negro”, disse Catriona Morrison, um dos autores do estudo.

“Enquanto a maioria usa a rede mundial para se informar, pagar contas, fazer compras e trocar e-mails, há uma pequena parcela dos usuários que acha difícil controlar o tempo gasto on-line. Isso ao ponto em que tal hábito passa a interferir em suas atividades diárias”, apontou a cientista.

Os “viciados em internet” passam, proporcionalmente em relação à maioria dos usuários, mais tempo em comunidades virtuais e em sites pornográficos e de jogos. Os pesquisadores verificaram que esse grupo tem incidência maior de depressão de moderada a grave.

“Nossa pesquisa indica que o uso excessivo da internet está associado com depressão, mas o que não sabemos é o que vem primeiro. As pessoas depressivas são atraídas pela internet ou é o uso da rede que causa depressão?”, questionou Catriona.

A pesquisa examinou 1.319 pessoas com idades entre 16 e 61 anos. Do total, 1,2% foi considerado como “viciado em internet”. Apesar de ser uma pequena parte do total, segundo os pesquisadores o número de internautas nessa categoria tem crescido.

Incidentes como a onda de suicídios entre adolescentes ocorrida na cidade de Bridgend, no País de Gales, em 2008, têm levado a questionamentos a respeito da influência das redes sociais em indivíduos vulneráveis à depressão.

No estudo, os pesquisadores observaram que o grupo dos “viciados em internet” era formado principalmente por usuários mais jovens, com média de idade de 21 anos.

“Está claro que para uma pequena parte dos usuários o uso excessivo da internet é um sinal de perigo para tendências depressivas. Precisamos considerar as diversas implicações dessa relação e estabelecer claramente os efeitos desse uso na saúde mental”, disse a pesquisadora.

O artigo The relationship between excessive internet use and depression: a questionnaire-based study of 1,319 young people and adults, de Catriona Morrison e outros, pode ser lido por assinantes da Psychopathology (2010;43:121-126 – DOI:10.1159/000277001) em www.karger.com/psp


Fonte: Fapesp

Jardel: marketing 10 e futebol zero.

O presidente do Flamengo do Piauí já pode se considerar um bom marketeiro. Cooptou um jogador de nome (bilheteria, como gostam de falar) para promover a venda de ingressos, camisas e sonhos ao torcedor. Jardel, o grande nome, teve um passado de glórias. Foi duas vezes chuteira de ouro no futebol europeu e atuou em grandes clubes brasileiros. Mas é só isso. É só passado. O futuro? Jardel, com sua proeminente e avantajada barriga, aliada a um problema crônico no joelho (na gíria do futebol, bichado), sequer jogará todo o campeonato piauiense, e dificilmente entrará num jogo para atuar os noventa minutos.

E o que fica no presente? Apenas o prazer (de quem o admira) de vê-lo de perto jogando alguns minutos. E é só. Propaganda enganosa ou marketing eficiente? Jardel, com certeza não tem culpa. Aliás, todos nós conhecemos sua história, inclusive seu atual momento. Sabemos que ele não é mais nem a sombra do mesmo goleador de outrora. Não adianta a torcida se iludir.

Entretanto, fazer o que ele fez diante do Palmeiras, foi ridículo. Entrou no último minuto e nem ao menos tocou na bola. Para que? Ora, pois, para pegar os holofotes da TV e mandar um abraço para a família e para o cantor Fagner no Ceará. Isso também é marketing pessoal, mas me perdooem, isso não é futebol.

             Foto: Raulino Neto

Jardel. Entrou mas nem tocou na bola.

LOST - 6° Temporada - 1° capítulo



Assisti ontem no AXN ao primeiro episódio da sexta e última temporada de LOST.
A quinta temporada havia terminado com Juliet explodindo uma bomba. Essa explosão teoricamente levaria os sobreviventes do vôo ao ponto de partida inicial, ou seja, para dentro do avião, de onde a vida deles seguiriam normalmente, sem a fatídica queda na ilha misteriosa.

De fato, LOST começou com Jack e os demais personagens dentro de um avião, que desta vez não caiu e seguiu seu rumo até o pouso em Los Angeles.

Paralelamente surgiram cenas com os mesmos personagens do avião em outra situação como se nada tivesse acontecido, ou pelo menos, voltaram ao tempo atual, já que alguns deles estavam no passado, no ano de 1977.

Na minha teoria, as cenas em que os personagens seguem suas vidas normalmente já são um indicativo do final do episódio, como se fosse um “Flashforward”, já mostrando imagens do futuro, ao mesmo tempo em que a saga continua no presente.

E os mistérios continuam, como mortos que ressuscitam, uma nova comunidade, um templo com fonte de água milagrosa e agora a saga do Mostro Sombra que pretende retornar à sua casa, provavelmente o templo.

Clique aqui para assistir

Posts anteriores