Cidadeverde.com

Brasil inicia cirurgias robóticas de fígado e pâncreas

As duas primeiras cirurgias de fígado e pâncreas na América Latina utilizando um robô mecânico controlado remotamente foram realizadas por médicos do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Os dois procedimentos foram feitos no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e coordenados por Marcel Autran Cesar Machado, professor livre-docente de cirurgia da FMUSP. Segundo ele, além de ser extremamente preciso e permitir visualizações tridimensionais, o robô elimina tremores e permite que o movimento seja escalonado. “O cirurgião pode realizar movimentos mais amplos e rápidos no robô e que se tornam mais lentos quando as pinças entram em contato com o órgão do paciente, diminuindo as chances de erros”, disse Autran.

Fonte: FAPESP

Uso do teclado pode determinar possíveis doenças

Se você usa mais a tecla "caps lock" e menos a barra de espaço, cuidado!. Segundo um estudo amerciano, este pode ser um dos primeiros indícios para indicar que você está doente. Um estudo conduzido por uma equipe de investigação da Universidade de Maryland, Batimore County (EUA), explica como é que se podem detectar sinais de doença através da maneira como utilizamos o computador.

O trabalho, publicado no «International Journal of Human-Computer Studies» – contribui para ajudar a perceber os primeiros sinais relacionados com a possibilidade do surgimento problemas cognitivos ou de doenças degenerativas, como Alzeimer.

Segundo a equipe, estes indícios são detectáveis pela forma como usamos softwares, pois as variações denunciam determinados padrões em cada utilizador. Estes avisos, sobre uma condição cognitiva disfuncional, permitem fazer um diagnóstico avançado e assim, avançar com o tratamento a tempo de evitar ou adiar danos mais sérios.

Como é que se pode reconhecer estes sinais? Os cientistas sabem que cada pessoa tecla com um ritmo distinto e, ao longo do tempo, com mais rapidez; no entanto, pode mudar se estiverem temporariamente sob stress.

Vídeo feito com lego

1,500 horas de trabalho movendo peças de Lego - foi o que fez Tomas Redigh para produzir um clipe que homenageia os games clássicos - Tetris, Pong, Pac Man etc.

Time to go! Pra dormir enquanto o PC executa uma tarefa chata

Time To Go é um software que tem como objetivo encerrar do PC de forma fácil com contagem de tempo. Serve para aquelas pessoas que querem ir dormir mais cedo, mas deixar o scan do antivírus trabalhando, ou aquela desfragmentação que já não fazem há muito tempo...
Serve até mesmo para controlar o tempo de uma pessoa em em frente ao computador!
O melhor..É Free.

Sugestão para chá das cinco

A idéia é um design alemão...
E ai vem a pergutan clássica..
Como eh que eu não pensei nisso antes...


A última do japonês

Quem disse que tecnologia só tem a ver com computadores? Os japas também queimam pestanas para desenvolverem coisas mais práticas (não sei se usáveis) do dia-a-dia. Por exemplo, um guarda-chuva no piloto automático..que deixa as mãos livres..
 

Posts anteriores