Cidadeverde.com

Maternidade: Banco de Leite tem com doações abaixo da média

Imprimir
O Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa trabalha com doações abaixo da média. Para atender à demanda com folga, seriam necessários dez litros de leite humano por dia. Em média, as doações não chegam a 50% da esperada e estacionam quase sempre nos quatro litros diários. Por isso, é necessária a conscientização das mamães para que essa realidade mude.

“Nós lidamos com uma parte muito frágil, que são os bebês prematuros, e isso envolve todo o contexto familiar. Hoje, o Banco de Leite se alia à UTI Neonatal desde o nascimento do bebê. O leite humano é muito mais que um alimento, ele tem um componente funcional muito forte. O leite humano em UTI é fundamental para a sobrevida, aliado a isso uma campanha sistemática para aumentar as doações”, afirma Vanessa Paz, supervisora do Banco de Leite.

O local passou por uma reforma no fim do ano passado e ganhou instalações e equipamentos totalmente novos. “Para a nossa demanda o ideal seria uma coleta diária de dez litros, mas conseguimos em média 4 litros. Ocasionalmente conseguimos 7 litros, aí comemoramos, mas tem permanecido essa faixa de 4 litros”, alerta a supervisora.


Por dia, cerca de 5% dos partos realizados na Maternidade Dona Evangelina Rosa são de bebês prematuros, ou seja, a demanda por leite humano só cresce. Para chegar até ao recém-nascido, o leite doado passa por uma série de etapas. “Começa com a sensibilização da mãe, ela faz a coleta em casa, quando chega vai para análise sensorial da embalagem, depois ele é degelado e vai para o processamento, depois pasteurização e vai para análise de microorganismos. Levamos 48h para fazer a leitura do leite. Por isso, a necessidade de uma coleta maior”, explica.

A Larissa Natiele é uma das mães doadoras do banco de leite. Mãe do pequeno Herick Gabriel, de 5 meses de vida, ela conta que precisou de leite humano para salvar a vida do filho, que teve problemas de saúde ao nascer. “Ele ficou internado quando nasceu. Acho muito boa essa iniciativa. Meu filho precisou e foi ajudado muito na sua recuperação”, conta a mãe, que hoje se orgulha da saúde do filho.

Larissa faz doações semanais. A coleta é feita por ela em casa e a equipe do banco de leite vai buscar em sua casa. Para se tornar uma doadora de leite humano é só entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa, ligando para 0800 280 2522 ou 3228 2022 e receber as orientações da equipe.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais