Cidadeverde.com

Maternidades de Teresina oferecem testes do coraçãozinho e linguinha

Imprimir

As maternidades da Prefeitura de Teresina melhoraram o atendimento aos bebês visando o diagnóstico precoce de possíveis doenças com a realização do teste do pezinho e da orelhinha em 100% dos recém-nascidos e mais recentemente também já estão sendo realizados os testes do coraçãozinho e da linguinha, sendo este último feito por fonoaudióloga.

 A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Fátima Garcêz, destaca que as ações contemplam o atendimento aos bebês e às gestantes. “ Temos equipes que planejam, monitoram e avaliam as ações mensalmente com metas estabelecidas pelo Programa Rede Cegonha que desenvolve atividades específicas para as gestantes e bebês. Para avaliar a eficácia das ações acontecem reuniões mensais com os integrantes do Grupo Condutor Municipal e com o Fórum Estadual da Rede Cegonha”, diz.
 
Sobre o teste da linguinha nos recém-nascidos é para verificar se existe alguma alteração no frênulo, que é a membrana que liga a língua à parte inferior da boca. Quando existe o problema também é denominado de “língua presa”.
 
"O bebê com "língua presa" tem dificuldade de sugar o peito no ato da amamentação", destaca a diretora de Assistência Hospitalar da FHT, Jesus Mousinho.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais