Cidadeverde.com

Maternidades de Teresina são abastecidas com doses da vacina BCG

Imprimir

A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em virtude de problemas na produção e redução do quantitativo da vacina BCG, fornecido pelo Laboratório produtor Fundação Ataulpho de Paiva – FAP, tem priorizado as maternidades da cidade para a distribuição de doses da vacina. Na última semana, chegaram 1.100 doses no Estado.

 
“Solicitamos seis mil doses, no entanto recebemos apenas 1.100. Desse número de doses fizemos a distribuição nas cinco maternidades públicas da capital, que são a Dona Evangelina Rosa, Wall Ferraz, Promorar, Buenos Aires e Satélite. Concentramos essa vacina nesses lugares por ser onde existe a maior demanda”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.
 
A vacina BCG é dada aos recém-nascidos para prevenir a tuberculose. De acordo com a coordenação geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, as vacinas estão em análise no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e, tão logo sejam liberadas e encaminhadas, será normalizada a distribuição.
 
“A orientação que estamos seguindo é que enquanto não regulariza a distribuição, a prioridade de abastecimento da vacina deve ser nas maternidades, além de solicitar aos profissionais a utilização de maneira mais racional possível. Lembramos que embora a vacina BCG deva ser administrada preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, a mesma pode ser administrada em crianças na rotina até quatro anos, 11 meses e 29 dias”, acrescentou Amariles Borba.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais