Cidadeverde.com

Médicos irão ao MPF e questionam contratação de entidade para gerir UPA

Imprimir

Wilson Filho/Cidade Verde

A presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), Lúcia Santos, afirmou que a entidade irá se reunir na próxima sexta-feira (31) com o Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) para tentar reverter a contratação de uma organização social para administrar unidades de saúde em Teresina (PI).

Por 19 votos a 9, a Câmara Municipal aprovou o projeto da Prefeitura que contrata a associação Reabilitar para administrar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença e ainda três unidades básicas de saúde. 

Lúcia Santos disse que já havia uma recomendação do Ministério Público Estadual para que a contratação da organização social não fosse efetivada, o que pode reforçar o pedido da categoria para que a medida não seja sancionada. 

"Vamos entrar com ação civil pública. Já havia uma recomendação do Ministério Público Estadual para que voltassem atrás porque a contratação era ilegal", disse a sindicalista. Entidades de profissionais da área de saúde defendem a contratação dos mesmos pela própria prefeitura.

A Prefeitura de Teresina alega que está próxima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal nos gastos com funcionalismo, não podendo efetuar novas contratações de servidores no momento. 

Vereadora contesta projeto
A vereadora Teresa Britto (PV) afirmou que quando o prefeito Firmino Filho pediu que o projeto saisse de pauta no ano passado, acreditava que ele não voltaria mais.

"Eu entendo que o ideal é reforçar a estrutura e o pessoal da secretaria municipal de saúde. A aprovação é uma prova da incapacidade do poder público. Temos vários profissionais concursados e o quadro da saúde está bom. Bastaria um remanejamento para que a UPA viesse a funcionar", afirmou. 

Segundo a parlamentar, os custos com a contratação da associação Reabilitar serão 25% maiores do que se fossem chamados os aprovados no concurso. 

Carlos Lustosa Filho (flash)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais