Cidadeverde.com

Melissa Gurgel, a Miss Brasil 2014, para o Cristo Redentor

Imprimir

A cearense Melissa Gurgel, eleita no último sábado a Miss Brasil 2014, visitou o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 1º. Em sua primeira visia à Cidade Maravilhosa, Melissa se encantou com a paisagem. "Essa é a primeira vez que venho ao Rio de Janeiro. Cheguei ontem de madrugada e vou embora amanhã. Tive pouco tempo para aproveitar a cidade mas já percebi que a cidade é maravilhosa mesmo. Vi bastante coisa da janela do hotel, o mar, as ruas... tudo é muito bonito".

Preconceito na web

O primeiro dia de atividades de Melissa Gurgel com a faixa de Miss Brasil 2014 foi marcado por uma polêmica. Na segunda-feira, 29, a cearense teve que lidar com comentários preconceituosos que surgiram nas redes sociais, referindo-se ao seu sotaque e à origem nordestina. "Miss Ceará ganhou o Miss Brasil e eu aqui achando que no Ceará só tinha gente feia", escreveu um internauta. Outros foram mais agressivos e escreveram "Miss Ceará: bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível" e "Lembrem de deixar a TV no mudo quando a Miss Ceará for dar a palestra dela no Miss Brasil do ano que vem."

Em conversa com o EGO, ela disse que não esperava que isso pudesse acontecer. "Não imaginei que as pessoas fossem levar a escolha de uma miss nordestina para esse lado. Então, no momento em que fui coroada só pensava na conquista do título, de ter vencido o concurso. O meu sonho era esse, então não pensava no que poderia acontecer depois", declarou.

Apesar dos comentários preonceituosos, Melissa tem recebido apoio de bastante gente: "Tenho recebido o carinho não só das pessoas ao meu redor, como minha família e amigos, mas também de pessoas que eu não conheço. Aqui mesmo perto do hotel, uma moça parou, me reconheceu e me deu força. Disse para mim que não aprovava esse preconteito. E eu acho que isso é uma coisa tão ultrapassada, porque o Brasil é uma mistura de etnias. Deveríamos ter amadurecido e entendido que o preconceito não leva ninguém a lugar algum. Muito pelo contrário: se queremos mostrar como o nosso país é belo lá fora, é preciso ser um país mais unido."

Advogado quer justiça

O presidente interino da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Ricardo Bacelar, acredita que a justiça será feita após identificar os perfis em redes sociais com mensagens ofensivas contra a cearense Melissa Gurgel, eleita Miss Brasil no domingo, 28. Segundo o advogado, ele está defendendo o direito coletivo do cearense. “Não estamos representando só a Miss Brasil, estamos lutando pela honra do povo cearense”, afirmou ele, em conversa com o EGO, nesta quarta-feira, 1º.

Bacelar ainda diz que o fato de as mensagens terem sido apagadas das redes sociais não isenta os autores. “As pessoas criam a ilusão que não serão descobertas após deletar as postagens. A Polícia Federal tem formas de identificar o IP das máquinas e dos celulares para aplicar a lei. O caso já foi encaminhado para o Ministério Público Federal”.

Caso a denúncia seja comprovada, fica configurado crime de racismo e incitação ao racismo, cuja pena varia de dois a cinco anos de prisão. “O conceito de racismo não se restringe apenas a raça. Sob ponto de vista legal, podemos atribuir um grupo de pessoas que tem entre si uma característica em comum. É o mesmo caso dos nordestinos, indígenas, etc”.

A assessoria de imprensa do Ministério Público Federal no Ceará informou que recebeu a representação sobre o caso da OAB-CE na última terça-feira, 1, e que o órgão do governo está avaliando o caso. Ainda de acordo com o MPF, todas as frases e perfis levantados foi uma apuração da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará.

Fonte: Ego

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais