Cidadeverde.com

Membro da APL defende tombamento do Cruzeiro do rio Poti

Imprimir

O Cruzeiro que fica localizado na avenida Frei Serafim, na cabeçeira da ponte Juscelino Kubitschek, poderá ser tombado. O escritor Nildomar da Silveira Soares teve sua solicitação aprovada pelos membros da Academia Piauiense de Letras e será encaminhada ao prefeito Firmino Filho.

O monumento foi erguido na época da construção da igreja de São Benedito, em 1861, por Frei Serafim. O Cruzeiro simbolizava a fé das pessoas que trabalhavam na construção da igreja, como forma de transferir forças para o grupo. O trabalho era árduo e o grupo tinha que transpor uma ribanceira de 90 metros de altura.

A cruz original, de madeira, foi deteriorada pelo tempo e, em 1928, os frades capuchinhos colocaram uma nova, que também sofreu desgastes. Na década de 70, foi erguida uma de concreto, cravada sobre um pedestal.

"O nosso Cruzeiro dá uma nota religiosa à avenida que continua sendo, na cidade, de uma beleza singular. No Cruzeiro, penitentes rezavam e acendiam velas, escreviam promessas a lápis e colocavam ex-votos de madeira, toscas reproduções de cabeças, pernas, braços, mãos na lembrança das graças que obtiveram. Lembro-me das promessas feitas e cumpridas, anualmente, por minha mãe, ao levar os filhos até àquele símbolo religioso para agradecer a Deus as aprovações nos estudos", conta Nildomar.

Recentemente, o prefeito Firmino Filho assinou o decreto de tombamento dos dobres da igreja de São Benedito.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais