Cidadeverde.com

Metade dos açudes do Piauí trabalha com menos de 10% da capacidade

Imprimir
  • seca_2.jpg Raoni Barbosa
  • seca_1.jpg Raoni Barbosa
  • seca_.jpg Raoni Barbosa

Relatório atualizado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) aponta que mais da metade dos açudes do Piauí operam com menos de 10% da capacidade, segundo revelou no Notícia da Manhã desta sexta-feira (21) a secretária estadual da Defesa Civil, Simone Pereira.

De acordo com a gestora, nem mesmo as chuvas ocorridas nos últimos dias em praticamente todo o estado foram suficientes para amenizar a problemática da seca no Piauí. "Essas chuvas são pontuais e ainda não foi caracterizado o período chuvoso. A situação continua grave", comentou Simone Pereira.

Na quarta-feira (19), o Governo do Estado declarou situação de emergência em 201 municípios piauienses por causa dos graves efeitos da estiagem. O decreto prevê estado de anormalidade durante um período de 180 dias.

A seca traz prejuízos, mas as chuvas também exigem cuidados. Em Betânia do Piauí, distante 500 quilômetros de Teresina, a rodovia PI 459 foi cortada por causa da ação das águas. O município está isolado e já decretou situação de emergência. A Defesa Civil espera contornar o problema em breve.

"Estive reunida com o prefeito (José Filho) ontem. e terei uma reunião com o governador Zé Filho nesta sexta-feira. Na terça já estarei lá com plano detalhado sobre o que fazer. Até quinta-feira já estaremos prontos para dar uma resposta", informou Simone Pereira.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais