Cidadeverde.com

Ministro condena 'enciclopedismo raso' e diz que a vez é do Nordeste

Imprimir
  • mangabeira-unger-piaui-7.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • mangabeira-unger-piaui-6.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • mangabeira-unger-piaui-5.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • mangabeira-unger-piaui-4.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • mangabeira-unger-piaui-3.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde

O ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, declarou em entrevista coletiva nesta quinta-feira(16) que o Nordeste será a vanguarda dos novos investimentos do governo federal. Os focos serão os pequenos e médios empreendedores e uma mudança total no modelo de ensino básico. O ministro escolheu o Piauí para iniciar uma agenda de visitas a todos os Estados nordestinos.

Mangabeira declarou que todo o país vive um novo momento e, por isso, uma revolução precisa acontecer. Segundo ele, dois focos serão prioridade: a concessão de benefícios a pequenos e médios empreendedores, incluindo os do semiárido, assim como a reformulação total do atual modelo de educação básica.

“O que existe hoje na educação brasileira é o ensino baseado na decoreba e no 'enciclopedismo raso'. Queremos implantar um modelo capacitador, que garanta aos alunos uma capacidade de interpretar, não apenas reproduzir conteúdos. O governo federal acredita que o nordeste oferece as potencialidades para darmos início a essas mudanças", explicou. 

O governador Wellington Dias, que participou da entrevista, garantiu que as mudanças não irão gerar mais gastos ao governo federal que, segundo ele, "busca no momento um ajuste fiscal". De acordo com o chefe do executivo estadual, a mudança será apenas no foco do investimento. 

"Não haverá um incremento nos custos, apenas uma mudança de modelo, da forma como o investimento acontecerá. Hoje, o poder público é responsável, no Piauí, por 80% dos alunos que estão estudando. Apenas 20% está no setor privado. Por isso, é preciso uma modernização de áreas", destacou. 

O ministro esteve reunido pela manhã com o governador e com secretários do estado. À tarde, os gestores das pastas estaduais deverão comparecer a uma palestra que será realizada por Mangabeira. O tema serão os focos do governo federal e a forma de cooperação dos estados nesse novo modelo estratégico.  

Maria Romero 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais