Cidadeverde.com

Ministro da Aviação garante a Wellington sete aeroportos regionais no Piauí

Imprimir

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, garantiu hoje (14), durante audiência com o governador Wellington Dias em Brasília, que o estado, através do Programa Nacional de Aviação Regional será contemplado com sete aeroportos regionais. O investimento estimado é de R$ 159 milhões. 


Audiência com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha

Eliseu Padilha garantiu total integração com as instituições envolvidas e reafirmou o subsídio para 50% das passagens aéreas. "Isso vai popularizar  o acesso ao transporte aéreo no Piauí, viabilizando bilhetes a preço de passagens de ônibus", declarou o governador.

O secretário de Transportes do Piauí, Guilhermano Pires, foi autorizado a solucionar pequenas demandas nos aeroportos de Floriano e São Raimundo Nonato, que serão priorizados e já estão em processo de homologação. Esses aeroportos possuem capacidade para receber voos de aeronaves modelo A319.

O governador apresentou uma proposta de Parceria Publico-Privada (PPP) para a construção do novo aeroporto de Teresina. "Foi uma proposta bem acolhida pelo ministro Eliseu Padilha. O Estado fica autorizado para iniciar as conversas e provocar o Ministério, o que vai garantir celeridade a esse importante investimento", informou a senadora Regina Sousa.

Hidrovia

Ainda em Brasília, o governador solicitou durante audiência com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, a inclusão da hidrovia Meio Norte no Programa de Aceleração do Crescimento PAC 3. Estudos homologados pelo governo e realizados pela Secretaria de Transportes do Piauí e Ministério apontam uma área navegável na bacia do Rio Parnaíba que vai do município de Santa Filomena à capital, totalizando cerca de 630 km.

Outro pleito foi com relação a participação da União nos recursos para a execução das obras de alargamento das BRs 316 (Teresina a Picos) e 343 (Teresina a Campo Maior). "Não é justo o Estado fazer um empréstimo para executar uma obra que já está nas prioridades do governo federal", explicou o governador, que estava acompanhado do secretário Guilhermano Pires e da senadora Regina Sousa (PT).


 Audiência com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues (Fotos: Élio Sales)

O governador também propôs a formalização de uma Parceria Público-Privada para a ligação da Ferrovia Transnordestina com a Ferrovia Meio Norte (de Luís Correia a Simplício Mendes).  

"Na próxima terça-feira, o ministro se reunirá com a presidente Dilma Rousseff em busca de autorização para viabilizar esses investimentos no Piauí", declarou a senadora Regina Sousa.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Wellington