Cidadeverde.com

Missa em Teresina celebra os 90 anos do Arcebispo Dom Miguel Câmara

Imprimir
  • galeriamissa01.jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • galeriamissa02.jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • galeriamissa03.jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • galeriamissa04.jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • galeriamissa05.jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • galeriamissa06.jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • galeriamissa07.jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • galeriamissa08.jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • galeriamissa09.jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com
  • galeriamissa10.jpg Thiago Amaral/CidadeVerde.com

Uma missa em comemoração aos 90 anos do Arcebispo Emérito Dom Miguel Câmara, que foi arcebispo de Teresina durante 16 anos, foi realizada na manhã deste sábado(11). O vigário geral Toni Batista é quem celebra o momento. Está presente todo o clero do Piauí, assim como bispos e arcebispos que já estiveram à frente da Arquidiocese de Teresina.

Dom Miguel afirmou não acreditar que está chegando aos 90 anos. "Só tenho a agradecer a Deus porque ele ter me permitido viver tnato tempo", declarou. 

O vigário geral Toni Batista enaltece em todos os momentos o nome do aniversariante. “Dom Miguel nasceu em Teresina e continuará sempre fazendo o bem em Teresina”, declarou ele durante a comemoração.

O prefeito Firmino Filho, o senador Elmano Férrer, a vice-governadora Margarete Coelho, a secretária estadual de infraestrutura Janaína Marques e as vereadoras Teresa Britto e Cida Santiago também marcam presença.

Firmino Filho disse que era um momento de grande alegria poder comemorar tantos anos de vida de Dom Miguel. "Ele foi exemplo de humildade, de caridade e de solidariedade, não só na vida de evangelização, mas na vida social", elogiou.

A comemoração ocorreu na Igreja Catedral de Nossa Senhora Das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro da capital.

Dom Miguel Câmara

Miguel Fenelon Câmara Filho nasceu no dia 4 de abril de 1926, em Quixeramobim, município do Ceará. Desde menino já queria ser padre e com apenas 12 anos ingressou no Seminário Menor de Fortaleza ordenando-se ao sacerdócio aos 23 anos, em 8 de dezembro de 1948. Estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Fez pós-graduação em Roma, cursando Ciências Sociais na Universidade Gregoriana; e na Universidade Pro Deo, fez especialização em Ação Social e Opinião Pública.
 
Embora de origem cearense, revela grande amor ao Piauí, especialmente por Teresina. Foi padre no Ceará, atuando em paróquias do interior. Além de professor do Seminário Maior de Fortaleza, Bispo auxiliar da capital cearense e Arcebispo de Maceió. Nessas funções, dedicou a maior parte do seu tempo como homem consagrado.
 
Chegou a Teresina no ano de 1984 e tomou posse como arcebispo metropolitano em 6 de janeiro de 1985, desde então esteve à frente da Arquidiocese por 16 anos. Ao longo destes anos criou várias pastorais sociais como o primeiro Vicariato das Comunicações Sociais do Brasil com a finalidade de promover, articular e integrar os serviços de comunicação no âmbito de Igreja local.

 

Flash de Lyza Freitas
Redação Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: