Cidadeverde.com

A vez do Oriente

 

Ao contrário do que muitos pensam, o japonismo, não é uma tendência inspirada no Japão! Está relacionado, mas o nome vem do movimento criado por estilistas japoneses nos anos 80 e encabeçado por Yohji Yamamoto, Rei Kawakubo e Issey Miyake. 


A estética revolucionou a moda extravagante e ultrafeminina na época. O japonismo foi inspiração para muitas marcas internacionais como Chloé, Céline, Givenchy, que apresentaram suas coleções em Paris na última temporada de moda, além de outras que já vinham bebendo dessa fonte como Salvatore Ferragamo, Gucci, Marc Jacobs, Marni, Carven e Hervé Leger.  


Os japonistas impuseram um estilo urbano, genderless (sem definicação de masculino e feminino), com cores neutras com predominância do preto, e cheio de volumes que apagavam as linhas do corpo para criar uma nova silhueta. A diferença para o momento atual é que o japonismo foi traduzido para ago mais leve e mais atual. 


Como falei lá em cima, algumas gtifes já vinham trazendo esse toque oriental à moda com muitas referências adaptadas em várias trends a exemplo dos kimonos, estampas com motivos orientais e modelagem elegante. 

 


As principais características do Japonismo são peças com shapes retos, mais rígidas, looks monocromáticos, peças oversized, cintura marcada e o ar moderno. 
Algumas dicas para usar essa tendencia é investir em peças com modelagem ampla, reta e confortável. Um peça que pode ajudar a compro looks assim é a pantacourt. 

Marque a  cintura. Você pode usar o kimono fechado, por exemplo, com cinto ou adaptar camisas e blusas comuns com um obi (aquela faixa larga que as gueixas usam). Invista em acessórios e no sapato para compor um look todo moderninho. Não gosta da ideia do kimono? invista em peças mais neutras com cintura marcada. Fica chique. 


E se você adora uma peça oversized (tamanho maior) como eu, pode abusar das roupas mais largas. Lembrando de manter a proporção sempre. Se usar uma blusa/jaqueta/colete mais largo, marque a contiura e mantenha o que está por baixo mais neutro. Vestidos também são uma ótima opção, porque sao femininos e os com modelagem mais larga ficam super modernos.