Cidadeverde.com

Monitoramento da Febre do Nilo continua em Aroeiras do Itaim

Imprimir

Técnicos do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado e do município de Picos continuam em Aroeiras do Itaim realizando monitoramento em aves da região em busca do vírus causador da Febre do Nilo. A investigação ocorre após as autoridades em saúde confirmarem que um agricultor da região foi a primeira vítima da doença no país. O vírus já havia sido encontrado em galinhas no município. A equipe da TV Cidade Verde acompanhou o trabalho das equipes.

O ponto de apoio foi instalado na comunidade Barro Branco, a menos de 2 quilômetros de Aroeiras do Itaim. "Estamos com o cuidado de obedecer os critérios da biossegurança para que a gente possa trabalhar dentro de uma segurança e não possa se contaminar", disse Francisco Lisboa, técnico da coordenação regional de saúde de Picos.

Enquanto as equipes trabalham, seu Francisco Raimundo de Lima faz reabilitação para voltar a andar, após se curar da doença. Vaqueiro, ele conta que sentiu febre e dor de cabeça. "Eu passei uma semana dando febre e com a cabeça doendo. Não foi nada que comi e não sei se foi mosquito. Só sei que passei a semana dando febre", declarou.

O vírus que provoca a febre do Nilo foi identificado em Uganda, em 1937, e causa febre, dor de cabeça e, eventualmente, até problemas neurológicos. Só as aves transmitem a doença para o mosquito, e este retransmite para pessoas, animais e outras aves. "Ele estava tirando leite de uma vaca, quando virou e caiu", relata Maria Martina, mãe do vaqueiro.

Com informações da TV Cidade Verde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais