Cidadeverde.com

Mostra inicia hoje com filme sobre Ditadura e terá candidato ao Oscar

Imprimir

A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul começa em Teresina nesta segunda-feira (17), às 20h no Teatro do Boi. O evento é gratuito e tem como tema em 2014, os 50 anos da golpe militar, além de abordar outras temáticas como o enfrentamento à homofobia, questões culturais e territoriais da população indígena, diretos da pessoa com deficiência, entre outros. As sessões serão: “Mostra Competitiva”, “Mostra Cinema e Verdade”, “Mostra Homenagem Lúcia Murat” e “Sessão Inventar com a Diferença”.

Na première será exibido o filme-documentário “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat, homenageada do evento. O filme de 1989 traz depoimentos de mulheres que, como a própria cineasta, foram torturadas durante a ditadura, e a personagem interpretada por Irene Ravache, que personifica todas as mulheres presas políticas brasileiras que viveram situações de tortura. Murat esteve envolvida com os movimentos políticos de resistência ao golpe, foi presa em 1971, e levou suas experiências para as telas do cinema com o fim da ditadura, após 1985.

 

 

Na terça-feira (18), a Mostra Competitiva começa com a exibição de “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, filme brasileiro que foi indicado pelo Brasil para concorrer à disputa do Oscar. A história gira em torno de Leo, um adolescente cego que está em busca de seu lugar e deseja ser mais independente, ao mesmo tempo em que tem que lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio, mas a chegada de um novo aluno na escola, lhe desperta sentimentos e fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.

 

 

 

 

Entre outros títulos que serão exibidos em Teresina estão “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho, e “Setenta”, de Emilia Silveira Brasil. As grandes novidades de 2014 são a incorporação de países para além da América do Sul, como, como Egito e Jordânia e a inclusão da “Sessão Inventar com a Diferença”. A “Mostra Competitiva”, com 24 longas, médias e curtas-metragens, continua sendo destaque na programação.

 

Veja a programação completa aqui. 

 

Com entrada franca, a 9ª Mostra exibe as películas com sistema closed caption e sessões voltadas para pessoas com deficiência visual, exibidas com audiodescrição. A realização é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Fundação Euclides da Cunha, além de patrocínio da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No Piauí apoiam o evento a TV Cidade Verde, B&T Audiovisual, Instituto Comradio, OAB, Prefeitura Teresina e Sest/Senat.

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais