Cidadeverde.com

MPT/PI aposenta canetas e papel e tramitação de processos será digital

Imprimir

O Ministério Público do Trabalho no Piauí passa a contar, a partir da próxima segunda-feira (22) com 100% eletrônica para tramitação de processos. Além de economia, a iniciativa tem por objetivo dar celeridade e transparência à Justiça do Trabalho.

“A partir de agora tudo vai tramitar através da internet desde recebimento da denúncia até decisão final. É claro que a única exceção será dos processos que correm em segredo de justiça”, explica o procurador-geral substituto, Ednaldo Brito.

Procuradores, juízes e as partes envolvidas poderão ter acesso. Para tal, bastará acessa a página do Ministério Público do Trabalho na internet e realizar cadastro e credenciamento. Todos os trâmites poderão ser acompanhados através da internet. 

“Além de economia, o projeto mostra uma evolução importante do ponto de vista ambiental. Isso também representa maior transparência já que o público externo vai poder efetuar consulta sem precisar vir a sede do Ministério”, conta o gestor.

O projeto já está sendo desenvolvido há cerca de dois anos. A nova plataforma também vai permitir juízes, advogados e procurados utilizem certificação digital, aposentando o uso das canetas para assinar medidas. 

“O próximo passo é a integração com Processo Digital Eletrônico. Nossa etapa futura é buscar a integração com todas as instancias do poder judiciário. Isso dará maior celeridade a justiça no Piauí e no Brasil”, analisa Ednaldo Brito. 

Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais