Cidadeverde.com

Mulher que deu à luz em ponto de mototáxi passa bem na maternidade

Imprimir

Atualizada às 14h42

O diretor da Maternidade, José Araújo Brito, informou na tarde desta quarta-feira que a paciente está sendo atendida bem na unidade de saúde como todas as outras pacientes. Disse ainda que, mesmo ainda não tendo sido transferida para um quarto, Adriana Ferreira foi acomodada em uma maca e passa bem. "Ela está em um local confortável, uma maca com colchão", declarou.

Atualizada às 11h34


Adriana deu à luz em frente ao HUT e foi encaminhada à Maternidade Evangelina Rosa

A Maternidade Dona Evangelina Rosa informou que a mulher que deu à luz em em um ponto de mototáxi em frente ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) na manhã desta quarta-feira (18) passa bem e está no centro obstétrico à espera de uma vaga no alojamento da unidade de saúde.

Adriana Ferreira dos Santos, de 32 anos, chegou ao ponto de mototáxi por volta das 5h40. Cerca de 40 minutos depois, com o auxílio de outros profissionais do HUT e observada por dezenas de curiosos, Adriana deu à luz a uma menina. A chegada da pequena foi aplaudida pelos populares.

O diretor da maternidade, José Araújo Brito, disse que o bebê passa bem e nasceu pesando 3,385 kg. Foram feitos todos os procedimentos.

No relatório do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), a ambulância foi chamada por volta das 6h18 e chegou ao local às 6h25. Quando estacionou em frente ao ponto de mototáxi, o parto já tinha acontecido, mas a placenta ainda precisava ser retirada. Encaminhada à Maternidade Evangelina Rosa, Adriana foi direto para o centro obstétrico fazer a revisão do canal do parto.

José Araújo Brito contou que esta é a quinta gravidez de Adriana e que ela já teve um aborto.

Maternidade lotada

Após ser atendida, Adriana aguarda uma vaga com mais oito pacientes. O diretor José Araújo Brito disse que a Evangelina Rosa hoje tem 223 leitos. Destas, 100 são destinadas para pacientes mães que fizeram partos normais ou cesárias. Os outros são divididos entre pacientes com problemas na gravidez (48), UTI Materno (8), UTI Neo-Natal (20), Unidade de Cuidado Intermediário (20), Canguru (27) e Espaço Acolher (5).

O diretor da Evangelina Rosa confirmou que a maternidade está lotada, principalmente por conta de pacientes do interior do Piauí e do Maranhão. "Enquanto as cidades do interior do Piauí não fizerem seus partos, enquanto o município de Timon não fizer seus partos, a maternidade vai viver nessa situação difícil".

José Araújo Brito afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está tentando resolver a problemática da falta de vagas e o alto índice de procura à maternidade. "Estamos encaminhando para as maternidades da Prefeitura os casos de gravidez de baixo risco. Às vezes, as maternidades da Prefeitura estão cheias e a Evangelina Rosa tem que receber".


Segundo a Maternidade Evangelina Rosa, a filha de Adriana nasceu com 3,385 kg

Flash de Yala Sena
Redação de Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais