Cidadeverde.com

Na véspera de Natal, SAMU reanima paciente com parada cardíaca

Imprimir

"Ganhei o meu presente de Natal". Foram essas as palavras da médica do SAMU, Virginian Lima, ao conseguir reverter, juntamente com a equipe de socorristas, o quadro da paciente L.M.S que teve parada cardíaca, nesta véspera de natal (24), no bairro Planalto Bela Vista, zona sul da capital.


Equipe do SAMU que fez o atendimento à vítima

O SAMU foi acionado através do 192 e o solicitante relatou que a paciente estava desmaiada em via pública. Foi então liberada ambulância de suporte básico que, ao chegar ao local, verificou que se tratava de vítima com parada cardiopulmonar. Na tentativa de salvá-la, a equipe iniciou o procedimento de reanimação, solicitando apoio de ambulância de suporte avançado.

Dra. Virginian Lima relembra os momentos iniciais do atendimento: "Tratava-se de uma paciente cardiopata, que antes já havia feito cateterismo. Ela estava em assistolia (sem ritmo elétrico), sem pulso, e nós mantivemos a massagem cardíaca, intubamos a paciente e aplicamos as drogas necessárias para reanimação. A paciente voltou em ritmo chocável e então foi desfibrilada (choque) por três vezes", conta.

Ela descreve ainda a emoção com o sucesso do procedimento: "Foi uma alegria geral! É muito bom colocarmos em prática o que recebemos no treinamento e é gratificante dar essa boa noticia para a família, em véspera de natal. Nós lutamos até o fim e conseguimos!". 

Herika Batista, técnica de enfermagem do SAMU, estava presente e, emocionada, comemora: “A emoção é grande, principalmente por estar em um momento de tanta aflição para o ser humano. O sentimento é de dever cumprido. Não posso deixar de agradecer a Deus em primeiro lugar e a todos os profissionais envolvidos”.

Para Herika, o trabalho em equipe foi fundamental para o resultado positivo: “Era uma paciente muito difícil de estabilizar, porque ela tinha histórico de complicações cardíacas. Mas o somatório do trabalho em conjunto das equipes deram o suporte necessário para a manutenção da vida da paciente”, conta.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Samu