Cidadeverde.com

Torneio Sub-21 vai definir vaga piauiense na Série D; Cesarino defende investimento na base

Em entrevista ao Acorda Piauí, da Rádio Cidade Verde, o presidente da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino Oliveira, defendeu o investimento dos clubes em categorias de base para que o esporte local volte a viver dias melhores. Como forma de estimular, ou até forçar as agremiações, um torneio Sub-21 valerá como seletiva para a Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem. 

O regulamento do Campeonato Piauiense 2017 já prevê que apenas o campeão terá vaga na Série D de 2018. A segunda vaga será destinada ao vencedor da Copa Piauí, torneio previsto para o segundo semestre e com a presença apenas de jogadores Sub-21. A competição também dará uma das vagas do estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019. 

Cesarino Oliveira lembrou nomes de jogadores como Jonas, hoje no Coritiba (PR), e Renê, do Flamengo, que começaram no futebol piauiense, para lamentar que os clubes locais tenham deixado de lado suas categorias de base. 

- Estamos realizando o Sub-19, vamos dar uma roupagem nova ao Sub-15 e Sub-17 e iremos fazer a competição do Sub-21 no segundo semestre, que dá uma vaga para a Série D do próximo ano. Para que exista uma obrigação que as equipes possam aproveitar o que está sendo feito agora, o Sub-19, e obrigatoriamente nós possamos ter esses atletas jogando. 

O presidente da FFP citou como exemplo o River, que tem contratado diversos jogadores de fora para competições nacionais e dos últimos anos e só manteve o volante Amarildo. O dirigente lembrou que taxas e outras despesas são pagas e esse investimento em futebol não é feito nos jogadores do estado. 

Ouça a íntegra da entrevista - Cesarino Oliveira fala sobre o assunto no final.