Cidadeverde.com

Atletismo do Piauí sonha com Pan e Mundial em 2017

  • atletismo-final.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-18.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-16.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-14.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-13.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-12.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-10.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-09.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-08.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-07.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-06.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-05.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-04.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-03.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-02.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde
  • atletismo-01.jpg Foto: Roberta Aline / Cidade Verde

Três jovens atletas do Piauí e um sonho em comum: competir fora do país em 2017. A promessa de ano novo de Letícia Lima e Franciele Cerqueira é treinar para conseguir vaga no Mundial Sub-18 de Atletismo, que será disputado em Nairobi, no Quênia. Genivânia Silva já se esforça para competir no Pan-Americano Sub-20, em Trujillo, no Peru. Os dois torneios acontecerão em julho. 

O sonho parece grande quando se fala em esporte piauiense, mas o técnico Nilson Sousa sabe que as possibilidades são reais. Letícia Lima, por exemplo, já correu os 400 metros no ano passado em 56 segundos cravados. Para ir ao Mundial, ela precisa reduzir esse tempo para 55seg38. 

- Ela tem 62 centésimos para melhorar. E isso a gente acredita que vai ser fácil. Obviamente que a gente não vai querer só o índice. Tem que correr melhor para ir para o Mundial, ser finalista e buscar medalha. O objetivo é sempre esse. 

Letícia Lima encabeça a lista de chances entre as atletas piauienses. Dona de três ouros no Norte-Nordeste Sub-16 e outros dois no Norte-Nordeste Sub-18, a corredora vai disputar provas em São Paulo, a partir de março, para tentar o índice. 

Franciele ganhou três medalhas no Norte-Nordeste Sub-18 do ano passado. Assim como Letícia, ela terá até 25 de junho para obter índice para o Mundial, que acontecerá no Quênia entre 12 e 16 de julho. Alcançar a marca de 11seg95 nos 100 metros rasos a dará o direito de embarcar para Nairobi. 

Quem também já iniciou os treinos em busca de índice é Genivânia Silva, que tentará marca para participar do Pan Sub-20, de 21 a 23 de julho, no Peru. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) exige tempo de 53seg47, até 9 de julho, para quem quiser integrar a seleção no evento nos 400 metros rasos. Genivânia foi campeã no Troféu Norte-Nordeste Adulto nessa prova.

Sarah Menezes é convocada pela primeira vez em nova categoria

Foto: Lara Monsores/CBJ

Sarah Menezes e Érika Miranda

Começou, de fato, a carreira de Sarah Menezes na categoria meio-leve, para atletas com até 52kg. Campeã olímpica entre os ligeiros (48kg), a judoca piauiense foi convocada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para a primeira o primeiro treinamento do ciclo que visa os Jogos de Tóquio, em 2020. 

O treinamento de campo acontecerá de 22 a 28 de janeiro, em Pindamonhangaba (SP). Primeiro a CBJ convocou os judocas que disputaram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado e outros atletas. Porém, os classificados da seletiva do próximo sábado (14) também serão chamados - o piauiense Stanley Torres está na disputa. 

A saída de Sarah Menezes abre vaga na categoria ligeiro para a paulista Nathália Brígida, que está entre as convocadas - a única na até 48kg.

A briga pela titularidade começa a se desenhar é justamente entre as meio-leves. Sarah Menezes subiu de peso, mas terá de competir com Érika Miranda, representante do Brasil nas duas últimas olimpíadas. 

Vale lembrar que nos mundiais o país pode classificar até duas judocas por categoria. O mesmo não ocorre na Olimpíada.

O treinamento já visa o Mundial 2017, que será em Budapeste, na Hungria, e a adaptação para as novas regras - como o fim do yuko. 

Veja a lista de convocados:

Nathália Brígida (48kg)
Érika Miranda (52kg)
Sarah Menezes (52kg)
Rafaela Silva (57kg)
Mariana Silva (63kg)
Maria Portela (70kg)
Mayra Aguiar (78kg)
Maria Suelen Altheman (+78kg) 

Felipe Kitadai (60kg)
Eric Takabatake (60kg)
Victor Penalber (81kg)
Leandro Guilheiro (81kg)
Tiago Camilo (90kg)
Eduardo Bettoni (90kg)
Luciano Corrêa (100kg)
Rafael Buzacarini (100kg)
Rafael Silva (+100kg)
David Moura (+100kg)

Olho neles: Juazeirense vence sexto amistoso antes de encarar o River

Foto: Look - Assessoria de Comunicação

 

Foi na tarde desta quarta-feira (11), no clássico da cidade do Norte da Bahia. A Juazeirense derrotou o Juazeiro por 2 a 1. Perdia no primeiro tempo e virou no segundo com gols de Jean e Coité. 

Atenção, Waldemar Lemos: a equipe que enfrentará o River na estreia na Copa do Nordeste, dia 26, em Teresina, entrou em campo com Tigre; Nem, Michael, Júnior Gaúcho e Marquinhos; Patrick, Waguinho, Capone e Everlan; Diego Ceará e Júnior Chicão.

O time do segundo tempo, que conseguiu a virada, foi formado por Tigre; Cafú, Emerson, Brás e Dudu; Jean, Alisson Guirra e Ávine; Coité, Sassá e Robert.

Não jogaram atacante Danilo Bala, com lesão muscular, e o volante Alisson Guirra, com dores no joelho. 

Desde o início da pré-temporada, em 19 de dezembro, a Juazeirense venceu todos os seis amistosos que disputou. Isso seria vantagem mesmo se os adversários dos outros jogos não tivessem sido combinados locais. Por outro lado, perder para equipes assim pegaria mal para o grupo do técnico Barbosinha. 

No próximo domingo, a Juazeirense vai enfrentar o Bahia de Feira de Santana. 

Clube anuncia reforços e mais um atleta olímpico para defender o Piauí em 2017

Flávio Florido/Exemplus/COB

O catarinense Ricardo de Souza foi anunciado como novo reforço do clube piauiense

O clube CT Piauí começou 2017 em busca de reforços para as competições de atletismo deste ano. Duas novidades já foram confirmadas pelo técnico Fernando Donatan, entre eles mais uma atleta olímpico que participou dos Jogos Rio 2016.

O catarinense Ricardo de Souza, 22 anos, foi titular da equipe brasileira finalista do revezamento 4x100m na última edição dos Jogos Olímpicos. 

Outro reforço anunciado é o velocista José Eduardo de Abreu Rodrigues, 21 anos, que defendeu recentemente Sorocaba (SP).

Os dois nomes se juntam a Luís Gabriel Pereira, Rodrigo Nascimento, Bruno Lins e José Carlos Moreira, o Codó - os dois últimos também estiveram nos Jogos Rio 2016.

Codó já voltou a treinar na pista da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os demais atletas de fora do estado poderão treinar em Teresina ou se manterem em suas cidades. 

O CT Piauí também pretende reforçar a equipe feminina. Já fez proposta para Cristiane Silva voltar a defender o estado. Também busca outras três atletas.

Mesmo com os reforços, Fernando Donatan afirma que 2017 será um ano importante para o CT Piauí e os outros clubes do estado priorizarem as categorias de base. O título inédito do Troféu Norte-Nordeste Sub-16 e o fato do estado ter vencido todas as provas de revezamento que disputou colocou o Piauí em outro patamar no esporte na região. 

- Aumentam as responsabilidades nossas de trabalhar pelo atletismo piauiense e manter o mesmo nível. Atingir o nível é fácil. Manter é mais complicado. 

Novos reforços chegam no Flamengo e Celso Teixeira estuda time titular

Fotos: Érica Paz/E.C.Flamengo

Américo e Chicão no seu primeiro dia de treinos

O Flamengo estreia dia 1º de fevereiro no Campeonato Piauiense e os reforços continuam a chegar. 

O zagueiro Chicão se apresentou na tarde desta quarta-feira (11), no clube das Classes Produtoras, começou a treinar e fez um discurso firme sobre a busca pelo título. 

- Jogador que vem para um grande clube do seu estado e não sonha em chegar para ser campeão, ele não tem de estar vestindo a camisa. Nosso objetivo é brigar pelo título com humildade. Respeitar os adversários, mas sempre buscar o título

Outro que chegou hoje foi o atacante Américo, que também iniciou os treinamentos e já conhecia alguns dos colegas de equipe. 

O goleiro Delone, que substitui Naylson, só desembarca em Teresina durante a noite. 

Com o plantel praticamente completo, o técnico Celso Teixeira agora começa a pensar na formação da equipe titular. O treinador disse que só irá marcar amistosos depois de avaliar a equipe. Para ele, é preciso não se precipitar e priorizar a parte física. 

Mas Teixeira está satisfeito com as peças disponíveis. Falou em jogar no 3-5-2, 4-4-2 ou até no 4-3-3. É esperar para ver. 

Cristiane Silva recusa propostas de São Paulo e pode voltar a defender atletismo do Piauí

Foto: Fábio Lima/Cidade Verde

De "férias" até domingo, quando retorna para o Rio de Janeiro (RJ), a corredora Cristiane Silva tem dividido o tempo entre treinos em Teresina (PI) e a família em Timon (MA). Em meio a isso, surgiu um convite flagrado pelo Cidadeverde.com na terça-feira (10). 

A atleta olímpica, integrante da equipe de revezamento 4x400m do Brasil nos Jogos do Rio de Janeiro, conversava com Fernando Donatan, do CT Piauí, na pista da Universidade Federal do Piauí (UFPI), quando a reportagem chegou ao local. 

Desde 2012 na Associação Pais e Amigos do Atletismo de Brusque (APAAB), Cristiane defende Santa Catarina nas competições nacionais. Mas a partir de fevereiro, caso as conversas avancem, ela poderá reforçar a equipe do CT Piauí. A resposta deve sair até o fim do mês.

A proposta permite que a atleta, patrocinada pela Marinha, continue morando no Rio de Janeiro, mas federada pelo Piauí e vinculada ao novo clube. 

Interesse a própria Cristiane deixou claro que existe.

- Sempre competi pelo Piauí, mas teve uma época que eu tive de sair, fui treinar em Uberlândia (MG) por falta de apoio. Não tinha como eu me manter para competições, estrutura. E hoje em dia tem uma pista boa para você treinar, surgiu o CT Piauí. Então estou pretendendo voltar para Teresina. 

Após a presença na Rio 2016, Cristiane Silva já recusou propostas do BM&F Atletismo e Pinheiros, ambos de São Paulo. 

Independente do clube, a especialista nos 400 metros rasos já traçou seus objetivos para o ano que se inicia. 

- Pretendo melhorar a minha marca de 52seg91, baixar esse tempo e ir para o Mundial de Revezamentos, correr bem o Troféu Brasil e fazer índice para o Mundial de Londres.

Reserva da equipe brasileira do revezamento 4x400m nos dois últimos mundiais, Cristiane Silva também quer dar mais um passo adiante. 

- Já fazem uns 4 anos que estou na seleção brasileira como reserva e minha meta é melhorar minha marca e ser titular.

Ano novo para Crislan: piauiense comemora retorno ao Braga

Foto: SC Braga

O ano novo começou com mudanças para o atacante piauiense Crislan, que voltou a defender o Braga, de Portugal.

Em julho de 2016, Crislan foi emprestado pelo Braga ao Tondela, também de Portugal. 

Depois de ser expulso em um jogo com o Estoril-Praia, em novembro, pegou duas partidas de suspensão. Não entrou mais em campo pelo Tondela. 

Do lado do Braga, outro cenário se desenhava. O time foi eliminado por uma equipe da segunda divisão na Taça de Portugal, além de ter ficado na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. 

José Peseiro deixou o barco e Jorge Simão assumiu a comissão técnica em dezembro. Dias depois, Crislan voltou a treinar no Braga. 

Ex-River, o atacante foi titular no empate sem gols com o Nacional, no último sábado (7) e já está relacionado para enfrentar o Marítimo, nesta quarta-feira (11), pela Taça da Liga. 

- Na troca de treinador pude ter uma nova oportunidade, apesar de não estar no meu 100%, mas dei meu melhor. E a cada dia vou melhorar mais e mais para fazer o melhor pelo clube e pelos meus amigos.

Pelo Campeonato Português, o próximo jogo do Braga será justamente contra o Tondela, na próxima segunda-feira (16). 

Fora do Flamengo e lesionado, Naylson ficará sem jogar por um mês

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

A lesão que fez o goleiro Naylson sair dos planos do Esporte Clube Flamengo deve deixar o jogador fora dos gramados por um mês. Nesta terça-feira (10), o Leão anunciou que o atleta desistiu do contrato e será substituído por Delone, ex-América (PE). 

Ao Cidadeverde.com, o ex-goleiro do River afirmou que a recuperação da contusão deve levar de 30 a 40 dias, mas ele quer voltar a treinar o quanto antes. 

- Machuquei meu joelho na minha confraternização no dia 28 de dezembro e conversei com o presidente que eu não iria (me apresentar) machucado. 

O Flamengo informou o desligamento com certo tom de insatisfação. A diretoria disse que colocou o departamento médico do clube a disposição do goleiro, além de ter pago uma antecipação salarial e comprado passagem aérea para a vinda dele ao Piauí. 

Futuro
Naylson disse ao Cidadeverde.com que não tem conversado com outros clubes. A prioridade é a recuperação da lesão. 

- Até o momento não tenho nenhum clube em vista. Estou apenas me tratando para voltar o mais rápido possível. 

O último clube de Naylson foi o Sampaio Corrêa (MA), defendido por ele na reta final da Série B do Brasileirão, em 2016, logo após ter deixado o River, onde foi campeão piauiense e vice da Série D do Campeonato Brasileiro. 

Lateral piauiense renova com o Santa Cruz

Foto: Antônio Melcop

De férias em Picos, o lateral piauiense Roberto Heuchayer confirmou ao Cidadeverde.com a renovação do seu contrato com o Santa Cruz (PE). O jogador viaja na noite de terça-feira para Recife. 

- Acertamos e devo me apresentar na quarta-feira. 

Com passagens pelo Bahia, Náutico (PE) e Atlético (PR), o jogador chegou ao Santa Cruz no ano passado e só na reta final da temporada ganhou espaço no time titular. Sem muitas chances de atuar para impedir o rebaixamento para a Série B, Roberto pretende agora ajudar o clube a voltar para a Série A. 

Roberto havia recusado a primeira proposta do Santa Cruz, mas clube e jogador chegaram a um acordo neste fim de semana, tanto para a renovação por um ano como para o pagamento dos salários atrasados. 

Enquanto resolvia a situação, o lateral treinava em Picos ao lado do volante Rômulo, do Spartak Moscou, que negocia sua saída do clube russo para assinar com o Flamengo. 

O Santa Cruz estreia na Copa do Nordeste no dia 26 de janeiro, fora de casa, contra o Campinense (PB), reeditando a decisão do torneio de 2016.

Federação antecipa início do Campeonato Piauiense e fará abertura com Picos e River


Dirigentes de Picos e da FFP em visita ao estádio Helvídio Nunes

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) antecipou o início do Campeonato Piauiense 2017 em um dia. A entidade pretende promover a abertura da competição com um jogo isolado entre Picos e River, dia 31, terça-feira, no estádio Helvídio Nunes. As outras partidas da primeira rodada continuam no dia 1º de fevereiro, conforme a tabela original

Além de dar destaque para o início do campeonato com um jogo único, a antecipação gera menos transtornos de agenda para o River, que terá de viajar para São Luís (MA), onde joga no sábado (4) com o Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste. 

O presidente da FFP, Cesarino Oliveira, e o diretor de competições, Robert Brown, visitaram Picos na semana passada e orientaram sobre as intervenções necessárias para o início do campeonato. Os clubes precisam enviar os laudos técnicos das praças esportivas até o dia 16 para liberação dos mesmos. Depois, será feita nova vistoria em cada local. 

Se algum estádio estiver sem condições, a partida poderá acontecer na mesma data prevista na tabela, mas com portões fechados ao público. 

Posts anteriores