Cidadeverde.com

River confirma classificação inédita no Nordestão; faltaram 4 gols para ser líder

  • jua-riv-07.jpg Foto: Victor Costa/River A.C.
  • jua-riv-06.jpg Foto: Victor Costa/River A.C.
  • jua-riv-05.jpg Foto: Victor Costa/River A.C.
  • jua-riv-04.jpg Foto: Victor Costa/River A.C.
  • jua-riv-03.jpg Foto: Victor Costa/River A.C.
  • jua-riv-02.jpg Foto: Victor Costa/River A.C.
  • jua-riv-01.jpg Foto: Victor Costa/River A.C.

O gol solitário de Tety garantiu o River nas quartas-de-final da Copa do Nordeste. O Galo piauiense derrotou a Juazeirense (BA), fora de casa, na noite desta quarta-feira (22), e se classificou em segundo lugar no Grupo C do torneio. 

Pelo mesmo Grupo C, o Sampaio Corrêa (MA) venceu o Sport (PE), em São Luís (MA), por 2 a 1. Os maranhenses se despediram do torneio, enquanto os pernambucanos, que já estavam classificados, terminou a chave na liderança. 

Desde a inclusão dos times do Piauí e Maranhão no torneio, em 2015, é a primeira vez que um clube desses estados passa de fase no Nordestão. O River é o único piauiense a disputar todas as edições, desde essa mudança. 

Pênalti defendido e gol da classificação
Com o atraso de mais de meia hora por conta da falta de energia no início da partida, o River sabia da derrota do Sport e que empataria em pontos com os pernambucanos em caso de vitória. Contudo, para assumir a liderança, o Galo precisava de uma vitória por cinco gols de diferença. 

Jogando um futebol que não empolgou, o time tricolor também não demonstrava sinais de que poderia golear os baianos. Ao contrário: sofreu com investidas da Juazeirense no primeiro tempo, a ponto de ser punido com um pênalti, defendido pelo goleiro Leandro. 

Parecendo desgastado com a sequência de jogos do Nordestão e Campeonato Piauiense, em especial pela semifinal do 1º Turno do Estadual, decidida na prorrogação, o River só reagiu no segundo tempo. Até que Tety marcou o gol da partida, aos 13 minutos. 

Classificados
Na manhã de sexta-feira (24), será realizado o sorteio dos confrontos das quartas-de-final, que acontecerão nos dias 29 de março e 2 de abril. Os oito classificados serão divididos em dois potes: um com os quatro melhores primeiros colocados e outro com o quinto primeiro colocado e os três melhores vice-líderes. 

No primeiro pote, ficaram Santa Cruz (PE), Bahia (BA), Sport (PE) e Vitória (BA). No outro pote, além do River, estão Sergipe (SE), Itabaiana (SE) e Campinense (PB). Os clubes do segundo pote farão o primeiro jogo em casa. 

Renê faz primeiro gol pelo Flamengo e homenageia futura filha

Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo

 

Renê não esperou muito a sequência de três jogos que terá como substituto de Trauco para mostrar serviço no Flamengo. O piauiense marcou um belo gol nesta quarta-feira (22), abrindo a vitória por 3 a 0 sobre o Bangu, pelo Campeonato Carioca. 

Na lateral esquerda, Renê substituiu o titular Trauco, convocado pela seleção peruana. O chute de fora da área ajudou o rubro-negro a garantir a classificação antecipada para as semifinais. 

- Sou um cara que gosto muito de chutar fora da área. Venho treinando aqui desde que cheguei no Flamengo, sei que a cobrança aqui para ser mais ofensivo é grande. 

Na comemoração, o jogador nascido em Picos colocou a bola debaixo da camisa. Uma referência à esposa, grávida de uma menina chamada Ester. 

- Graças a Deus, chutei forte e consegui fazer para a minha mulher e a minha filha, que eu já tô devendo há algum tempo - disse em entrevista após o jogo, à TV Globo. 

No domingo, Renê deve ser novamente titular, dessa vez no clássico contra o Vasco. Na quarta-feira, o piauiense também deve entrar em campo contra o Volta Redonda, também pelo Cariocão. 

 

Clubes têm até sexta (24) para confirmarem presença no Piauiense Sub-19 de futebol

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) convocou 10 clubes a se inscreverem para o Campeonato Piauiense Sub-19. O prazo termina na sexta-feira (24). 

River, Flamengo, Piauí, Altos, Cori-Sabbá, 4 de Julho, Tiradentes, Parnahyba, Picos e Timon estão aptos a disputarem a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2018 e poderão se inscrever no Piauiense Sub-19, que é seletiva para o torneio paulista. 

No dia 30, às 16h, a FFP vai reunir os clubes inscritos para tratar da tabela e regulamento do torneio. 

Kitesurfistas de Barra Grande viajam para torneios na França

Foto: Projeto Vivo

Os piauienses Manoel Piçarrinha, 16 anos, Luís Fernando Silva e Guigui Costa, ambos de 13 anos, embarcaram ontem (21) para a França, onde irão disputar duas competições de kitesurf no mês de abril. A viagem foi antecipara para os atletas se adaptarem ao clima da região. 

Os atletas fazem parte do Projeto Vivo, que apoia jovens nativos da praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia (PI), na prática do esporte e outras atividades. Uma campanha foi realizada para que os três viajagem para os torneios na Europa.

Os kitesurfistas vão fazer a aclimatação em Andorra. Depois seguem para a França, no início de abril, para a disputa da Copa do Mundo Júnior de Kitesurf, em Saint Pierre de La Mer, e do Mondial du Vent, em Leucate. 

É a segunda viagem internacional dos jovens kitesurfistas de Barra Grande, que no ano passado estrearam nas praias da França. 

Tiago Vasconcelos diz que fica no Flamengo... enquanto tiver apoio; ouça a entrevista

Foto: Abdias Bideh/E.C.Flamengo

Céu nublado no estádio Miguel Lima, em Timon (MA). É o décimo local de treinamento do Flamengo na temporada 2017 - já listamos outros nove aqui

O time treina enquanto o presidente Tiago Vasconcelos tenta colocar tudo nos eixos. Mas tá difícil. Não bastassem os problemas que já herdou, ele agora se esforça para pagar as contas atuais. 

O dirigente foi ao treino do time para falar com a imprensa. Desmentiu que vá deixar a presidência, mas disse que fica enquanto tiver apoio para gerir o clube. 

A preoucupação é com a falta de recursos para arcar com os compromissos do time nos próximos meses. Tiago Vasconcelos se queixa que rubro-negros que podem ajudar não aparecem. E o apoio do poder público também não chegou. 

Por sinal, o presidente rubro-negro admitiu um erro: disse que colocou o time em campo com a camisa da Lotoshow sem nenhum contrato assinado. Até agora, a parceria com a loteria do Governo do Estado não foi formalizada, segundo o dirigente. 

O fato é que a reunião da noite de ontem resultou em novidades. Pelo menos quatro jogadores devem ser apresentados até o fim da semana e o técnico Cícero Monteiro segue no cargo.

Foram feitas mudanças na diretoria. O empresário Rubens Gomes volta ao clube para ser diretor administrativo. Dilson Resende chega para ser diretor de marketing. Batista é o novo coordenador de futebol, enquanto Tarso Campelo passa a auxiliá-lo nessa função. 

O que não muda é o presidente. Pelo menos por enquanto. Tiago Vasconcelos mantém o discurso de que o Flamengo precisa ser forte para a sequência do Campeonato Piauiense, mas o dirigente não pode ficar bancando as despesas do Leão do próprio bolso. 

O que Tiago Vasconcelos disse esperar é que ajudas prometidas para arcar com a folha de pagamento - que ele afirma não passar de R$ 100 mil mensais - sejam concretizadas. Enquanto houver apoio, e se tiver, o presidente segue no cargo. 

E é bom que esse apoio surja. Se Tiago Vasconcelos sair, quem vai querer ser presidente do Flamengo e ajudar o clube a resolver seus problemas?

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Trauco é convocado e Renê será titular no Flamengo: 'motivação total'

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O lateral piauiense Renê terá a chance de ser titular do Flamengo em três partidas consecutivas - antes só jogava quando o time principal era poupado. 

Trauco foi convocado para os jogos do Peru pelas eliminatórias da Copa do Mundo - enfrenta na quinta-feira (23) a Venezuela e na terça-feira (28) o Uruguai. 

A ausência do peruano dará oportunidade a Renê em pelo menos três jogos: quarta-feira (22), contra o Bangu, 21h45 no Raulino de Oliveira; domingo (26), no clássico com o Vasco, 18h30 no Mané Garrincha; e quarta-feira (29), no Raulino de Oliveira, contra o Volta Redonda.

Com a chance de uma boa sequência de jogos, Renê foi o escalado para a coletiva de imprensa, nesta terça-feira (21), e disse que quer mostrar serviço...

- A motivação é como se fosse o primeiro jogo da minha carreira, motivação total. Tô muito feliz pela oportunidade e espero que dentro de campo eu possa corresponder, possa jogar aquilo que eu sei que posso jogar e dar alegria para essa torcida e meus companheiros. 

...mas sempre respeitando o titular Trauco. 

- Quem tá no banco tem que aceitar o momento do outro. Eu acho que o momento dele é bom, mas eu tenho a minha sequência agora e espero mostrar meu melhor futebol para quando o Zé (Ricardo, treinador) precisar de mim ele possa contar comigo sem desconfiar de nada e possa esperar o mesmo rendimento que o Trauco vem fazendo. 

Nos próximos jogos, Renê poderá também jogar pela primeira vez com o também picoense Rômulo, volante titular rubro-negro que vinha sendo poupado nas partidas para as quais o lateral era escalado. 

 

Pedro Manta é o novo técnico do 4 de Julho

Foto: Romário Silva/Ascom Afogados de Ingazeira FC

O 4 de Julho acertou, na manhã desta terça-feira (21), a contratação de Pedro Manta como novo treinador, para substituir o  português Luís Miguel, que deixou o clube na semana passada. 

A informação foi confirmada pelo diretor de futebol do clube colorado, Edilson Moreira, que marcou a apresentação de Pedro Manta para a tarde da próxima quinta-feira (23). 

Pedro Manta virá sem auxiliares e jogadores - pelo menos em um primeiro momento. 

- Ele vai ter a primeira oportunidade de conhecer o time. Depois, se ele sentir a necessidade de que seja feita alguma modificação, a gente vai tentar viabilizar.

Por hora, se não chega ninguém além do treinador, também não haverá dispensas.

O novo técnico já comandou a Sociedade Esportiva de Picos, em 2008, e treinou vários clubes em Pernambuco, Ceará e Paraíba. Seu último time foi o Afogados, que escapou do rebaixamento no Campeonato Pernambucano. 

O 4 de Julho volta a jogar somente no dia 29 de março, em Teresina, contra o Flamengo, na abertura do 2º Turno do Campeonato Piauiense. 

Interventor marca eleição do novo presidente do Caiçara para o dia 25

Uma das novelas mais arrastadas do futebol piauiense parece estar perto do fim. 

O interventor do Caiçara Esporte Clube, Antônio Wilson Andrade Neto, convocou eleições para a nova diretoria da agremiação. O pleito será realizado no próximo sábado (25), a partir de 8h da manhã.

A inscrição das chapas, de acordo com o edital, vão até 12h de sexta-feira (24).  

Se as posições de cada lado estiverem mantidas, pelo menos duas chapas devem se inscrever: uma comandada pelo ex-presidente Francisco Ispo. Outra encabeçada por Deri Sousa e formada por integrantes do grupo que apoia Dilson Trindade.

A eleição só foi possível com a nomeação de um novo interventor em fevereiro, quando o clube fez 63 anos de fundação.

Ação judicial
O processo que resultou na intervenção foi movido por Dilson Trindade em fevereiro do ano passado. O dirigente pediu a anulação da assembleia que elegeu Francisco Ispo. 

O imbróglio começou quando Dilson se apresentou na Federação de Futebol do Piauí (FFP) como presidente eleito do clube no final de 2015. Ispo disse até então desconhecer a assembleia que elegeu Dilson em outubro. Ele recorreu judicialmente e conseguiu liminar anulando essa eleição. A confusão continuou com a nomeação de um interventor ainda no primeiro semestre - José do Egito, então presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI).

Em campo, o reflexo da confusão nos bastidores foi o rebaixamento do Caiçara para a Série B do Campeonato Piauiense, única competição profissional a ser disputada pelo clube em 2017, no segundo semestre. Em meio a isso, o clube ainda foi denunciado por supostamente manter jogadores em situação análoga à escravidão

Triatleta olímpico visita Teresina em busca de votos

Fotos: Fábio Lima/Cidade Verde

Juraci Moreira é um nome de respeito no esporte brasileiro. Disputou provas de triatlo nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000), Atenas(2004) e Pequim (2008) e foi bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Aposentado do esporte, o triatleta veio ao Piauí ontem (20), mas não foi para nadar, pedalar ou correr. 

Ele é um dos três pré-candidatos a presidente da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), cuja eleição acontecerá em abril. No auditório do setor de esportes da Universidade Federal do Piauí, o paranaense apresentou o projeto "Nova CBTri", com as iniciativas que pretende implementar caso seja eleito. 

- Fiz quatro ciclos olímpicos como atleta e vi que era hora de retribuir tudo que o triatlo me deu. 

A chapa prega mudança nos rumos da CBTri, com diálogo aberto com os atletas e melhorias para o esporte, com capacitação de treinadores e incentivo a jovens triatletas em todo o país. Moreira afirma que a credibilidade da Confederação se perdeu e quer atrair empresários para investir no esporte. 

Na visão de Moreira, o Piauí está melhor em relação a outros estados já visitados por ele, mas ainda pode evoluir muito no triatlo. 

Ouça a entrevista com Juraci Moreira:

 

Paulo Martins quer triplicar orçamento da Fundespi; ouça entrevista

Fotos: Roberta Aline/Cidade Verde

Em entrevista no Cidade Verde Notícias, da Rádio Cidade Verde, o novo presidente da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), Paulo Martins, anunciou que pretende ampliar o orçamento do órgão de R$ 18 milhões para R$ 60 milhões.

Ex-prefeito de Campo Maior, Paulo Martins disse que o valor é pouco para os investimentos necessários no esporte piauiense. O incremento no orçamento viria de projetos a serem desenvolvidos pela Fundespi - a retomada das obras de construção da Vila Olímpica de Parnaíba, com custos estimados em R$ 20 milhões, é uma delas. 

Outros dois espaços esportivos com entraves nas obras, nesse caso de reforma, foram lembrados na entrevista. Na manhã desta quarta-feira (22), Paulo Martins visitará as obras de reforma do ginásio Verdão e irá ao estádio Albertão na companhia do Corpo de Bombeiros, para tomar ciência das exigências de segurança que devem ser obedecidas no local. 

Ouça a entrevista na íntegra e leia mais temas abaixo:

 

Vila Olímpica
Uma reunião na quinta-feira, com a Caixa Econômica Federal, foi agendada para checar o que existe de pendência para a retomada da obra. 

Verdão
Martins informou que a reforma está praticamente concluída e deve ficar pronta em abril, mas faltam os equipamentos esportivos, fruto de um convênio com o Governo Federal no valor de R$ 2,6 milhões. O novo presidente agendou viagem a Brasília (DF) no dia 28 para tratar do assunto. 

Albertão
O placar eletrônico deve ser instalado em parceria ainda estudada com a iniciativa privada. Novas intervenções devem ser providenciadas após a visita do Corpo de Bombeiros. 

"Eu sou o futuro"
Paulo Martins falou do projeto que a Fundespi deseja implementar em cada município do Piauí, uma ação social do Piauí que quer assistir 20 mil crianças com atividades esportivas. 

Bolsa Atleta
O gestor informou que acompanha o projeto em tramitação na Assembleia Legislativa e modalidades ausentes no texto original devem ser acrescentadas. 

Estádios do interior
Na TV Cidade Verde, Paulo Martins comentou sobre os estádios de futebol do interior, entre eles o Felipão, em Altos, que passa por reforma. O time da cidade disputou a Copa do Nordeste no Lindolfo Monteiro, em Teresina.

- O campo do Altos, de fato, precisa de muita coisa. Nós vamos aguardar um projeto impulsionado pela gestão municipal para que a gente possa sentar com o governador. 

O Deusdeth Melo, em Campo Maior e também em reforma, deve ficar pronto para jogos até junho. 

 

Posts anteriores