Cidadeverde.com

Calendário 2010: o olhar da arte no esporte






A grife Wöllner anunciou um calendário especial para 2010. Atletas olímpicos de várias modalidades foram fotografados por Daniel Mattar em poses nada convencionais.

Cada mês contará com nomes de um esporte diferente. O preço sugerido para venda nas lojas da grife e empresas parceiras é de R$ 30. A renda, e aqui está a melhor notícia, será revertida para os atletas.

Legal escolher nomes do Badminton, Esgrima, Canoagem e outros esportes menos difundidos. Ajuda na divulgação dessas modalidades. Veja quem ilustra a folhinha:

Janeiro – Renata Faustino (Badminton)
Fevereiro – Virgilio Castilho (Triatlo)
Março – Daniele Hypólito (Ginástica artística)
Abril – Bárbara Leôncio (Atletismo)
Maio – Fabiana Beltrame (Remo)
Junho – Giovana Stephan (Natação sincronizada)
Julho – Martine Grael e Isabel Swan (Vela)
Agosto – César Castro (Saltos ornamentais)
Setembro – Clarisse Menezes (Esgrima)
Outubro – Patrícia Freitas (Vela)
Novembro – Rafaela Lopes e Raquel Lopes (Judô)
Dezembro – Nivalter Santos (Canoagem)

Golaço na Série B da Inglaterra

Dia 26 de dezembro, enquanto você ainda tomava sal de frutas para se recuperar da ceia de Natal, o Nicky Maynard aprontou isso aqui:



O Bristol City perdeu para o Queens park Ranger por 2 a 1. Mas se o time não subir para a 1ª Divisão da Inglaterra, pode promover o Maynard na próxima temporada que ele merece.

São Silvestre 2009: outros piauienses

A corrida já passou, mas não sejamos ingratos. Já fizemos festa para o quinto lugar de Cruz Nonata. Agora vamos falar dos irmãos dela.

O melhor piauiense na prova masculina foi o irmão mais velho Domingos Nonato da Silva, que ficou em 17º lugar com 47min23. Em 20º veio José Teles de Souza, de Rio Grande do Piauí, com 47min39.

Vale ressaltar que a dupla acima foi melhor que o mineiro Frank Caldeira, que acabou em 22º com 47min55.

Ainda no masculino, outro irmão de Cruz  Nonata, Raimundo Nonato da Silva, chegou em 59º com 50min36.

No feminino, Conceição de Maria Carvalho Oliveira, de Campo Maior, ficou em 32º com 59min02.

E ainda cabe outro registro. Não conheço o senhor Manoel Francisco de Sousa Moura, 5278º colocado na prova masculina com o tempo de 1h26min19. Mas só o fato de ter batizado na inscrição a sua equipe como "Piauí de Coração" é digno de registro.

Tenista piauiense começa 2010 em Fortaleza

A temporada 2010 do tênis começa neste fim de semana para o Piauí.

De 7 a 11 de janeiro será disputada a primeira etapa do circuito Rota do Sol, em Fortaleza/CE.

Lucas Machado Castelo Branco, 54º no ranking da CBT até 14 anos, é o terceiro melhor ranqueado entre os inscritos e o único do Piauí confirmado na disputa.

As chaves já foram divulgadas pela Confederação Brasileira de Tênis. Lucas saiu de bye, ou seja, folgou na primeira rodada, e espera o vencedor do jogo entre Lucas de Silos (112º no ranking), de São Paulo, e Bruno Ferreira (219º), do Amazonas.

Boa sorte ao garoto!

Brusque/SC anuncia Viola: E aí, Flamengo?

Um portal de notícias de Santa Catarina anunciou na noite desta segunda-feira que Viola é o novo reforço do Brusque/SC para o Campeonato Catarinense.

E o Flamengo anunciou hoje à tarde que negocia com o atacante para jogar no Piauí.

Jornalista fica louco desse jeito. Que bom que a Internet existe.

Falei com o presidente do Flamengo, Everaldo Cunha, por telefone. Ele desconhecia tal informação. Disse que entrará em contato com o empresário do jogador nesta terça-feira.

Viola já é aguardado em Brusque na quarta-feira, segundo a reportagem. No site oficial do clube, nada declarado oficialmente.

A confirmação para o Flamengo o leitor só terá na terça-feira. Ao contrário da Internet, o presidente rubro-negro respeita o sono alheio.

Viola: "jogador bilheteria" ou "medalhão"

Depois vão dizer que eu comecei a discussão, mas diga se você não pensou nos dois termos?

Para o futebol piauiense, é bilheteria, como seria Túlio ou qualquer outro ídolo dos anos 90 chamado de "medalhão" ou "veterano" pela imprensa nacional.

O contato foi feito. O empresário de Viola apresentou um valor, mas por período relativamente longo para o que se tem praticado por aqui. O Flamengo quer menos tempo, e proporcionalmente menos dinheiro. Afinal, a Copa do Brasil pode durar menos de um mês para a Raposa.

Resta agora a resposta.

Não custa nada lembrar: Túlio, Donizete Pantera, e outros nomes já foram ventilados no futebol da terra onde o vento não bate. E nada de chegarem por aqui.

Se vier, a lembrança da Copa Mercosul de 2000 durante a Copa do Brasil será inevitável. Pelo Vasco, com Romário, ele ajudou na virada histórica que deu o título ao time carioca contra o Palmeiras, em pleno Palestra Itália: 4 a 3.

Flamengo quer dois nomes para repor um

Sem o lateral direito Niel e o atacante Roni, o Flamengo vai às compras.

A lista de goleiros deve ser fechada com o retorno de Beto, Robson, e Elivelton, este último praticamente garantido.

O clube quer mais dois atacantes e dois laterais. Segundo o técnico Valter Maranhão, o Flamengo perdeu muito com as saídas de Niel para o Mogi Mirim/SP e Roni para o Ituiutaba/MG, e precisa de dois nomes em cada posição para repor essas ausências.

Boa parte dos nomes deve vir do Rio Grande do Norte. Foi mal, isso não é novidade, mas é a resposta que tenho para vocês.

No mais, a base é praticamente a mesma campeã da Copa Piauí 2009.

Cadê o troféu de campeão piauiense de 2009?

Você conhece a sala de troféus do Esporte Clube Flamengo?

Fábio Lima/Cidadeverde.com


Olha que beleza, tanta coisa conquistada desde os anos 30. Prato cheio para quem acompanhou o futebol piauiense nos bons tempos. Tem até espaço dedicado para a mascote. Veja só que bichinho mansinho...

Fábio Lima/Cidadeverde.com


Hoje fui ao clube e fiquei admirando as fotos e troféus, que nos próximos anos podem precisar de um espaço maior. A sala está cheia.

A única coisa que estranhei foi justamente a ausência de registro dos últimos títulos. Cadê a foto do campeão piauiense de 2009 e o troféu do título, presidente Everaldo Cunha?

- Pois é, eu também notei isso -, disse um assessor ao lado.

- Estão ali na outra sala, está trancada. Temos mesmo que trazer para cá -, explicou Everaldo.

E todo mundo, que já estava apressado, saiu para a pré-temporada em Altos. Na próxima visita, torço para que os registros dos títulos do Campeonato Piauiense e Copa Piauí 2009 estejam guardados no lugar certo.

Ressalvas sobre o ranking das torcidas

Hoje o Datafolha divulgou as tabelas completas com resultados da pesquisa do ranking das torcidas. E a pesquisa, que me perdoe o instituto, é incompleta.

Li na Folha de São Paulo que 30% dos torcedores na região Centro-Oeste são flamenguistas. Mas só foram ouvidas pessoas no Distrito Federal.

No Nordeste, só foram entrevistados torcedores no Ceará, Pernambuco, e Bahia.

Os outros envolvidos na pesquisa foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina.

Não questiono os métodos estatísticos, mas só o fato de deixar de lado seis estados nordestinos põe em risco que dados sobre a torcida flamenguista ser maior no Centro-Oeste, por exemplo, sejam divergentes de uma consulta feita em todo o país.

Tênis: Gaúchos vão treinar juvenis do Piauí

A Federação de Tênis do Piauí - Fetepi - começa o ano arregaçando as mangas e prometendo boas notícias para 2010. A primeira delas é a chegada de uma dupla de gaúchos que irá treinar juvenis do Estado.

Fábio Encina, o Barriga, com mais de 20 anos de experiência em clubes de Novo Hamburgo, será o treinador. Sérgio Freitas, preparador físico e dono de uma academia em Campo Bom, será seu auxiliar. Eles tem chegada prevista para esta semana em Teresina. Segundo o Diário de Canoas, o embarque acontece hoje.

O presidente da Fetepi, Lester Machado, contou para o blog que o trabalho será inicialmente voltado para jovens entre 10 e 16 anos, um grupo de 12 atletas que compete nacionalmente. Alguns até vão abdicar das primeiras etapas do Circuito Rota do Sol, em Fortaleza/CE e Recife/PE, para se empenhar nas semanas iniciais do novo treinamento.

E já tem competição nos próximos dias. Isso sem os torneios que a Federação trabalha para que o Piauí sedie. É esperar para ver.

Posts anteriores