Cidadeverde.com

Análise da chave: Sarah Menezes luta neste sábado na Alemanha


Lembra da Copa do Mundo de Budapeste? da romena campeã olímpica Alina Dumitru, da japonesa Haruna Asami, que venceu Sarah Menezes na final, da russa Liudmila Bogdanova, da romena Carmen Bogdan, de quem a piauiense venceu na semifinal na Hungria... Todo mundo se encontra de novo em Dusseldorf.

O legal do Grand Prix na Alemanha é que Sarah Menezes estreia provavelmente contra Paula Pareto, uma argentina chata que só, mas que normalmente perde da piauiense. Antes, ela precisa vencer a alemã Sabine Goller, que luta em casa, mas não tem qualquer resultado expressivo.

Outra coisa legal é a chance real de Sarah Menezes encarar a carioca Daniela Polzin na final da chave, após a argentina, valendo vaga na semifinal. E, como ocorre desde 2008, deve ganhar de novo. Mas a luta não será fácil, as duas se conhecem bem, e Polzin dará tudo para tentar voltar ao posto de titular do Brasil. 

A Daniela Polzin é essa de branco abraçada com a de azul, ao lado da Sarah. Rivalidade?

Além disso, Dusseldorf terá a presença da japonesa Tomoko Fukumi, que caiu na Chave A e pode enfrentar Sarah na semifinal. O nome mais forte contra ela será a russa Bogdanova. Depois, ela perde para Sarah. E não falo por otimismo, mas porque Fukumi já mostrou que não está com esse judô todo.

Chave C, dá Haruna Asami, sem perigo. A Chave D é a "chave da morte", digamos assim. Eva e Alina devem repetir o confronto das Olimpíadas de Pequim, em 2008. Eva venceu a Sarah, perdeu para a Alina, e a romena seguiu em frente e ficou com o ouro.

Previsões? Sarah na final contra Alina Dumitru.

Sarah Menezes saiu de bye no torneio e folga na primeira rodada. Ou seja, as lutas na Alemanha começam 5h30min, mas não há perigo dela entrar no tatame antes de 6h da manhã, horário de Teresina. As finais começam às 12h.

Atualizada às 23h05min
Esquece o que falei sobre a Polzin. Ela vai enfrentar a Oiana Blanco, vice-campeã mundial. Não vai ser fácil assim ela encarar a Sarah nas quartas-de-final. Valeu ao técnico Expedito Falcão pelo alerta. Passou batido mesmo!

Sarah Menezes cai uma posição no ranking

Eu nem esperava uma atualização do ranking mundial da IJF antes do Grand Prix de Dusseldorf, mas a Federação Internacional atualizou os dados hoje. Sarah Menezes perdeu uma posição para a húngara Eva Csernoviczki, e agora ocupa o oitavo lugar.

A piauiense tinha 540 pontos e subiu para 570 pontos. Ela ganhou 60, é verdade, mas os pontos do ano passado já começaram a valer só a metade.

A ordem do ranking na categoria até 48kg é esta:
1º Tomoko Fukumi (Japão) - 1.520
2º Frederique Jossinet (França) - 1.030
3º Jung-Yeon Chung (Coreia do Sul) - 816
4º Haruna Asami (Japão) - 800
5º Emi Yamagishi (Japão) - 710
6º Shoko Ibe (Japão) - 608
7º Eva Csernoviczki (Hungria) - 578
8º Sarah Menezes (Brasil) - 570
9º Kaori Kondo (Japão) - 536
10º Chahnez Mbarki (Tunísia) - 448

As demais estão abaixo dos 400 pontos. E sim, Sarah estaria classificada hoje para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Só um problema muito sério tira essa vaga. A lista completa, de todas as categorias, você acessa aqui.

Ingressos para a Copa? Apresse-se

A venda de ingressos para a Copa do Mundo começou em fevereiro do ano passado e foi dividida em cinco etapas. A quarta delas começou no dia 9 de fevereiro e vai até 7 de abril.

Até o fim de 2009, quem solicitasse ingressos participaria de um sorteio, caso a demanda fosse maior que a oferta. Agora, as solicitações sõ serão processadas na ordem em que forem recebidas, e dependendo da disponibilidade. 

Ou seja: corra!

É preciso fazer um cadastro neste link e realizar sua solicitação seguindo as instruções. 

No Brasil, a CBF divulgou nota nesta sexta-feira afirmando que não dispõe de ingressos para jogos da Copa para comercialização, e não é responsável pela venda promovida por terceiros no Brasil. Só a FIFA está autorizada a vender ingressos da Copa. 

Quem comprar ingressos na quarta fase será contatado em até dez dias úteis após realizada a transação. 

Ainda haverá uma quinta etapa de vendas, que começa no dia 15 de abril. Mas esta já será feita nos postos de venda na África do Sul.

O início da reviravolta de Tiger Woods

Pior que suportar as piadas, que ser humilhado publicamente por seus erros, e ver sua família ser atingida por isso, é ter de conviver com algo incomum que a maioria da população não acredita existir: compulsão por sexo. Ou melhor, admitir para si que isso é um problema talvez seja mais fácil que fazer os outros acreditarem.

Tiger Woods concedeu entrevista nesta sexta-feira e não se escondeu no problema. Disse que não pode conviver com regras diferentes dos outros, e está pagando o preço disso.  

E se a esposa não estava ao seu lado para lhe dar força, ou para ser poupada, ou pela relação ainda estar estremecida, Tiger Woods já encontrou amparo na única mulher capaz de o ajudar a superar todos os seus problemas pessoais neste momento: Kultida, sua mãe.

A inspiração dos uniformes do Flamengo

Márcia Feitosa/Vipcomm

Novos uniformes do Flamengo apresentados hoje. A imprensa tem destacado o principal, mas não dá para ignorar o ar Santa Cruz/PE do uniforme reserva, e também o tom "seleção brasileira" na camisa dos goleiros, que vai além do escudo da CBF. 

E também não dá para ignorar a cara do Bruno nessa foto, o que foi isso?

Gostaram? Achei bacana. Só penso que o uniforme dos goleiros da seleção brasileira irão mudar. Nada demais, só os fabricantes que são diferentes. Não sei se um irá querer essa semelhança toda com o outro.

Cinema Na Esportiva: O melhor de todos os filmes sobre futebol e Copas do Mundo


O Milagre de Berna
(Das Wunder von Bern, de Sönke Wortmann, Alemanha, 2008, 118min)

O Brasil tem o melhor futebol do mundo, e disso ninguém duvida. Nem mesmo os alemães. Por isso também temos de dar crédito ao que bem merece. E a Alemanha conseguiu retratar no cinema o melhor filme sobre futebol que ainda há.

Sönke Wortmann deu mais drama e cores para a disputa da Copa do Mundo de 1954, na Suíça. A desacreditada Alemanha, com estima em baixa após a derrota na Segunda Guerra Mundial, é retratada pela família Lubenski, do jovem Matthias. Ganhar o primeiro título mundial era façanha que quase ninguém acreditava.

Uma façanha tão grande que precisava de outra do mesmo porte para ser recriada no cinema. Para tal, jogadores de verdade foram chamados para encenar a decisão contra a Hungria, de Puskas, na cidade de Berna. Detalhes como a chuva, a bola, os uniformes, a arquitetura do estádio, as traves, e até mesmo as jogadas, não foram esquecidos. Mais de três milhões de alemães viram o filme no cinema.

Algo que me chamou a atenção e é interessante para quem já viu o filme oficial da Copa do Mundo de 1954: Nos dois filmes, um garoto sai de casa para conseguir ver a final da Copa do Mundo a todo custo. A diferença é que na ficção, tal jornada se torna decisiva no desfecho.

Se você já quer entrar no clima da Copa do Mundo, eis uma boa pedida.



Aloísio pode estrear pelo Ceará em Picos

Ex-CRB, Flamengo, Goiás, Atlético/PR, São Paulo, com quem foi campeão brasileiro, e Vasco, campeão da Série B, Aloísio já treina no Ceará, adversário da Sociedade Esportiva de Picos na Copa do Brasil, dia 24 de fevereiro. Já regularizado, sua vinda ao Piauí só depende do técnico Paulo César Gusmão.

Aloísio foi um dos principais nomes nos últimos títulos do São Paulo. No Vasco, só jogou 12 vezes e fez um gol. Sua passagem pela Série B foi mais marcada por um chiclete, que o fez desmaiar no jogo com o Brasiliense. Ele engoliu a goma de mascar após uma trombada e ficou alguns segundos sem respirar.

O atacante de 35 anos, que iria jogar com Felipão no Bunyodkor, do Uzbequistão, e chegou a ser anunciado pelo Sport Recife, merece atenção da SEP. Da turma de veteranos, o alagoano é um dos poucos em clubes da Série A.


Piauienses e o Campeonato do Nordeste

A conversa que não rola no Piauí já é intensa no Rio Grande do Norte e outros estados da região. Depois de muito falatório, o Campeonato do Nordeste finalmente pode voltar, e já tem início previsto para maio. As datas dos torneios sul-americanos seriam usadas para não chocarem com o Brasileirão.

E o River já se mexeu. Falei nesta quinta-feira com o presidente Elizeu Aguiar, que já pediu ajuda da Federação de Futebol do Piauí - FFP - para manter os contatos com os dirigentes que tentam o retorno do torneio...

Olha só, Elizeu pedindo ajuda da FFP, que só servia para divulgar tabela... E, segundo Elizeu, os contatos já foram feitos.

Existem notícias de que haverá uma reunião na próxima semana, talvez já para bater o martelo quanto ao retorno da competição, com aval da CBF. 

Martelo batido, é a vez de definir como será o torneio, e ai entram Piauí e Maranhão, Estados que no mapa da CBF estão até hoje na região Norte do Brasil, e por isso ficaram de fora das primeiras edições do Campeonato do Nordeste.

Elizeu quer alguém do Piauí na reunião. Talvez até o próprio. A intenção é incluir um ou dois clubes do Piauí e Maranhão. Se couber todo mundo, a ideia é levar River, Flamengo, Moto Club, e Sampaio Corrêa. Os clubes maranhenses já foram contatados também por dirigentes do Piauí nesse sentido. 

Aguardem cenas dos próximos capítulos.

Canindé testa Parnahyba antes da estreia

O adversário do Tubarão é o Maranguape, 10º colocado do 1º Turno do Campeonato Cearense, e de folga até o início do returno.

O jogo será sábado, dia 20, às 17h no estádio Mão Santa. Ingressos terão preços divulgados em breve.

É bem provável que este será o último jogo do Parnahyba antes da viagem para a estreia em Teresina, dia 28, contra o River, pela 1ª rodada do Campeonato Piauiense.

Posts anteriores