Cidadeverde.com

Ressalvas sobre o ranking das torcidas

Hoje o Datafolha divulgou as tabelas completas com resultados da pesquisa do ranking das torcidas. E a pesquisa, que me perdoe o instituto, é incompleta.

Li na Folha de São Paulo que 30% dos torcedores na região Centro-Oeste são flamenguistas. Mas só foram ouvidas pessoas no Distrito Federal.

No Nordeste, só foram entrevistados torcedores no Ceará, Pernambuco, e Bahia.

Os outros envolvidos na pesquisa foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, e Santa Catarina.

Não questiono os métodos estatísticos, mas só o fato de deixar de lado seis estados nordestinos põe em risco que dados sobre a torcida flamenguista ser maior no Centro-Oeste, por exemplo, sejam divergentes de uma consulta feita em todo o país.

Tênis: Gaúchos vão treinar juvenis do Piauí

A Federação de Tênis do Piauí - Fetepi - começa o ano arregaçando as mangas e prometendo boas notícias para 2010. A primeira delas é a chegada de uma dupla de gaúchos que irá treinar juvenis do Estado.

Fábio Encina, o Barriga, com mais de 20 anos de experiência em clubes de Novo Hamburgo, será o treinador. Sérgio Freitas, preparador físico e dono de uma academia em Campo Bom, será seu auxiliar. Eles tem chegada prevista para esta semana em Teresina. Segundo o Diário de Canoas, o embarque acontece hoje.

O presidente da Fetepi, Lester Machado, contou para o blog que o trabalho será inicialmente voltado para jovens entre 10 e 16 anos, um grupo de 12 atletas que compete nacionalmente. Alguns até vão abdicar das primeiras etapas do Circuito Rota do Sol, em Fortaleza/CE e Recife/PE, para se empenhar nas semanas iniciais do novo treinamento.

E já tem competição nos próximos dias. Isso sem os torneios que a Federação trabalha para que o Piauí sedie. É esperar para ver.

Uma alfinetada para começar 2010

Para o pessoal que faz o esporte do Piauí, que voltou da praia agora e ainda está se recompondo para começar o novo ano, vai aqui uma inquietação que tenho desde o ano passado:

As Olimpíadas Escolares de 2010, evento bancado pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB - para estudantes de 12 a 17 anos, passarão a contar com três novas modalidades: Ciclismo, Taekwondo, e Ginástica Rítmica Desportiva.

O Piauí bateu recorde de medalhas em 2009 no evento - 20. Foi ao pódio no Judô, Atletismo, Natação, e Handebol. Como será com os novatos?

Não esperemos nada em 2010. Conversei com o pessoal do Ciclismo, e faltam atletas. Há até a preocupação quanto a equipamento. No Taekwondo, a Federação tenta reestruturar a modalidade e só pensa em resultados a médio e longo prazo.

E a Ginástica Rítmica? Enquanto a Caixa Econômica Federal, patrocinadora da modalidade, espalha centros pelos estados que possuem entidades do esporte para coordená-los, o Piauí sequer tem federação.

Não é emenda de deputado, mas, na prática, estamos perdendo investimentos.

Uma semana de festa na Capoeira



Mestre Touro, do Centro Cultural Raízes do Brasil, faz aniversário no dia 5 de janeiro. Parabéns!

A festa será um aulão, uma grande roda de capoeira, seguida de confraternização no Clube de Jovens do Mafrense, a partir das 19h.

Entre os dias 6 e 9 acontecem os Jogos da Solidariedade, com mais de 160 atletas em oito categorias, do infantil ao absoluto e solo. Tudo também no Clube do Mafrense, no mesmo horário.

Nas inscrições, ainda em dezembro, foram arrecadados mais de 600 quilos de alimentos para a campanha Natal Sem Fome.

Para fechar a semana, no dia 10 gaverá a filiação de mais um centro do Raízes do Brasil, desta vez em Altos.

Desabafo de um torcedor teresinense

Depois de postar o ranking das torcidas, recebo por e-mail o desabafo de um torcedor identificado como "Teresinense".

penoso ver nordestino torcendo por times fora do nordeste, é a demonstração mais explicita da falta de identidade de um povo. Como é que alguém se diz torcedor sem ir ao um estádio? Como se é torcedor de um aparelho de TV? De uma idéia de um narrador? É humilhante. É ignorância, é não perceber a manipulação de massas que funciona em favor da audiência de gente inocente.

Nordestino deve torcer pelo time do seu estado, comprar as camisas do seu time estadual e ajudar o clube a desenvolve-se. Região dita pobre e ainda envia dinheiro para fora na compra de produtos de times importados."

Opinião sincera: concordo, torcedor deve torcer pelo time com o qual tem afinidade, e essa afinidade deveria ser com as coisas que o cercam, da sua terra.  Deveria ser o normal em qualquer lugar do mundo. O problema é que isso não é de hoje, vem de 1920 e pouco, da era do rádio. E não será em poucas décadas que tal situação se reverterá. É de pai para filho, não se muda de time de um dia para o outro.

Já vi campanhas de torcidas de outros estados bastante agressivas contra os que torcem para clubes cariocas ou paulistas, mas não é assim que funciona. Só aceitando a nossa realidade é que vamos encontrar soluções para mudar o panorama. E o primeiro passo é trabalhar para ter um campeonato local forte, empolgante, sem problemas. E estamos errando a fórmula todo ano.

Não penso que a culpa é do torcedor. Nosso futebol também não está fazendo por onde.

O debate é longo. Qualquer coisa, comento mais sobre em outra hora.

Tutubarão começa o ano bem

Enquanto o Piauí se esforça, dá pressão, mas perde o jogo e até pênalti na Copa São Paulo, o Parnahyba quer se candidatar para as próximas edições do torneio.

Cada resultado no campeonato amador de Parnaíba é comemorado pela diretoria, que tem se esforçado para manter a garotada das categorias de base na ativa desde o ano passado.

A última vitória foi no sábado, dia 2, contra o Guará, (2 a 1) na segunda divisão do torneio. Detalhe: os garotos do Sub-18 jogam contra times de adultos. Com duas rodadas a menos que os demais e a possibilidade de se tornar vice-líder, a ideia é poder brigar pelo título.

A foto é do Bergson Pessoa.

E o título do post tem uma explicação simples. Se o time principal é o Tubarão, a mascote da base tem de ser o Tutubarão, entendeu? Não? Precisa ter mesmo mais de 25 anos para entender.

Ranking das torcidas: advinha quem lidera?

O Datafolha divulgou números do ranking das torcidas de 2009, baseado em pesquisa feita entre 14 e 18 de dezembro, após o término do Campeonato Brasileiro.

Em 375 municípios, foram ouvidas 11.258 pessoas acima de 16 anos - Pensou que seu filho de cinco anos poderia opinar? Vai que ele muda de ideia... Em 2008, o mesmo Datafolha fez pesquisa com crianças de 4 a 12 anos. Cerca de 4% disseram torcer para a seleção brasileira.

Divulgação/Vipcomm


O Flamengo, que no ano passado tinha 17%, subiu para 19%. O Corinthians vem em seguida, estacionado nos 13%.

No Nordeste, 25% disseram ser flamenguistas (nas ruas de Teresina parece ser bem mais, não é?). E se você pensa que por aqui há mais rubro-negros que em outro lugar, se espante: no Norte e Centro-Oeste, são 30% dos torcedores, e nenhum outro clube por lá passou dos 10%.

Entre 16 e 24 anos, 23% dos torcedores são flamenguistas. Ou seja, não viram o time ser campeão do mundo e eram no máximo pirralhos quando Zico parou de jogar.

Em relação a novembro do ano passado, o São Paulo caiu um ponto e foi para 8%, e o Palmeiras subiu dois, chegando a 7%. No entanto, a diferença é maior em São Paulo.

Vasco (5%), Cruzeiro (4%), Grêmio e Inter (3%), Santos, Atlético/MG e Botafogo (2%), e Fluminense, Bahia, e Vitória (1%) completam a lista dos mais lembrados.

Na reportagem de hoje do jornal Folha de São Paulo, não foram disponibilizados mais números. Ou seja, não perguntem por números do Piauí, ao menos por enquanto.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Além disso, 64% classificam Dunga como ótimo ou bom, e só 3% como ruim ou péssimo.

Entre os medalhões, Ronaldo e Ronaldinho foram lembrados por 14% como nomes que deveriam ser chamados para a Seleção Brasileira.

PS: 04/01/01 - 13h18 - Ressalvas sobre o ranking

Sem Copinha São Paulo na TV

Não. Não haverá transmissão dos jogos do Piauí Esporte Clube pela primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Inclusive o da tarde deste domingo, às 15h (horário de Teresina), contra o Botafogo/RJ. Nem na TV fechada, nem na Rede Vida, segundo a tabela da Federação Paulista de Futebol.

As 5 melhores notícias esportivas de 2009

5) Flamengo campeão piauiense
O título estadual de 2009 repetiu muitas coisas do último conquistado anteriormente, em 2003: o técnico também era o gaúcho Paulo Moroni (que desde então também nada ganhou no Piauí), o rubro-negro foi campeão arrastão, vencendo os dois turnos, e, principalmente, o time tinha como base jogadores descobertos no Piauí. O atraso nos salários e os problemas do Campeonato Estadual não apagam a conquista da Raposa. Teve até vitória no Rivengo em dia de aniversário do eterno rival. Para fechar o ano, ainda levou a Copa Piauí e a vaga na Série D 2010.

4) Piauiense campeão na França
Eduardo da Silva marcou dois gols, inclusive o do título do Guingamp sobre o Rennes na decisão do torneio, que equivale à Copa do Brasil no futebol francês. Chamado de "pérola brasileira" pelo sempre entusiasmado jornalismo da França, o atacante revelado no Esporte Clube Flamengo não conseguiu levar seu time para a primeira divisão do país, e foi transferido para o Lens, que venceu a divisão de acesso. Mesmo assim, passou a ser o principal piauiense no futebol do exterior.



3) Piauí bate recorde de medalhas nas Olimpíadas Escolares
O desempenho dos que no futuro podem ser campeões brasileiros e internacionais foi mais marcante que muitas conquistas no esporte piauiense. Nunca tantos atletas do Estado subiram ao pódio, levando 14 na primeira fase (12 a 14 anos) e outras seis na segunda (15 a 17 anos). Destaque para o Judô, que faturou metade delas, Lauro Wilson Filho, com três pódios na Natação, e Leonardo Cunha, que venceu a prova mais rápida do Atletismo e despontou como principal revelação do ano no Piauí.


2) Cruz Nonata é prata no Sul-Americano de Atletismo
Campeã do Troféu Brasil nos 5 e 10 mil metros rasos, a corredora da Usina Santana, zona rural de Teresina, foi ao Peru e faturou prata no Sul-Americano de Atletismo, nos 10 mil metros. Com menos de um ano treinando fora do Piauí, por pouco ela não garantiu vaga no Mundial. Para encerrar o ano, ela subiu no pódio da São Silvestre e começou a ter seu nome projetado nacionalmente. Em 2010, ela tem tudo para ser um dos principais destaques do Atletismo nacional.



1) Sarah Menezes é bicampeã mundial júnior de Judô
Talvez tão quanto o título conquistado na França, foi importante perceber o quanto a judoca se portou de forma superior as suas adversárias e confirmou o favoritismo na competição. E o Prêmio Brasil Olímpico? O Prêmio é importante, mas Sarah sequer seria indicada entre as três melhores se não fosse a primeira brasileira bicampeã mundial na modalidade.

Cartas e búzios

O portal Globoesporte.com publicou previsões para 2010 da cartomante Cinara Mattos e do espírita Ubirajara Pinheiro, o Mago. Os dois divergiram quanto ao ano no Judô.

Cinara disse que Tiago Camilo é garantia de ouro em 2010, enquanto Sarah é certeza de medalha:

- Vai trazer medalha, mas não é de ouro. Vai começar a crescer e não vai parar.

O Mago foi rápido ao dizer que não vê medalha de ouro para os dois.

Acredite quem quiser. Por mim, deixa quieto, que de quimono e tatame a Sarah e o Tiago entendem.

Posts anteriores