Cidadeverde.com

Desabafo de um torcedor teresinense

Depois de postar o ranking das torcidas, recebo por e-mail o desabafo de um torcedor identificado como "Teresinense".

penoso ver nordestino torcendo por times fora do nordeste, é a demonstração mais explicita da falta de identidade de um povo. Como é que alguém se diz torcedor sem ir ao um estádio? Como se é torcedor de um aparelho de TV? De uma idéia de um narrador? É humilhante. É ignorância, é não perceber a manipulação de massas que funciona em favor da audiência de gente inocente.

Nordestino deve torcer pelo time do seu estado, comprar as camisas do seu time estadual e ajudar o clube a desenvolve-se. Região dita pobre e ainda envia dinheiro para fora na compra de produtos de times importados."

Opinião sincera: concordo, torcedor deve torcer pelo time com o qual tem afinidade, e essa afinidade deveria ser com as coisas que o cercam, da sua terra.  Deveria ser o normal em qualquer lugar do mundo. O problema é que isso não é de hoje, vem de 1920 e pouco, da era do rádio. E não será em poucas décadas que tal situação se reverterá. É de pai para filho, não se muda de time de um dia para o outro.

Já vi campanhas de torcidas de outros estados bastante agressivas contra os que torcem para clubes cariocas ou paulistas, mas não é assim que funciona. Só aceitando a nossa realidade é que vamos encontrar soluções para mudar o panorama. E o primeiro passo é trabalhar para ter um campeonato local forte, empolgante, sem problemas. E estamos errando a fórmula todo ano.

Não penso que a culpa é do torcedor. Nosso futebol também não está fazendo por onde.

O debate é longo. Qualquer coisa, comento mais sobre em outra hora.

Tutubarão começa o ano bem

Enquanto o Piauí se esforça, dá pressão, mas perde o jogo e até pênalti na Copa São Paulo, o Parnahyba quer se candidatar para as próximas edições do torneio.

Cada resultado no campeonato amador de Parnaíba é comemorado pela diretoria, que tem se esforçado para manter a garotada das categorias de base na ativa desde o ano passado.

A última vitória foi no sábado, dia 2, contra o Guará, (2 a 1) na segunda divisão do torneio. Detalhe: os garotos do Sub-18 jogam contra times de adultos. Com duas rodadas a menos que os demais e a possibilidade de se tornar vice-líder, a ideia é poder brigar pelo título.

A foto é do Bergson Pessoa.

E o título do post tem uma explicação simples. Se o time principal é o Tubarão, a mascote da base tem de ser o Tutubarão, entendeu? Não? Precisa ter mesmo mais de 25 anos para entender.

Ranking das torcidas: advinha quem lidera?

O Datafolha divulgou números do ranking das torcidas de 2009, baseado em pesquisa feita entre 14 e 18 de dezembro, após o término do Campeonato Brasileiro.

Em 375 municípios, foram ouvidas 11.258 pessoas acima de 16 anos - Pensou que seu filho de cinco anos poderia opinar? Vai que ele muda de ideia... Em 2008, o mesmo Datafolha fez pesquisa com crianças de 4 a 12 anos. Cerca de 4% disseram torcer para a seleção brasileira.

Divulgação/Vipcomm


O Flamengo, que no ano passado tinha 17%, subiu para 19%. O Corinthians vem em seguida, estacionado nos 13%.

No Nordeste, 25% disseram ser flamenguistas (nas ruas de Teresina parece ser bem mais, não é?). E se você pensa que por aqui há mais rubro-negros que em outro lugar, se espante: no Norte e Centro-Oeste, são 30% dos torcedores, e nenhum outro clube por lá passou dos 10%.

Entre 16 e 24 anos, 23% dos torcedores são flamenguistas. Ou seja, não viram o time ser campeão do mundo e eram no máximo pirralhos quando Zico parou de jogar.

Em relação a novembro do ano passado, o São Paulo caiu um ponto e foi para 8%, e o Palmeiras subiu dois, chegando a 7%. No entanto, a diferença é maior em São Paulo.

Vasco (5%), Cruzeiro (4%), Grêmio e Inter (3%), Santos, Atlético/MG e Botafogo (2%), e Fluminense, Bahia, e Vitória (1%) completam a lista dos mais lembrados.

Na reportagem de hoje do jornal Folha de São Paulo, não foram disponibilizados mais números. Ou seja, não perguntem por números do Piauí, ao menos por enquanto.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Além disso, 64% classificam Dunga como ótimo ou bom, e só 3% como ruim ou péssimo.

Entre os medalhões, Ronaldo e Ronaldinho foram lembrados por 14% como nomes que deveriam ser chamados para a Seleção Brasileira.

PS: 04/01/01 - 13h18 - Ressalvas sobre o ranking

Sem Copinha São Paulo na TV

Não. Não haverá transmissão dos jogos do Piauí Esporte Clube pela primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Inclusive o da tarde deste domingo, às 15h (horário de Teresina), contra o Botafogo/RJ. Nem na TV fechada, nem na Rede Vida, segundo a tabela da Federação Paulista de Futebol.

As 5 melhores notícias esportivas de 2009

5) Flamengo campeão piauiense
O título estadual de 2009 repetiu muitas coisas do último conquistado anteriormente, em 2003: o técnico também era o gaúcho Paulo Moroni (que desde então também nada ganhou no Piauí), o rubro-negro foi campeão arrastão, vencendo os dois turnos, e, principalmente, o time tinha como base jogadores descobertos no Piauí. O atraso nos salários e os problemas do Campeonato Estadual não apagam a conquista da Raposa. Teve até vitória no Rivengo em dia de aniversário do eterno rival. Para fechar o ano, ainda levou a Copa Piauí e a vaga na Série D 2010.

4) Piauiense campeão na França
Eduardo da Silva marcou dois gols, inclusive o do título do Guingamp sobre o Rennes na decisão do torneio, que equivale à Copa do Brasil no futebol francês. Chamado de "pérola brasileira" pelo sempre entusiasmado jornalismo da França, o atacante revelado no Esporte Clube Flamengo não conseguiu levar seu time para a primeira divisão do país, e foi transferido para o Lens, que venceu a divisão de acesso. Mesmo assim, passou a ser o principal piauiense no futebol do exterior.



3) Piauí bate recorde de medalhas nas Olimpíadas Escolares
O desempenho dos que no futuro podem ser campeões brasileiros e internacionais foi mais marcante que muitas conquistas no esporte piauiense. Nunca tantos atletas do Estado subiram ao pódio, levando 14 na primeira fase (12 a 14 anos) e outras seis na segunda (15 a 17 anos). Destaque para o Judô, que faturou metade delas, Lauro Wilson Filho, com três pódios na Natação, e Leonardo Cunha, que venceu a prova mais rápida do Atletismo e despontou como principal revelação do ano no Piauí.


2) Cruz Nonata é prata no Sul-Americano de Atletismo
Campeã do Troféu Brasil nos 5 e 10 mil metros rasos, a corredora da Usina Santana, zona rural de Teresina, foi ao Peru e faturou prata no Sul-Americano de Atletismo, nos 10 mil metros. Com menos de um ano treinando fora do Piauí, por pouco ela não garantiu vaga no Mundial. Para encerrar o ano, ela subiu no pódio da São Silvestre e começou a ter seu nome projetado nacionalmente. Em 2010, ela tem tudo para ser um dos principais destaques do Atletismo nacional.



1) Sarah Menezes é bicampeã mundial júnior de Judô
Talvez tão quanto o título conquistado na França, foi importante perceber o quanto a judoca se portou de forma superior as suas adversárias e confirmou o favoritismo na competição. E o Prêmio Brasil Olímpico? O Prêmio é importante, mas Sarah sequer seria indicada entre as três melhores se não fosse a primeira brasileira bicampeã mundial na modalidade.

Cartas e búzios

O portal Globoesporte.com publicou previsões para 2010 da cartomante Cinara Mattos e do espírita Ubirajara Pinheiro, o Mago. Os dois divergiram quanto ao ano no Judô.

Cinara disse que Tiago Camilo é garantia de ouro em 2010, enquanto Sarah é certeza de medalha:

- Vai trazer medalha, mas não é de ouro. Vai começar a crescer e não vai parar.

O Mago foi rápido ao dizer que não vê medalha de ouro para os dois.

Acredite quem quiser. Por mim, deixa quieto, que de quimono e tatame a Sarah e o Tiago entendem.

Ano novo: um judoca e o recomeço em 2010

Estava a caminho para o trabalho nesta semana quando encontrei o judoca Dyego Silvestre Brito. Bom atleta e bom caráter, passa férias com a família no Dirceu Arcoverde II, zona sudeste, onde morava até dois anos atrás.


Dyego Brito, ao centro, matando a saudade do técnico Expedito Falcão e da colega Hayssa Ewellin em competição universitária disputada neste 2009

Dyego se mudou para a Bahia em 2007, junto com Benito Mussolini Neto, Reigiane Silva, e Leonardo Pacheco. Todos patrocinados pela faculdade FTC, de Salvador.

Reigiane se mudou para Santa Catarina. Leonardo passou em um concurso na Bahia e vai virar policial, além de continuar com os estudos e o Judô - o esporte o encaminhou na vida. Benito também está de férias em Teresina, e volta para Salvador em janeiro e treinará por uma vaga na seleção brasileira. Dyego, que não conseguiu se fixar em uma categoria para ser titular da seleção baiana, decidiu não voltar.

- Eu vou ficar aqui mesmo. Vou tentar transferir meu curso de Administração, quero ficar com a minha família. Não é nem questão de judô. Quero ficar perto dos meus parentes.

Tomara que o alívio na saudade seja recompensado. Em Salvador, Dyego Brito tem morada, estudos, alimentação, e treinos bancados pela faculdade. No Piauí, o patrocínio é incerto - para não dizer improvável -, assim como para qualquer judoca. Decisão difícil de se tomar.

Dyego Brito foi para a Bahia na categoria até 60kg. Lá, mudou para a até 66kg. Quando retomar os treinos no Judô Expedito Falcão, mesma academia de Sarah Menezes, ele começará a definir seu peso. No primeiro, terá a concorrência direta pela vaga de titular do Piauí contra Samuel Azevedo e Flávio Moreno. No segundo, a disputa é com Nilo Carvalho e Stanley Torres. Em qualquer uma das categorias, a briga será boa.

Neste 31 de dezembro, Dyego Brito comemora 24 anos de vida. Mais que para os outros, todo novo ano para ele é o início de uma nova jornada. E por isso decidi que esta seria a última história do blog em 2009. Um exemplo para quem faz as famosas promessas da virada e precisa tomar decisões importantes, e para encorajar não só os colegas de treino, mas você também. Para isso acompanhamos esportes: torcer, vibrar, se emocionar, e imitar os bons exemplos.

O Dyego tomou sua decisão. Qual é a sua?

Feliz 2010!

Fotos: Ronaldo Angelim em Oeiras

As fotos são de Adileuza Pacheco e foram publicadas no site Mural da Vila, de Oeiras.



Ronaldo Angelim ficou na casa do secretário de Esportes, Cabo Chico, e autografou dezenas de camisas do Flamengo antes de jogar pelo time do Amigos do Marciano, atacante ex-Coritiba.

Sim, não era um contra o outro, eram os dois no mesmo time contra a seleção de Oeiras. Não falei que conseguir informação precisa tão longe é complicado? Sempre surge um ruído.



Amigos de Marciano eram Ronaldo Angelim, Fernando, Sóstenes, Gugu, Pantico, Roberto Maguila, Marciano Nascimento (que joga na Noruega), e Jairinho, e companhia. A seleção de Oeiras tinha, entre outros nomes, Pauliano, Manãn, Jardel, Ticô, Paulinho, e Cássio.

Marcaram para os Amigos de Marciano: Sóstenes (2), Fernando, Ronaldo Angelim, e alguém que fico devendo. Pauliano e Manãn descontaram.

O jogo beneficente foi no estádio Gerson Campos na noite de quarta-feira (30). Não existem informações sobre renda.

O ano novo do Piauí Esporte Clube

Por pouco, mas pouco, a garotada do Piauí não passa o ano novo dentro do avião.

O time viaja para São Paulo em voo da Gol às 5h20min desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2009.

No dia 3, o time estreia contra o Botafogo/RJ na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nacional/SP e Desportiva/ES são os demais adversários no Grupo X da competição.

A virada de 2009 para 2010 será em um hotel no bairro Aeroporto, onde todos já estão concentrados.

Ronaldo Angelim em Oeiras

Estou devendo informações sobre o amistoso de ontem. E como estou.

Porém, como não fui a Oeiras, e todos estão em clima de ano novo, manter contato com alguém na Primeira Capital tem sido difícil.

O jogo deveria ter começado às 17h no estádio Gerson Campos. Mas esse foi o horário da chegada de Angelim em Oeiras. O jogador do Flamengo, campeão brasileiro de 2009, só entrou em campo com seus amigos às 19h.

Vitória do time de Angelim por 5 a 2 contra o time do atacante oeirense Marciano, ex-Coritiba. A Prefeitura estima que cinco mil pessoas participaram do jogo beneficente.

Assim que tiver mais informações, e fotos, a gente posta aqui.


Posts anteriores