Cidadeverde.com

O esporte para os candidatos ao Governo

O blogueiro está de férias até agosto, mas deixou este artigo para você.

Pesquisei os planos de governo dos candidatos que disputam o comando do Palácio de Karnak nas eleições de outubro. A intenção foi saber o que cada um pensa sobre esporte, e quais os projetos dos mesmos para o setor. Os arquivos foram obtidos no site do Tribunal Superior Eleitoral. O nome de cada candidato conta com link para o documento na íntegra.

Os três candidatos com melhor colocação nas pesquisas eleitorais apresentaram propostas específicas, que foram detalhadas com link para os tópicos completos sobre o assunto. Alguns não mencionaram o esporte diretamente, apesar de terem feito propostas para políticas públicas, sem citar que setores seriam beneficiados.

Claro que o seu voto vai levar em consideração propostas para Saúde, Educação, Segurança, Emprego, e também os perfis de cada candidato e os que integram sua chapa. Mas quem é defensor do esporte e do lazer como política pública, precisa saber o que cada um pensa a respeito. Afinal, está na Constituição desde 1988:

Art. 217. É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados:

I - a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associações, quanto a sua organização e funcionamento;

II - a destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional e, em casos específicos, para a do desporto de alto rendimento;

III - o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o não profissional;

IV - a proteção e o incentivo às manifestações desportivas de criação nacional.

§ 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.

§ 2º A justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final.

§ 3º O poder público incentivará o lazer, como forma de promoção social.

Foto: Nelson Jr./TSE

Segue o resumo das propostas, por ordem alfabética do nome registrado para a urna eletrônica:

Avelar (PSL) - Resume o Plano de Governo: "Incluir os jovens num amplo projeto integrado de atuação desportiva, com prevenção ao uso de drogas. Difundir os esportes com construção maciça de quadras poli esportivas valorizando e incentivado os profissionais da saúde, preparadores físicos, psicólogos, odontólogos, fisioterapeutas, e outros... Enfim, integrar: Esporte, educação, arte, lazer, abrangendo as formas multifacetadas da educação e saúde integradas".

Francisco Macedo (PMN) - Não citou o esporte diretamente, mas os tópicos 10 e 11, os últimos do arquivo de uma única página dizem: 10) Entre outras; 11) Estamos abertos a sugestões;

Geraldo Carvalho (PSTU) - O documento "16 motivos para apoiar uma campanha classista e socialista" defende educação e juventude, mas não fala diretamente no esporte e lazer;

João Vicente Claudino (PTB) - Defende o esporte além da diversão e entretenimento. O candidato visa com o esporte "contribuir, decisivamente, para promover a saúde, a inclusão de pessoas, sobretudo da criança e do adolescente pobre, visando reduzir a criminalidade e a violência entre os jovens e oportunizar, também, a inclusão de pessoas da terceira idade e portadores de necessidades especiais". IApoio a atletas em competições nacionais, e mais espaços para a prática esportiva, e eventos nacionais e internacionais no Piauí estão em tópicos neste link;

Lourdes Melo (PCO) - Não mencionou o esporte diretamente. Ampla maioria dos tópicos prioriza questões trabalhistas;

Romualdo Brazil (PSOL) - No site do TSE, o documento síntese tem duas páginas e o texto termina sem conclusão do último parágrafo visível. O plano inicia priorizando questões econômicas e problemas de desigualdade social;

Sílvio Mendes (PSDB) - Defende a criação do Plano Estadual do Esporte e Lazer, onde cada sociedade definirá, pela vocação de sua região, decidirá que instalações esportivas querem priorizar (campos, quadras, ginásios, pistas...), com parceria dos Municípios. O plano de Governo fala em privilegiar os jovens, e diz que o esporte e lazer "funcionam como elemento de formação da cidadania". Fala em priorizar o esporte amador e em "concessão de incentivos esportivos a atletas de competição". A proposta completa para o esporte está neste link;

Teresa Britto (PV) - Pretende ampliar o acesso a escolas, universidades, centros culturais e esportivos, e outros espaços de infraestrutura para o capital humano. Cita questões administrativas sem especificar em quais delas a questão do esporte poderia ser inserida;

Wilson Martins (PSB) - O Plano de Governo fala em integração de ações esportivas nas secretarias da Juventude, a ser criada, e Educação, com o projeto de reformar quadras e construir ginásios nas escolas estaduais com mais de 500 alunos. No tópico específico do esporte, defende um centro de formação de atletas de alto rendimento, visando Copa do Mundo e Olimpíadas, apoio a jovens atletas, academias para a terceira idade, e eventos regionais divididos por território. Fala também em apoio ao futebol profissional, masculino e feminino. Veja a página de proposta do esporte neste link.

Atleta do Piauí fatura cinco ouros e é eleita a melhor do Norte-Nordeste


A notícia é destaque no site da Confederação Brasileira de Atletismo desde a noite de ontem.

Cristiane dos Santos Silva, na sexta-feira, já havia levado com folga o ouro nos 400 metros rasos, durante o Troféu Norde-Nordeste de Atletismo Sub-23, disputado em Feira de Santana/BA.

No sábado pela manhã, ela venceu os 800 metros com 2mn22seg94, em dobradinha com outra representante do Piauí. Suynayra da Silva Gomes chegou em segundo e ficou com a prata (2min25seg46).

Na tarde do mesmo dia, Cristiane disputou o revezamento 4x100 metros rasos com Francineide de Sousa Araújo, Sirlene Leal Abreu, e Marcília Paula de Sousa: outro ouro para a velocista e o Piauí, com 48seg92. Alagoas e Rio Grande do Norte fecharam o pódio.

Na manhã do dia seguinte, novamente Cristiane. Depois de perder a semifinal dos 200 metros rasos para a alagoana Bruna Jéssica Oliveira Farias, ela arrancou na final e venceu a prova, com 25seg32, apenas um centésimo de segundo de diferença para a segunda colocada.

Calma, que ainda não acabou. Ainda no domingo, Cristiane, Suyanayra, Sirlene e Marcília disputaram a final do revezamento 4x400 metros rasos: outro ouro, com 4min03seg69. 

Já fizeram as contas? Foram cinco medalhas de ouro, todas com a presença de Cristiane dos Santos. Não foi por acaso que o júri de técnicos a escolheu como melhor atleta feminina do Troféu Norte-Nordeste. 

E faltou falar da cereja do bolo. Nos 1.500 metros, Tatiana de Sousa Abreu venceu com folga: 5min15seg67. Cinco segundos depois, veio a segunda colocada. 

Piauí com seis ouros e uma prata. Aproveitamento simplesmente fantástico. E Cristiane, que já foi convocada pela Confederação Brasileira para disputar os Jogos Sul-Americanos, viajou para a Colômbia e não correu, deve ser observada com mais atenção e carinho daqui para a frente. Antes, já fazia por merecer.

Piauiense chega em 3º na Maratona do Rio

Daniel Zappe/Fotocom

A piauiense Conceição de Maria Carvalhou (de verde) ficou com o terceiro lugar na Maratona Cidade do Rio de Janeiro, disputada na manhã deste domingo. Ela percorreu os 42 quilômetros em 2h48m42.

Sirlene Pinho venceu a prova (2h43m15), seguida de Sueli Pereira da Silva (2h45m24). No masculino, o vencedor foi o queniano Anderson Kiprono (2h19m54). O brasileiro Adriano Bastos chegou em segundo (2h19m57).

Judô de ouro, prata e bronze na Argentina

Foto: CBJ
Saíram os resultados dos piauienses no Campeonato Sul-Americano Sub-17 e Sub-20, disputado neste sábado em Buenos Aires, na Argentina. 

Francinaldo Segundo foi campeão (+100kg Sub-20). João Batista Romeiro, na foto ao lado, ficou com a prata (-66kg Sub-17). Stanley Torres foi bronze (-66kg Sub-20).

Os três piauienses e a delegação brasileira, que tem como um dos técnicos Abdias Queiroz Filho, volta a competir no domingo, na Copa República Argentina. 

Primeiro ouro do atletismo do Piauí na Bahia

O Piauí já conquistou medalha no Troféu Norte-Nordeste de Atletismo Sub-23, disputado em Feira de Santana/BA, e que vai até domingo.

Na tarde de sexta-feira, Cristiane dos Santos Silva, dona de três medalhas em 2009 na mesma competição, ganhou seu primeiro ouro nos 400 metros rasos, com tempo de 56s34. A segunda colocada chegou mais de dois segundos atrás (Alessandra Santos Silva - 58s92). 

No ano passado, Cristiane venceu a mesma prova com 56s19.

Hayssa é prata no Brasileiro Sub-23 de Judô

Foto: CBJ

A judoca Hayssa Ewellin (-70kg) obteve o melhor resultado piauiense no Campeonato Brasileiro Sub-23, disputado neste sábado em Curitiba/PR. Ela ficou com a medalha de prata após perder para a fluminense Yasmin Santos Valverde, que garantiu o direito de disputar seletiva para a seleção principal no final do ano. 

Samuel Azevedo (-60kg) e Joesley Brito (-66kg) foram eliminados ainda na primeira luta, por Renan da Costa Ramos, do Rio de Janeiro, e Hayden dos Santos, do Paraná, respectivamente. 

O evento foi marcado pelo frio, com temperatura abaixo dos 10 ºC, e pelo uso do sistema de vídeo replay, o mesmo que a Federação Internacional de Judô inseriu nas suas principais competições.

Forlán vira herói em "desenho japonês"



Milhares de pessoas já viram no Uruguai o vídeo acima, destacado pela imprensa nacional. Homenagem ao vencedor do prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo 2010, Diego Forlán. A animação no estilo japonês lembra a série "Super Campeões" e eleva o jogador ao patamar de herói.

Música do grupo "The Golden Vuvuzelas", vídeo DJ Laia e OptimusPraino. Detalhe para a presença de outros jogadores, como Suaréz, que meteu a mão na bola para impedir o gol de Gana no fim da prorrogação, foi expulso, e viu o Uruguai se classificar nos pênaltis. Lógico, o vídeo reproduz o lance.

Lançado o trailer do filme sobre os 100 anos do Corinthians; Veja aqui

O Corinthians lançou o trailer de "Todo Poderoso - O Filme: 100 anos de Timão", produção do Canal Azul e 20th Century Fox, que deve ir aos cinemas no dia 30 de julho - não sei nada sobre exibição em Teresina nesta data.

O filme de 90 minutos comemora o centenário do clube mais popular de São Paulo, com gols de ídolos alvinegros e várias entrevistas. O presidente Lula, torcedor corinthiano, é um dos presentes.


Futsal feminino do Piauí e Maranhão em torneio na cidade de Timon/MA

Treze equipes de Teresina e Timon/MA abrem neste sábado o Campeonato Aberto de Futsal Feminino, promovido pela Fundação Cidadania, no vizinho município maranhense.

Após a solenidade de abertura às 19h, no ginásio Gabriel Macedo, em Timon, jogam Federal x Hip-Hop e IFPI x José de Freitas.

Ainda fazem parte do torneio o Atlético Renascença, Bom Sucesso, Escola Santa Angélica, Escolina, Juventude de Timon, Juventude do Cabral, LTF Jallel, R-10, e Star Pink.

Judocas do Piauí disputam Brasileiro Sub-23 em Curitiba/PR no sábado

Enquanto o técnico Abdias Queiroz Filho viajou com piauienses para o Sul-Americano Sub-20 na Argentina, o treinador Expedito Falcão embarca na madrugada de hoje para Curitiba/PR, onde acontece no próximo sábado o Campeonato Brasileiro Sub-23.

A Confederação Brasileira de Judô bancou o técnico e mais dois atletas, escolhidos pela Federação Piauiense de Judô por desempenho em competições recentes: Hayssa Ewellin (-70kg) e Joesley Brito (-66kg). Por conta própria, viaja Samuel Azevedo (-60kg).

A competição reunirá cerca de 250 atletas de 23 estados, e é a porta de entrada para a seleção brasileira. Nos últimos anos, os vencedores do torneio foram convocados para participarem da seleção sub-23, uma equipe intermediária, entre a Sub-20 e a olímpica. 

Previsões? Difícil dizer. O torneio é um dos mais fortes. Só nos resta torcer.

Posts anteriores