Cidadeverde.com

Sarah Menezes viaja para treinamento com França, Japão, e Rússia

No país onde conquistou o bicampeonato mundial júnior de Judô em 2009, Sarah Menezes passará 10 dias de treino intensivo com atletas francesas, japonesas, e russas. Em resumo, se confirmadas as presenças dos nomes que estão competindo com frequência com esses países, será a oportunidade de pegar no quimono das principais rivais no ranking mundial.

A judoca piauiense pensou que teria férias depois da Copa do Mundo de São Paulo. A folga acabou bem antes. Ela viaja hoje (16) para a França ao lado de Taciana Lima (-48kg), Flávia Gomes (-57kg), Mariana Silva (-63kg), Maria Portela (-70kg), Mayra Aguiar (-78kg) e Maria Suellen (+78kg), além dos técnicos Amadeu Moura Júnior e Rosicléia Campos, e do fisioterapeuta Marcus Vinícius. 

O treinamento surgiu durante a competição no Brasil, e partiu de convite dos franceses. E só um detalhe que vale ressaltar: o time dos melhores países do mundo no Judô feminino não convidaria as brasileiras para treinarem por nada. 

A equipe deve retornar para o Brasil e dias depois embarcar para a Rússia, onde acontecerá o Grand Slam de Moscou.

Piauienses correm no dia do jogo do Brasil

O Brasil joga dia 20, domingo, com a Costa do Marfim, em Joanesburgo.

Horas antes, pela manhã, em São Paulo, piauienses disputam a corrida 10K Brasil, que deve reunir cinco mil pessoas na capital paulista.

Para o eterno duelo entre brasileiros e quenianos, a organização da prova já confirmou os piauienses José Teles, campeão da prova em 2008, e Cruz Nonata, vencedora no ano passado. O mineiro Franck Caldeira e a baiana Marizete Moreira são outros destaques da elite nacional.

Já em Porto Alegre/RS, Conceição de Maria Oliveira é nome esperado para mais uma etapa do Circuito Caixa de Corridas de Rua.

Enquanto a Copa rola, tem futsal em Palmas

Adalberto Silva/CBFS
O IFPI joga de azul. As de vermelho são as mineiras do Santa Cruz. Foto da noite de ontem

Enquanto eu, você, e quase todo mundo só pensa na Copa do Mundo, as meninas do IFPI, antigo Cefet, estão em Palmas/TO, disputando a Taça Brasil Feminina Sub-20 de Futsal - 1ª Divisão (de acesso). Os jogos começaram na segunda-feira, e a coisa por lá não está boa para o nosso lado.

Estreia contra o Ulbra/Toddy (TO): derrota por 7 a 1. Ontem, depois do jogo do Brasil com a Coreia do Norte, nova goleada contra o time piauiense, dessa vez 4 a 0 para o Santa Cruz/Meninas/Ingleza (MG) - sim, o torneio fez uma pausa para todo mundo ver a estreia do Brasil na Copa do Mundo. 

Difícil, a classificação para a próxima fase não é impossível. O Santa Cruz tem 100% de aproveitamento, e caso vença o Ulbra, pode dar a classificação ao IFPI. Mas para isso, é preciso que o próprio time piauiense goleie o Agrimaq, de Maceió/AL, e tire o saldo negativo de 10 gols. 

Japonês dá aula de equilíbrio com Camarões

Roberto Schmidt/AFP/Getty Images

Aprenda com Yuichi Komano a equilibrar um jogador camaronês, como Eric Choupo-Moting, em suas costas. Enquanto isso, Makoto Hasebe olha a bola dando sopa para partir rumo ao ataque. Vitória do Japão por 1  a 0.

Copa 2010: Análise dos primeiros 8 jogos

O Brasil pode ser hexa. Mas essa Alemanha...

Omar Torres/AFP/Getty Images
Chutaço do Tshabalala no primeiro gol da Copa 2010

O Grupo A confirmou a evolução da África do Sul. Teve a vitória contra o México nas mãos e perdeu por uma falha boba. Mas talvez esse seja o verdadeiro "Grupo da Morte". Não pelo nível alto das equipes, mas por ser a chave com os times mais nivelados. Por baixo, mas nivelados, inclusive a França, que não está essas coisas. Não estranhem se chegarem todos empatados com dois pontos na última rodada. A defesa do Uruguai ajuda nesse quesito.

Thomas Coex/AFP/Getty Images
Olha a cara de desespero do nigeriano vendo o Messi avançar...

No Grupo B, a Grécia foi uma decepção só. Pior time da Copa até aqui, até a Argélia pode ganhar dela. A Coreia do Sul tem um meia criativo e um ataque rápido que vai dar trabalho para a defesa da Argetina, que é a mãe que o Maradona queria nos anos 1980, e agora ele é quem tem de desfazer. Os hermanos estão para o Brasil de 2006: cheios de craques, mas não possuem um time. Ainda assim, acho que se classifica com a Nigéria. Com Messi em campo, a chance de gol é enorme. Ainda mais contra os próximos adversários.

Phil Cole/Getty Images
Gerrard dando um toquinho para tirar a bola do zagueiro e do goleiro dos EUA para marcar

O Grupo C deixou bem claro que Inglaterra e EUA avançam para as oitavas, e que os ingleses tem time para o título, apesar de terem encarado a estreia mais difícil de todos os favoritos. Eslovênia e Argélia terão a missão de dar trabalho aos dois times para definirem a liderança. Com o empate em 1 a 1, forçado pelo frangaço do goleiro Green, as seleções mais fracas farão a diferença. Ingleses e ianques, no meu palpite, chegarão aos 7 pontos, e o líder sairá no saldo de gols. 

John Macdougall/AFP/Getty Images
Cacau, quase chorando, comemorando o quarto gol e confirmando o "chocolate" da Alemanha

O Grupo D mostrou que ser líder no Grupo C faz toda a diferença. O segundo colocado certamente enfrentará a Alemanha, melhor seleção dos primeiros oito jogos da Copa. Os robôs sumiram. Time ágil, inteligente, e com jogadores habilidosos. E o melhor, joga para fazer gols, e não se defender para depois atacar. Gana e Austrália brigam por outra vaga, porque a Sérvia é outra decepção. Já a Alemanha, se manter o rítmo, chega até a decisão sem sustos.

Ou melhor, Alemanha primeiro do Grupo D pode enfrentar nas oitavas-de-final a Inglaterra, se esta terminar em segundo no Grupo C. Vejam bem, vejam bem, isso não é nada impossível. A maioria dos jogos da Copa deram sono, mas alguns times já sinalizam que o torneio vai ferver logo, logo.

Judoca do Piauí no Distrito Federal


No último dia 5, uma piauiense lutou e subiu no pódio em Brasília/DF. Amanda Chrystal, categoria até 44kg, disputou as Olimpíadas da Cidade a partir dos 14 anos e fico com o ouro no individual e a prata por equipes. Ela treinava em Teresina com o professor Abdias Queiroz Filho, e chegou a defender o Piauí em algumas competições, mas teve de se mudar para o Distrito Federal.

Não se engane ao ouvir o nome dessa garota e o encontrar associado ao judô do Distrito Federal. Agora você já sabe de onde ela surgiu para o esporte.

Sérvia, Gana, Flu, Ursinho de Pelúcia...

Sérvia e Gana foi mais um jogo chato da Copa do Mundo, menos para quem esteve no Fifa Fan Fest, no Rio de Janeiro. Lá você tem shows musicais e ainda ganha de brinde as figuraças da torcida brasileira, sempre injustiçadas por nunca terem suas fotos publicadas nos sites de fofoca e cobertura dos suspiros de gente famosa. 

Como esse valoroso torcedor do Fluminense, com máscara de caveira e ursinho de pelúcia na mão. O bichinho tem até peruca verde e amarela! E a canga da namorada sendo usada como bandeira do Brasil? Bela forma de desfilar pela praia de Copacabana durante a manhã de domingo.

Fotos: AGNews

Copa do Mundo sem maldade no olhar

Não, pessoal. Esqueçam essas mãos do Marko Suler, da Eslovênia, no Karim Matmour, da Argélia. Vamos nos esforçar para passar a Copa do Mundo sem fazer interpretações maldosas. 

O Suler esqueceu a bola e... Está bem, esqueçam.

Valery Hache/AFP/Getty Images

Nas areias da Rússia...

O vôlei de praia nasceu na beira do mar, mas o importante é se ter areia. Moscou, por exemplo, está bem longe de qualquer oceano, mas recebeu etapa do Circuito Mundial 2010 neste fim de semana.

O torneio na Rússia foi ruim para os brasileiros. Só Juliana e Larissa subiram no pódio, com um terceiro lugar. Vitória sobre Talita e Maria Elisa por 2 sets a 0. 

Talita e Maria Elisa sofreram por outro motivo: frio. Média de 17º C. São elas na foto abaixo, e vale frisar que nem todo mundo aderiu ao modelito, inclusive as rivais brasileiras. Traje para jogar vôlei durante a noite em Joanesburgo.

E a próxima etapa, no fim de junho, é na Noruega.

Foto: Mauricio Kaye

Nas areias do Piauí...

Terminou neste domingo a etapa Teresina do Circuito Estadual Banco do Brasil de Vôlei de Praia, na arena montada na academia Eugênio Fortes da avenida Marechal Castelo Branco.

Pernambuco foi o Estado vencedor da disputa. Camila Guimarães/Aline (PE/BA) e Adriano/Nelson (PE) levaram os títulos nas duplas feminina e masculina 

As duplas piauienses não chegaram até a disputa por medalhas. 

Após Teresina, o circuito osegue para Porto Velho/RO, de 18 a 20 de junho, com atletas da região Norte.

Posts anteriores