Cidadeverde.com

Solidariedade ao judoca Fabiéldo Torres

O blog se solidariza com o judoca Fabiéldo Torres, vice-campeão brasileiro sênior em 2008 na categoria até 73kg. Ele perdeu sua mãe nesta terça-feira.

O velório acontece na casa da família, no Monte Castelo. O sepultamento está programado para 10h de quarta-feira.

Vários nomes do Judô piauiense já se solidarizaram com o atleta.

VÍDEO: Lance que você só vê no basquete

Boston Celtics 90x90 Los Angeles Clippers. NBA, noite de ontem.

Falta um segundo para o fim da partida. Baron Davis chuta no último milésimo de segundo e...



Bingo! Adoro basquete por conta desses lances. Por isso, vejo o site da NBA todo santo dia:www.nba.com/video

Reparem na imagem em slow motion, mostrando o cronômetro e o arremesso no último instante. Se demorasse mais um suspiro, Davis não teria seus dois pontos validados.

Ronaldo Angelim terá até carreata em Oeiras

Essa é boa. O secretário de esportes de Oeiras, Cabo Chico, confirmou para o blog que Ronaldo Angelim, do Flamengo, será recebido com carreata na tarde do dia 30, antes do jogo beneficente que fará no estádio Gerson Campos.

A carreata será por volta de 14h. Depois, o autor do gol do título brasileiro de 2009 dará autógrafos para os fãs em local ainda a ser definido.

O jogo entre Amigos de Ronaldo Angelim e Amigos de Marciano (atacante oeirense, ex-Icasa/CE e Coritiba/PR), será às 17h, e o ingresso custa R$ 2 (saiba mais aqui).

Uma pergunta fica no ar: será uma carreata da população de Oeiras ou dos flamenguistas?

Sarah Menezes e a saga do joelho direito

Até brinquei com o técnico Expedito Falcão: cada suspiro da Sarah Menezes agora é notícia.

Mas o caso é sério, o joelho direito da bicampeã mundial júnior de Judô.

A bendita ressonância magnética foi feita nesta segunda-feira, em Teresina. O exame foi enviado para São Paulo. O resultado deve sair só na quarta-feira, e encaminhado para a Confederação Brasileira de Judô.

Todos torcem para que Sarah Menezes não precise de cirurgia. Porém, caso ela ocorra, deverá afastar a judoca dos tatames por pouco tempo, só até fevereiro.

Mas a falta de treinos já a deixará sem competir em janeiro. A participação no torneio dos melhores de 2009, na Coréia do Sul, no próximo mês, está descartada.

Ronaldo Angelim vai jogar em Oeiras

Maurício Val/Vipcomm


Tudo confirmado. Ronaldo Angelim, que saiu de Juazeiro do Norte/CE para marcar o gol do título brasileiro do Flamengo em 2009, vai jogar amistoso em Oeiras no dia 30, quarta-feira, no estádio Gerson Campos.

A partida será entre os amigos de Ronaldo Angelim, com vários jogadores do Icasa/CE que subiu para a Série B do Brasileirão, e amigos do Marciano, atacante de Oeiras que jogou no Icasa e Coritiba.

O jogo começa às 17h, e terá preliminar às 15h entre as escolinhas do Osmarildo, ex-zagueiro do Oeiras Atlético Clube, e do município de Inhuma. O ingresso custa R$ 2.

A Secretaria Municipal de Esportes de Oeiras, que trabalha na organização do jogo amistoso, contou  para o blog que espera 2.500 pessoas na partida. A renda irá ajudar Décio Pelé, amigo pessoal de Angelim no Icasa, e a população carente de Oeiras.

Hoje à tarde haverá um treino em Oeiras com a presença de Marciano e seus amigos. Ronaldo Angelim chega no dia do jogo, depois de almoçar em Picos.

Com a partida, Ronaldo Angelim irá retribuir o amigo Marciano, que levou seu time para outro jogo beneficente em Juazeiro do Norte, no ano passado.

CBF: Piauí é o 4º com menos clubes no país

Para quem não viu ao longo do ano o Cadastro Nacional de Clubes de Futebol, aqui vão alguns números recebidos de federações e clubes pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF. A última atualização é de outubro e, de acordo com a entidade, vale para agremiações em atividade nos últimos três anos.

O Piauí é o quarto estado brasileiro com menos clubes cadastrados, e o menor do nordeste - 12 times. Ganha apenas de Roraima (8), Acre (10), e Amapá (11).

O Maranhão tem 19. Alagoas, 16, Rio Grande do Norte, 17. Na região, o Ceará lidera com 42. São 227 em todo o Nordeste, contra 235 do Sudeste. Foram cadastrados 783 em todo o país.

Dos nordestinos, 43 estão nas nove capitais, três deles em Teresina: River, Flamengo e Piauí. Outros 74 estão em cidades do interior com menos de 50 mil habitantes, sendo quatro piauienses: Barras, Caiçara, Comercial, e Luís Correia.



O curioso é que o cadastro da CBF não inclui o Oeiras Atlético Clube, que disputou o Estadual de 2009, mas sim o Luís Correia Sport Club, como se o mesmo tivesse disputado o torneio de 2008, o que não ocorreu.

Aliás, lá consta que Flamengo, Princesa do Sul, e Cori-Sabbá jogaram a 1ª Divisão em 2008, quando estavam na Segundinha.

Não estou aqui reclamando do Piauí ter 12 clubes, acho até muito. Pior se tivessemos ainda mais e sem condições de bancar todos os times. Os dados servem como retrato do país, e mostram um pouco como estamos no futebol nacional.

E os números completos, você vê aqui.

Times piauienses no ranking da CBF

Aos interessados, o ranking atualizado da CBF em 10 de dezembro, no qual o hexa São Paulo é só quinto, e o Flamengo terceiro. O Grêmio venceu tanta Copa do Brasil que ainda lidera, seguido do Corinthians.

Melhor clube piauiense na lista, o River manteve os 138 pontos e caiu uma posição - é o 87º.

O desativado Tiradentes é o 89º com 132.

Depois de jogar Copa do Brasil e Série D, o Esporte Clube Flamengo somou apenas dois pontos, e ainda caiu uma posição. Com 61, é o 118º na lista.

O Piauí manteve os 38 pontos e caiu duas posições - 131º.

O Barras ganhou um ponto e subiu três colocações (186º, 18 pontos), empatado com outros seis times.

A Sociedade Esporitva de Picos ocupa a 149ª posição com os mesmos 33 pontos do ano passado.

Ainda integram a lista o 4 de Julho (208º, 11 pontos); Parnahyba (228º, 7 pontos); Auto Esporte (239º, 6 pontos); Cori-Sabbá (247º, 5 pontos); e Caiçara (291º, 2 pontos)

A Federação de Futebol do Piauí subiu três pontos - de 458 para 461 - e se manteve na 21ª posição, com direito a duas vagas na Copa do Brasil.

A CBF não divulgou a nova conversão de pontos do ranking após a criação da Série D, mas percebe-se que a participação na primeira fase da Copa e do Brasileirão valeram apenas um ponto. Antes, só estar na Copa do Brasil já renderia dois pontos.

E de que serve tudo isso mesmo? No futebol do Piauí, serve mais para riverino contar vantagem.

Mais de 30 piauienses na São Silvestre 2009

Sergio Shiubuya/ZDL


A organização da  São Silvestre confirmou neste domingo (27) que 36 pessoas do Piauí estão inscritas na mais tradicional prova de rua do país, que acontece no dia 31. O número é o segundo menor dos Estados do Nordeste, vencendo apenas Alagoas, de acordo com a lista abaixo:

SP - 15.790 - 75,20%
RJ - 902 - 4,29%
MG - 873 - 4,16%
PR - 700 - 3,34%
DF - 430 - 2,05%
SC - 341 - 1,62%
PE - 254 - 1,21%
BA - 246 - 1,17%
CE - 225 - 1,07%
RS - 202 - 0,96%
GO - 166 - 0,79%
ES - 153 - 0,73%
MS - 101 - 0,48%
SE - 88 - 0,42%
PB - 65 - 0,31%
PA - 57 - 0,27%
RN - 58 - 0,27%
AM - 52 - 0,25%
MA - 52 - 0,25%
ESTRANGEIROS - 40 - 0,19%
MT - 41 - 0,19%
AL - 35 - 0,17%
PI - 36 - 0,17%
RO - 25 - 0,12%
TO - 24 - 0,11%
AP - 21 - 0,10%
RR - 14 - 0,07%
AC - 9 - 0,04%

Total - 21.000 - 100,00%

Os principais nomes nascidos no Estado e que deverão brigar pelo pódio são o maratonista José Teles, 16º neste ano em Nova Iorque, e a fundista Cruz Nonata, vice-campeã sul-americana nos 10 mil metros e campeã do Troféu Brasil.

Papo na esportiva - Sarah Menezes

Fábio Lima/Cidadeverde.com


Melhor atleta brasileira de 2009 após votação no Prêmio Brasil Olímpico. Melhor do país entre todos os judocas no ranking mundial, com o quinto lugar na categoria ligeiro (até 48kg). Primeira brasileira bicampeã mundial de Judô, após se sagrar campeã mundial Sub-20 na Fraça. Quinto lugar em seu primeiro mundial sênior. Alguém aí teria a ousadia de indicar outro nome para a última entrevista do ano no blog que não o de Sarah Menezes?

Ídolo?
Leandro Guilheiro (Na Esportiva - Judoca bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008)

Música do momento?
Músicas da Legião Urbana

Matéria da faculdade que passou com folga?
Anatomia (NE- Sarah cursa Educação Física na Face, em Teresina)

Matéria da faculdade que te dá mais trabalho?
Bases Biológicas (NE - A disciplina interpreta e relaciona fenômenos biológicos relevantes ao esporte, desde o funcionamento das células...)

Melhor amigo(a) na seleção brasileira?
Danielle Yuri

Quem mais te faz rir nas viagens da seleção?
Leandro Cunha e Luciano Correa

Fora do esporte, o que mais te agradou em 2009?
Ajudar na reforma da casa da minha mãe. (NE - investiu o dinheiro dos prêmios dos torneios internacionais na reforma)

E o que mais te irritou?
Minhas coisas fora do lugar!

Se pudesse dar um Ippon em alguma coisa, seria em que?
Nas dificuldades que o judô piauiense tem em arranjar patrocínio, e nos empresários que não têm a visão de investir no esporte.

Do topo do ranking mundial, qual a adversária foi ou será mais difícil de enfrentar?
Será Fukumi (foto ao lado), está no momento em 1º lugar no ranking. (NE - Tomoko Fukumi, japonesa atual campeã mundial, com quem Sarah não teve a chance de lutar ainda).

Qual país mais te encantou/agradou nessas suas viagens?
Japão.

Em qual país é melhor para comer? E em qual país a comida não desce?
Fora o Brasil, o Japão é o melhor lugar para comer. O pior é a Rússia!

Qual a coisa mais estranha que você já viu nas suas viagens ao exterior?
Comida na Tailândia. E em Roterdã, um rapaz andando numa bicicleta deitada!

Do que mais sente falta nas viagens?
Da minha família e amigos.

Sérgio Huoliver/COB


Se na disputa do prêmio de melhor do ano estivessem só Poliana Okimoto e Natalia Falavigna, em quem você votaria?
Depois do que ocorreu no Prêmio Brasil Olímpico, eu votaria na Natália. (NE - Em críticas ao método de escolha do melhor do ano, Poliana deu a entender que Sarah não teria méritos, pelo menos maiores que os da nadadora, para ser a vencedora).

Se ganhase o prêmio da Mega Sena de fim de ano, o que você faria?
Construiria um centro de treinamento no Piauí para descobrir novos talentos.

Apostou na Mega Sena?
Não.

Quem te ajudou a levar tantos títulos em 2009?
Meu técnico e amigo Expedito Falcão e todos que treinaram comigo durante o ano.

 

Mais Sarah Menezes: viu o site do prêmio?

Alguém teve a curiosidade de olhar o site do Prêmio Brasil Olímpico depois da eleição da Sarah Menezes?



www.premiobrasilolimpico.com.br

Eu sei que você ficou sem tempo e não conseguiu ler todos os recados, Sarah. Por isso, o desocupado aqui se deu a este trabalho. E olha só o que eu achei no meio de tanta coisa:



Tem mensagem até do Jankel Costa, diretor do Esporte Clube Flamengo. Recados de pessoas de vários municípios do Piauí, como Colônia do Gurguéia, Buriti dos Lopes, José de Freitas, Parnaíba, e muitos outros. Teve gente até de outros países:

5-12-2009 | 21h30m
Sarah, sua dedicação ao esporte tem gerado todos estes resultados! Continue treinando cada vez mais forte que em 2012 em Londres você seu sonho dourado se realizará!! Bjs.

Kleyton
Montreal - Canada

Ah, deixaram essa aqui, que eu não entendi bem: "Acredito em você, vai com garra e muita concentração...".

Parece até que ela ia entrar no tatame! Hahaha!

Posts anteriores