Cidadeverde.com

Amigos de Batistinha em jogo solidário

Foto: Elias Fontinele/Jornal O Dia

Batistinha é um dos nomes que disputará a partida solidária no Saci, sábado

Sábado é dia de solidariedade no campo da academia de Polícia Civil, bairro Saci, zona sul de Teresina. A partir das 16h, o ex-jogador Batistinha reúne seus amigos em amistoso contra o time da AGAP - Associação de Garantia ao Atleta Profissional. A entrada será um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Abrigo São Lucas e Lar de Maria.

O atacante João Batista Crispim Filho, o Batistinha, fez carreira no final dos anos 90, quando defendeu Sport/PE, Goiás, União São João de Araras/SP, Vitória/BA, e vários outros clubes.

Com o jogador, irão atuar nomes conhecidos como Maradona, Maninho, Ronaldo Bucar, Dias Pereira, e o eterno craque Simão Teles Bacelar, o Sima. No time da AGAP, estarão o goleiro Toinho (ex-São Paulo), Aníbal, Paulinho, Sabará, e muitos outros.

Além dos alimentos, os atletas pretendem arrecadar recursos para as instituições através de um sorteio de prêmios. O cartão poderá ser adquirido no local por R$ 2, e dará direito a concorrer a bicicletas, entre outros.

E ainda haverá espaço para homenagens. O vencedor da partida leva o troféu Nivaldo Qualhada, craque do River nos anos 70. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral neste ano, mas se recupera bem e deve comparecer ao evento. O ex-jogador e ex-técnico do Flamengo, Gringo, será agraciado com uma placa pelo seu trabalho na revelação de talentos do Piauí, como o próprio Batistinha, hoje nas categorias de base do Fluminense do Piauí.

Quem gosta de futebol e acompanhou os jogadores nos anos 70 e 80, não pode perder.

Copa Piauiense: rodada dupla em Teresina

Olheiros, marquem na agenda.

A V Copa Piauiense de Futebol Amador definirá seus finalistas nesta quinta-feira (17), no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.

Às 18h jogam Parnaíba e Francisco Santos, na primeira semifinal. Em seguida, às 20h, Monte Alegre e São João do Piauí disputam a vaga na decisão.

A Fundação de Esportes do Piauí - Fundespi - marcou a grande final para o dia 20 de dezembro, domingo, a partir de 9h, também no LM. Entrada franca.

Outro fera do Taekwondo pode vir ao Piauí

Jânio Silva
Depois de trazer a campeã mundial Natalia Falavigna, a Federação de Taekwondo do Piauí está mantendo contato com Diogo Silva, campeão da Universíade 2009, as Olimpíadas Universitárias, e que emocionou o país ao levar para o Brasil o primeiro ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007.

A intenção é trazer o atleta a Teresina no ano que vem, ainda no primeiro semestre. Tudo só depende da agenda dele.

O novo evento é apenas um dos passos para a revitalização do Taekwondo no Piauí. Segundo o presidente John Correia, a ideia é ampliar o número de escolas e academias com a modalidade, e aproveitar a inclusão do esporte nas Olimpíadas Escolares a partir de 2010 para orientar e capacitar mais professores.

A presença de ídolos nacionais do esporte no Piauí com certeza vai fortalecer a modalidade no Estado. Se houver incentivo para que esse projeto siga adiante, os resultados esperados a longo prazo podem surgir antes do que se imagina. A Fetaepi está no caminho certo.

A foto do Diogo é de Jânio Silva, que esteve em Belgrado na Universíade.

Atletas universitários terão prêmio em 2010

Duas novidades importantes no calendário do esporte universitário de 2010, divulgado nesta quarta-feira pela Federação Acadêmica de Esportes Piauiense - Faep.

A etapa nacional das Olimpíadas Universitárias só será realizada em novembro, entre os dias 4 e 13, na cidade de Joinvile/SC.

No dia 19 do mesmo mês, a Faep pretende premiar os melhores do ano com festa, seguindo o exemplo do que foi feito este ano pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário - CBDU.

O calendário ficou assim:

MAIO
7 a 15 - Olimpíadas Universitárias (etapa Piauí)
20 a 23 - Torneio nacional de Lutas - Judô, Taekwondo e Caratê (Maringá/PR)

JUNHO
11 a 13 - Etapa Piauí da Liga Nacional Universitária (Copa Integração - Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei)

JULHO
12 a 18 - Liga Nacional (etapa regional de Basquete e Vôlei)
26 a 31 - Liga Nacional (etapa regional de Handebol e Futsal)

OUTUBRO
Fase final da Liga Nacional de Desporto Universitário

NOVEMBRO
4 a 13 - Olimpíadas Universitárias (Fase Nacional - Joinvile/SC)
19 - Festa dos melhores do ano no esporte universitário do Piauí

Por onde andam? Pantico, Moroni, Pantera...

Na última segunda-feira (14), o Icasa, de Juazeiro do Norte/CE, apresentou seu grupo para o início da pré-temporada de 2010, visando o Campeonato Cearense e a Série B do Brasileirão.

O técnico é Flávio Araújo (foto), o mesmo que ajudou o time cearense a subir para a Segundona. No plantel estão outros nomes conhecidos do futebol piauiense, como o zagueiro Juba (ex-Flamengo e Barras) e o atacante Pantico (ex-River, Oeiras, e Barras).

Outro técnico que se apresentou longe do Piauí foi Paulo Ricardo Moroni, que já comanda o América de Natal/RN para a disputa do Campeonato Potiguar e Série B do Brasileirão. Mesmo com uma série de problemas, o gaúcho liderou o Flamengo na conquista do Campeonato Piauiense 2009.

Com Moroni está o atacante Maurício Pantera (ex-River e Barras)

Todos esses nomes já podem ser retirados da lista de pretendidos dos clubes piauienses.

Curiosidades do 16 de dezembro

O Milan, de Ronaldinho Gaúcho, comemora nesta quarta-feira 110 anos de fundação.

Também são lembrados os 74 anos do São Paulo Futebol Clube, que em 1935 substituiu o São Paulo da Floresta.

Aliás, no dia do aniversário, a história só tem más lembranças tricolores. Em 1989, Sorato marcou o gol da vitória do Vasco e deu o bicampeonato brasileiro aos cariocas. No ano seguinte, Tupãzinho fez para o Corinthians, que levou o Brasileirão pela primeira vez. E os dois jogos foram no Morumbi.

Vídeo: Um golaço no Campeonato Inglês

Sempre achei o Brasileirão mais emocionante que os europeus. Aqui são vários clubes disputando o título e/ou vaga na Libertadores, ao invés de dois ou três fortes.

A diferença é que boa parte dos principais craques do mundo, inclusive os brasileiros, estão lá.

Por isso, é mais fácil ver momentos como o do vídeo abaixo no Campeonato Inglês do que no Brasileirão.

O meia equatoriano Valencia só arrematou a jogada que valeu ingresso para inglês e a mensalidade da TV por assinatura do brasileiro. A jogada foi sensacional.



Vitória do Manchester United por 3 a 0 sobre o famoso Wolverhampton Wanderers.

Teresina terá desafio entre feras do vôlei de quadra e praia em 2010

Foto: CBV

Depois de dois anos seguidos sendo sede de etapas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, o Piauí ficará de fora do calendário.

A Confederação Brasileira de Voleibol - CBV - já divulgou o calendário com as 12 etapas do torneio, que no Nordeste só passará por Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Petrolina/PE, e Maceió/AL. Uberaba/MG foi a única novidade.

Mas calma, perde-se de um lado, se ganha do outro. A CBV confirmou no Piauí o Desafio de Vôlei Banco do Brasil. São jogos-exibição onde atletas da praia enfrentam feras das quadras. Tudo dentro de um ginásio, cheio de areia, onde jogam quatro de cada lado. A mistura de regras parece ser bem divertida.

Além de Teresina, Boa Vista/RR, Belém/PA, Palmas/TO, Santa Maria/RS, e Ribeirão Preto/SP receberão o evento, ainda sem datas definidas.

Em São Luís/MA, o evento foi realizado no último novembro no ginásio Castelinho, com direito a show da cantora Preta Gil.

A CBV ainda confirmou a segunda edição do Circuito Estadual de Vôlei de Praia, que começa em Palmas/TO no mês de janeiro. Serão etapas regionais em todos os estados. A 12ª acontecerá em Teresina, entre 11 e 13 de junho.

Judô: Piauí quer sediar seletiva nacional do sul-americano Sub-17 e Sub-20

A Confederação Brasileira de Judô - CBJ - divulgou seu calendário de atividades para 2010. Os locais dos torneios nacionais ainda não foram definidos.

O Piauí, como ocorre com frequência, poderá sediar mais uma competição nacional em Teresina.

O presidente da Federação Piauiense de Judô - FPIJ -, Danys Queiroz, afirmou para o blog que tentará trazer para o Estado o a seletiva do Sul-Americano Sub-17 e Sub-20, marcada para 6 e 7 de fevereiro. Quem vencer o torneio, representará o Brasil em Buenos Aires, no dia 25 de junho.

No ano passado, o Piauí sediou o Campeonato Brasileiro Regional, com a presença de cinco estados. Teresina já foi palco da seletiva do Sul-Americano em 2005.

Piauí no pódio na Meia Maratona de Serra/ES



Domingo foi dia de Meia Maratona de Serra, no Espírito Santo. E teve piauiense no pódio.

Conceição de Maria Oliveira ficou em segundo lugar na prova feminina, com o tempo de 1h25min58. Em primeiro veio a queniana Margaret Karie, com 1h25min27.

O prêmio para a piauiense foi de R$ 4,6 mil (valor após a dedução de impostos).

Com 285 pontos no ranking nacional de corridas de rua, Conceição é a terceira colocada e briga pela liderença com Marizete Moreira, hoje na ponta com 298 pontos. A última prova válida no calendário será a Corrida de São Silvestre, dia 31 de dezembro, em São Paulo.

Posts anteriores