Cidadeverde.com

Handebol do Piauí belisca pódio em Itajaí/SC

Wander Roberto / Photo&Grafia


Terminou no sábado em Itajaí/SC a fase final da Copa Petrobrás. O colégio Castro Alves/ES foi o campeão no feminino, e o São José/SC no masculino.

Dois times piauienses do Caic Balduíno Barbosa de Deus superaram outras centenas e estiveram entre os 16 da fase final. As meninas ficaram com o 11º lugar. Já os meninos perderam a disputa de bronze para a a escola José Paranaíba, de Santa Vitória/MG, por 30 a 24. Na semifinal, haviam perdido por 29 a 22 para os atuais campeões.

Vale ressaltar: mais de 600 times disputaram as fases regionais. A Copa integra atletas de até 14 anos. Por isso o registro é mais que válido. O apoio futuro é mais que merecido: necessário. Essa não é a primeira boa safra do handebol que passa por aqui.

Piauiense Cruz Nonata vence prova em BH

A piauiense Cruz Nonata da Silva venceu a Corrida da Longevidade, prova de seis quilômetros disputada ao redor da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Cruz Nonata, do BM&F Atletismo, chegou com 19min19seg, seguida Zelalem Bekele Abebe (19'25"), da Etiópia, e Margaret Okayao (19'48"), do Quênia.

Prêmio: R$ 5.000,00.
 
A prova é batizada assim porque é voltada para o público adulto, na faixa acima de 30 anos. Há até percurso de três quilômetros para pessoas de maior idade.

Cinema na Esportiva: comédia e romantismo nos filmes de época


O Amor Não Tem Regras
(Leatherheads, de George Cloney, EUA, 2008, 114min)

De novo, esqueça o título brasileiro. Prefiro os cabeças de couro. Apesar disso não ser nada romântico.

Os esportes antigamente eram mais românticos. Todos os esportes. No futebol americano, jogadas inusitadas enganavam quem pensava que a bola oval havia sido arremessada, por exemplo. E o começo do filme dirigido e protagonizado por George Clooney mostra exatamente isso. Dá até um certo tom circense e saudosista, do tempo em que não existiam tantas regras. 

Na história, o também diretor Clooney é dono de um time falido de jogadores veteranos. Ao saber da notícia de um jovem universitário e herói de guerra conhecido como "A Bala", decide arriscar uma proposta ousada: reativar o time e bancar um gordo salário para a sua estrela. Tudo bem, até uma jornalista descobrir que o soldado não foi tão herói assim.

Tudo isso envolve a trama amorosa entre o dono do time e a repórter, que se vê dividida entre ele, o jogador, e fazer ou não fazer a entrevista. 

A comédia é saborosa, como as demais comédias de época, e vale cada cena. Mas além disso, é possível ver como o futebol americano deu passos do amadorismo ao profissionalismo, de como isso passou de avanço a necessidade, e a intensidade com a qual isso já mexia com a sociedade. 

Teresina fora do mapa. De novo

O Comitê Olímpico Brasileiro - COB - divulgou nesta quinta-feira (15) a lista das vinte e duas cidades candidatas a sede das Olimpíadas Escolares e Universitárias de 2011 e 2012. Também conhecidas como JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) e JUBs (Jogos Universitários Brasileiros).

De todas as cidades, sete são capitais nordestinas. Salvador/BA, Fortaleza/CE (sede de uma etapa escolar neste ano), São Luís/MA, João Pessoa/PB, Recife/PE, Natal/RN, e Aracaju/SE são candidatas.

As únicas capitais nordestinas ausentes são Maceió/AL e Teresina/PI.

Também se candidataram Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Poços de Caldas/MG, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Foz do Iguaçu/PR, Londrina/PR, Maringá/PR, Rio de Janeiro, Porto Alegre/RS, Blumenau/SC, FLorianópolis/SC, Joinville/SE, Campinas/SP, e Palmas/TO. 

Ficamos de fora do mapa de novo. É ruim ver quase todas as capitais nordestinas candidatas e perceber o nome de Teresina ausente.

É ruim? Sim. Mas ser candidato por simplesmente ser, não adianta.

As Olimpíadas Escolares somam mais de 10 modalidades esportivas. Em Teresina, o Campeonato Brasileiro de Judô lota hoteis e alojamentos. De fato, não há estrutura de hospedagem suficiente para milhares de pessoas. Além disso, falta o básico: quadras, estádios, piscinas olímpicas, velódromos.

Escrevo porque li a notícia já imaginando atletas e técnicos que ficam maravilhados, como eu mesmo fiquei, com as Olimpíadas Escolares e Universitárias, e sonham em ver tanta movimentação esportiva. Mas coloquemos os pés no chão, e pensemos no futuro. Na recuperação do ginásio Verdão, por exemplo. Seria um bom começo. 

Como eles conseguem fazer isso?

O goleiro senegalês Bouna Coundoul nasceu em Dakar, tem 28 anos, e joga no New York Red Bulls. No último sábado, em jogo da MLS, a liga de futebol dos Estados Unidos, ele ficou batido no chute de Jesus Padilla, do Chivas. A bola bateu na trave. Ele voltou para pegar e...



Vitória do Chivas por 2 a 0.

No mesmo dia, pelo mesmo torneio, o Chris Seitz, 23 anos, nascido na Califórnia, quis fazer mais. Foi chutar a bola para longe e...




Seu time, o Philadelphia Union, ainda venceu o DC United por 3 a 2.

Handebol do Piauí estreia em Santa Catarina

Começou em Itajaí/SC a fase final da Copa Petrobrás de Handebol, torneio organizado com a Confederação Brasileira que reúne as melhores equipes de estudantes entre 11 e 14 anos.

O "monopólio" piauiense é do Caic Balduíno Barbosa de Deus, que classificou equipes no masculino e feminino.

As mulheres estrearam com derrota para o Presidente Vargas, de Sergipe, por 17 a 14. O jogo foi na tarde desta terça-feira. 

No masculino, o último jogo do dia foi entre o Caic Balduino e o Castelo Branco, do Paraná, que venceu durante quase todo o jogo, mas cedeu a virada, e acabou arrancando empate com o time piauiense nos segundos finais: 26 a 26.

Seguem fotos de Cinara Piccolo, direto de Santa Catarina, com imagens dos piauienses em ação nesta terça-feira. Os jogos vão até o dia 17.

@SarahGabryelle Menezes is now on Twitter

Se você quer mandar parabéns para a Sarah Menezes pelo ouro no Pan de El Salvador, ela vai ler seus recados no Twitter: http://twitter.com/SarahGabryelle.

Não esperem, ao menos ainda, o Twitter da Sarah como fonte de notícias. Agora que ela está começando, se acostumando. Está tão no começo que nem foto colocou. Para a judoca, que viaja tanto, é mais uma forma de manter contato com quem ficou no Brasil, mandar fotos, etc.

Mas como tantas coisas que a gente inicia na Internet, também não sei dizer se ela dará sequência a isso. Quem sabe a Sarah Menezes não poste nada, mas receba todos os parabéns que vocês querem tanto dar para a nossa campeã. 

Concurso da logomarca dos Jogos Rio 2016

Atenção publicitários de todo o país.

Foram abertas as incrições para a criação da logomarca dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Além de ter seu trabalho exibido no mundo inteiro, o vencedor leva R$ 50 mil pela criação e assina contrato de seis meses, com chance de renovação, para prestação de serviços de design com o Comitê Rio 2016.

O edital está no link http://www.rio2016.org.br/pt/AquisicaoBens/servicos/. Só empresas do ramo podem participar, nada de consórcios. 

Em agosto, o Comitê Rio 2016 envia a logomarca para aprovação do Comitê Olímpico Internacional, que a apresentará ao mundo.

E aquela logomarca usada durante a candidatura? Ela é só da candidatura, será deixada de lado.

Definições no basquete

No principal jogo da rodada de fim de semana da Supercopa Nordeste de Basquete, Flamengo e Caxias/MA se enfrentaram no ginásio do Sesc Ilhotas. Na disputa dos dois melhores times até o momento, vitória flamenguista por 70 a 53, e novo líder na briga por vaga na fase nacional.

Além da vitória, queixas a serem discutidas. Representantes de clubes irão se reunir na quarta-feira, às 19h, no Círculo Militar de Teresina, para julgar dois incidentes da partida de sábado: uma suposta tentativa de agressão do técnico do Caxias a um dos árbitros, e a postura tendenciosa de outro durante o jogo.

No outro jogo de sábado, o IFPI fez 72 a 66 no Fênix. No domingo, CMT 57x92 Flamengo, Fênix 49x53 Iate. Danilo, do Fênix, tem 141 pontos em cinco jogos!

Última rodada dessa fase terá no sábado Vintecinco.com x Iate Clube e CMT x Caxias. No domingo, rola Iate x Flamengo e CMT x IFPI.

Skate, cultura, e arte


Os skatistas lançam nesta semana duas publicações: a revista Skate-PI e o ZineGraff XARPI. No lançamento do dia 16 no Clube dos Diários, às 18h, haverá exposição fotográfica de Maurício Pokemon e de obras de arte de Manin.

Posts anteriores