Cidadeverde.com

Natação: Vice em 2008 compara Cielo a Armstrong e ataca: "trapaceiro"

Imprimir

Um dos maiores ídolos recentes do esporte brasileiro, Cesar Cielo foi duramente criticado por um rival bastante conhecido. O ex-nadador francês Amaury Leveaux, que perdeu o ouro para o brasileiro e ficou na segunda posição nos 50 m livre dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, simplesmente detonou o tricampeão mundial da categoria. Em polêmica biografia lançada nesta semana, Leveaux comparou Cielo ao ex-ciclista Lance Armstrong e o chamou de “trapaceiro”.

No livro intitulado Sexo, Drogas e Natação, Amaury Leveaux não aliviou e disparou para todos os lados. Um dos maiores alvos foi Cesar Cielo. Indignado, o francês lembrou o caso de doping do brasileiro em 2011 (quando não houve punição, e Cielo participou do Mundial de Xangai) e  o comparou ao ex-ciclista americano Lance Armstrong, banido do esporte por ter utilizado substância proibidas em seus sete títulos da Volta da França.

"Trapaceiros são como pedófilos... Bala na cabeça. Sou extremista", disse o francês, ao jornal L’Equipe. Ele, que atualmente tem 29 anos e está aposentado, ficou mundialmente conhecido pela medalha de prata conquistada nos Jogos Olímpicos de 2008, na prova dos 50 m livre. Na ocasião, foi Cielo quem subiu ao ponto mais alto do pódio.

“Quando penso hoje nesta segunda posição, não é a derrota que me dói. O que me machuca é o comportamento de Cielo e de outros nadadores. Em várias ocasiões ele foi suspeito de trapaças. Chamemos as coisas por seus nomes sem rodeios: suspeitas de doping pesam sobre ele, mas não se pode acusar sem provas”, escreveu o francês na biografia, de acordo com o Mundo Deportivo. Em contato com a reportagem, o estafe de Cielo afirmou que o nadador não vai se pronunciar sobre o tema.

Leveaux não disparou apenas contra o brasileiro. O ex-nadador, que abandonou as piscinas em 2013 e foi medalhista de ouro no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Londres, detonou os próprios companheiros, revelando que nadadores franceses fazem uso frequente de drogas. “A cocaína é um agente dopante. É o tipo de droga feliz que te dá o sentimento de ser invencível e nunca se sentir cansado, levando a seu limite e transformando-o em um guerreiro”, escreveu em um trecho da biografia.

Informada das acusações de Leveaux, a vice-presidente da Federação Francesa de Natação, Lucien Gastaldello, repudiou as declarações do ex-nadador e deixou claro que ele "deu um tiro no próprio pé". A expectativa é de que o medalhista de prata nos 50 m livre em Pequim seja processado.


Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais