Cidadeverde.com

Profissionais da saúde doam tempo e mudam vidas no Sertão do Piauí

Doar tempo e atenção aos mais necessitados. Há três anos é esse ato de generosidade que o grupo ‘Missionários do Sertão’ faz ao realizar sonhos e proporcionar mudanças na rotina de vida de parte das pessoas que vivem no Sertão do Piauí.  O projeto, liderado pelo médico Mário Primo e a sua esposa, a enfermeira Cristiane Borges, reúne, principalmente, profissionais da saúde. 

“É uma grande mobilização, braço de um projeto maior de uma aliança acadêmica profissional, que existe no Piauí. Os Missionários do Sertão é uma grande mobilização de voluntários que decide manifestar amor a partir de suas vocações. Mobilizamos profissionais de todas as áreas, com foco na saúde, e vamos ao sertão do Piauí cooperar para transformar vidas a partir do nosso fazer”, esclarece o médico Mário Primo. 

O médico fala das experiências durante as missões nas regiões mais carentes do Piauí. Ela conta que, em algumas localidades, se depara com situações de pobreza extrema, que o missionário avalia serem “mais críticas que boa parte da África”. 

A enfermeira Cristiane Borges conta que ao doarem seu tempo e estarem próximos dessas comunidades, quem mais se beneficia são os missionários. “A experiência para nós que vamos ao sertão é muito mais enriquecedora do que para eles que estão lá. Lembro de uma vez que deitamos as crianças no chão e pedimos para elas fecharem os olhos e sonharem.  Depois pedimos para elas dizerem qual era o sonho delas e a resposta foi algo tão simples. Era sonho de ter uma bola, boneca, brinquedo, abraço. Esse choque de realidade muda muita coisa no nosso interior”, avalia a missionária. 

Os ‘Missionários do Sertão’ tem como meta levar o projeto para todo Sertão do Piauí.  O principal critério para a escolha da comunidade a ser recebida pela iniciativa é a carência da região.  

“Atuamos em parceria com outras organizações que permanecem nessas comunidades dando seguimento a esse processo de transformação. Não praticamos assistencialismo, nós temos um compromisso com a continuidade desse trabalho”, completa Mário Primo. 

Na próxima sexta-feira (09), os Missionários do Sertão partirão para missão de solidariedade no assentamento Eugênio, no município de São João do Piauí, distante 483 quilômetros de Teresina.  


Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com