Cidadeverde.com

Neurologista dá dicas simples de como perceber um AVC

Imprimir

O médico neurologista Benjamin Vale alerta sobre os riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), já que boa parte dos afetados pela doença não entendem o problema. 

Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (27), o especialista deu dicas de como perceber que uma pessoa está sofrendo um AVC. 

"Existe um teste simples. Você pede para a pessoa dar um sorriso. Se a boca ficar um pouco torta, desviada, este já é um sinal. Depois, peça para a pessoa lhe dar um abraço. Se um dos braços não levantar, é outro sinal. O terceiro passo é pedir para a pessoa falar uma frase toda ou cantar uma música. Se ela não conseguir, é muito provável que esteja sofrendo um AVC", detalhou o médico.

Benjamin Vale afirmou que é necessário que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) seja acionado imediatamente. "Essa pessoa precisa de ajuda urgente", enfatizou.

Benjamin disse ainda que o AVC hemorrágico se caracteriza, quase sempre, no início, com uma dor de cabeça. "Se a dor é aguda, especialmente na nuca, isso é preocupante", alerta.

O médico explicou ainda que a principal causa do AVC é a hipertensão arterial não controlada e que 40% dos pacientes com AVC tem depressão associada. 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais