Cidadeverde.com

No Incra, Solon defende reforma agrária como solução para produtores

Imprimir

O candidato do PSTU ao governo do Estado, Daniel Solon, esteve nas sedes do Incra e da Cáritas nesta sexta (1º/08) e discutiu a importância de uma reforma agrária para resolver o problema da falta de terras para os pequenos agricultores, além de uma política consistente de convivência com a seca no semiárido piauiense. 

"A reforma agrária ainda é a principal solução para resolver os problemas das muitas famílias que sofrem com a falta de terra no Piauí", avalia. 

Daniel afirma também que a concentração fundiária ainda é enorme no Estado e que boa parte destas terras ficam nas mãos dos empresários. Na visão do candidato, por uma série de interesses, as autoridades locais não se esforçam para resolver o problema.  

"No Piauí impera o latifúndio, as grandes terras controladas por poucos e que ficam, na maioria das vezes, sem produzir nada. Enquanto isso, o pequeno produtor segue sem ter onde morar, onde plantar para o sustento, ou produzindo nas terras alheias. Deve haver uma ampla reforma urgente, dividir essas terras para os muitos que não têm. Essa é a principal solução deste problema", disse. 

Solon ainda apresentou como solução para os produtores rurais aumentar a facilidade de acesso ao crédito para a agricultura familiar e para a compra de animais. 

Seca no Piauí 

Daniel Solon também esteve na sede da Caritas Piauí e se reuniu com coordenadores da entidade para tratar a questão da seca do semiárido. Daniel  afirma que os governos municipais e estadual há séculos prosseguem com a política dos carros-pipa para segurar o eleitorado.  

"Para as pessoas que estão no poder é mais fácil insistir no uso dos carros-pipa no período da seca. Essa política funciona para eles porque é uma forma de comprar o eleitor, que já vem sofrendo com a falta de chuva e vê no uso dos caminhões, que aparecem esporadicamente, como a única solução. Além disso pedem para a população rezar pela chuva, isso não resolve e nunca vai resolver. As políticas públicas para essa região devem ser revistas e modificadas", declarou.  

Dentre os ideais de Daniel Solon estão a ampliação do projeto de convivência com a seca com a construção de mini barragens para a captação de água e a instalação de cisternas nas residências em todo o perímetro da seca. 

Emanuela Pinto (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais