Cidadeverde.com

No PI, 68 comarcas apresentam deficiência de defensores públicos e associação cobra concurso

Imprimir

A Associação de Defensores Públicos do Piauí cobra a realização de concurso público e nomeação dos aprovados para minimizar os problemas relacionados à falta de profissionais no Estado.

O presidente da Associação, João Batista do Lago Neto, em entrevista ao Notícia da Manhã desta segunda-feira (21), explicou que o prazo para a nomeação dos aprovados no último concurso, realizado em 2009, expirou em março.

"Tivemos um concurso na década de 80, depois passamos quase 20 anos sem concurso e tivemos um em 2003, no qual dezenas de defensores foram nomeados. Houve um em 2009 e apenas 21 foram convocados. O prazo expirou e isso é um problema porque o nosso quadro de profissionais precisa aumentar", pontuou o presidente.

Segundo João Batista, 68 das 93 comarcas do Piauí apresentam carência de defensores públicos. "Essa ausência é terrível porque quem não tem condições de custear as despesas de um advogado está totalmente desemparado", destacou.

João Batista acrescenta que a capital do Estado concentra a maior parte do número de defensores, mas ainda assim existe deficiência no setor. "Temos apenas um defensor público para cada vara criminal. São muitos processos e a demanda é esmagadora", finalizou.

Jordana Cury
Com informações do Notícia da Manhã.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais