Cidadeverde.com

No Piauí, mais de 50 municípios recebem reforço de vacina contra febre amarela

Imprimir

Pelo menos 58 municípios devem receber maior número de doses da vacina contra a Febre Amarela nos próximos dias. As cidades que possuem zona rural extensa e que tenha mata terão um reforço nas vacinas. 

O diretor de Vigilância e Atenção à Saúde, Erlon Guimarães, disse que a vacinação do calendário infantil vai continuar normalmente e para os adultos que não fizeram essa vacina, os postos de saúde estarão equipados para receber. 

“A vacinação funciona de forma normal e tem nas unidades de saúde. No nosso calendário diz que a criança de nove meses faz sua primeira dose e aos 4 anos reforço. Estamos pedindo às pessoas dessas cidades que procurem às unidades de saúde, conversem com a equipe para ver a necessidade ou não de tomar, porque vai depender se o cidadão tem o cartão de vacina atualizado”, declarou o diretor da Sesapi. 

Ele disse que desde 2006 não há casos de Febre Amarela no Piauí, mas por conta dos casos em Minas Gerais e notificações no Espírito Santo está havendo uma maior vigilância para que não chegue ao Estado.  

Erlon Guimarães alerta que o transmissor do vírus é a Aedes Aegypit que pode picar animais silvestres, principalmente o macaco, e chegar até os seres humanos. 

A febre amarela tem como sintomas a febre alta, olhos e pele amarelados, além de dores de cabeça e calafrios. E pode levar complicações para o fígado e os rins do paciente. 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais