Cidadeverde.com

Notícia da Manhã apresentou retrospectiva com os fatos marcantes de 2014

Imprimir

O último Notícia da Manhã desse ano apresentou a retrospectiva com os fatos marcantes de 2014. O ano em que a violência amedrontou a comunidade, mas que também teve avanços na saúde com a ajuda de um médico piauiense. O programa abordou ainda o inesquecível  7 a 1, que marcou a história da seleção brasileira. A retrospectiva foi dividida em quatro blocos, em cada um foram apresentados os fatos relevantes de três meses. E será reprisada no Jornal do Piauí.

Nos três primeiros meses do ano foram marcados pela violência.  Em janeiro, mais de 40 pessoas foram assassinadas na capital, mas também teve festa  com o maior corso do mundo e a volta do carnaval de Teresina. Em fevereiro, houve crise no sistema de saúde. Pacientes peregrinaram por vagas em unidades de terapia intensiva da capital. E m estado grave, muitos aguardaram atendimento em salas precárias do hospital de urgências de Teresina.A violência na capital teve seu estopim, no segundo mês do ano, quando uma criança de seis anos foi alvo de bala perdida, no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina. O menino Philipe morreu na porta de casa. Os moradores se mobilizaram por vários dias pedindo segurança e justiça.


Em Teresina,  o corso do Zé Pereira, o maior desfile de carros enfeitados do mundo foi um sucesso e  a Tv  Cidade Verde fez a cobertura ao vivo do evento.  Já em março, as escolas de samba, de Teresina, voltaram para a avenida depois de quatro anos. A TV Cidade Verde acompanhou o carnaval nos quatro cantos do estado.Os moradores de Betânia do Piauí ficam sem alimentos, atendimento médico e outros serviços básicos. Tudo isso chegava pela rodovia de acesso à cidade, rompida com a força da chuva pela primeira vez em março desse ano.No esporte, o futebol feminino do Piauí ficou entre as quatro melhores equipes da Copa do Brasil.

Confira o vídeo.

Nos segundo trimestre desse ano, abril a junho, a criminalidade assustou os piauienses com assaltos a bancos e muitas apreensões de drogas, além do caos no sistema prisional.  Na política teve a posse do governador Zé Filho e as convenções partidárias para as eleições 2014. Nesse período  teve também a estreia da Tv Cidade Verde na copa.

Em abril, na capital, a Polícia Federal fez a maior apreensão de pasta base de cocaína do ano, quase trinta quilos da droga estavam sendo transportados entre o Maranhão e o Piauí. Na política, Zé Filho tomou posse no governo do estado o ato foi decisivo na composição da chapa governista ainda liderada por Marcelo Castro e Silvio Mendes.

No mês de maio, River se tornou campeão do segundo turno do campeonato piauiense e volta a disputar uma decisão do estadual. Para o jogo , o estádio Albertão foi reaberto após dois anos sem partida oficial. O galo tricolor encerrou um jejum de 7 anos e voltou a comemorar um título contra o Piauí Esporte Clube.  Nesse período, a Tv Cidade Verde começou a exibir a série eleições, a apresentadora Eli Lopes contou a história das 14 coberturas eleitorais, desde a fundação da Tv Pioneira, em 1986.

No mês de junho, o governador Zé Filho admitiu ser candidato à reeleição até então Marcelo Castro era o pré-candidato ao Palácio de Karnak, mas se viu obrigado a renunciar. Foi abordado ainda o poder das redes sociais como o caso do homem que ameaçou mulheres em lanchonete da zona leste de Teresina e virou alvo de protestos na internet para justificar a ação, o agressor alegou que agiu sob efeito de bebida e remédios.

Confira o vídeo

Já no terceiro trimestre foi marcado pela violência com assassinatos de taxistas e ações ousadas de quadrilhas no interior do estado . Na política, a Tv Cidade Verde realizou dois debates com os candidatos ao governo do estado e, no esporte, o maior vexame da seleção brasileira diante da Alemanha.

Um dos destaques do mês de julho foi a tentativa de assalto no banco Bradesco, na Avenida João XXIII, em Teresina.  Na fuga, a dupla levou reféns, houve troca de tiros. Os reféns foram libertados próximo à cidade de Caxias, no Maranhão.Os fatos marcantes do esporte foram , a semi-final contra a Alemanha. O Brasil viveu  a maior derrota da história do seu futebol, em 100 anos de seleção, com o placar de 7 a 1.  EM Teresina,  um jovem foi  baleado durante o jogo do brasil num espaço de shows a beira rio e morreu após passar por cirurgia.

Em agosto, uma tragédia em Santos abalou o país. O Brasil ficou em luto pela morte do presidenciável Eduardo Campos. Em Teresina, familiares e amigos pessoais de Eduardo lamentaram a perda do líder do PSB.


Ainda nesse mês, O programa especial da Tv Cidade Verde pelo aniversário de 162 anos de Teresina mostrou a integração através das redes sociais. Além disso, a Tv Cidade Verde realizou o primeiro debate com os candidatos ao governo do Piauí, os sete interessados na disputa participaram do confronto de ideias comandado por Amadeu Campos.

Já em Setembro, o destaque positivo foi médico radicado no Piauí que desenvolveu no Brasil, o  primeiro equipamento capaz de detectar câncer em qualquer parte do corpo humano.

Confira o vídeo

A retrospectiva mostrou que nos últimos meses do ano os destaque foram as denúncias de corrupção em campanhas eleitorais  e a eleição de Wellington Dias no primeiro turno das eleições. Esse também foi o período em que o Piauí vivenciou uma das maiores tragédias de sua história, a chacina de São Miguel do Tapuio. A crise financeira do estado,  o caos na saúde e a febre do Nilo, além da reeleição da presidente Dilma Rousseff e os trágicos acidentes em Br's que cortam o estado. 

No mês de outubro, a biometria atrasou a votação em quase uma hora,  urnas foram substituídas  mas o primeiro turno foi totalmente eletrônico.  Em novembro, bandidos arrombaram creche e estragaram merenda escolar, além de deixar ameaças para professores. Outro fato foi a morte de  um homem, com  golpes de facão e que foi enterrado em plena praia do Macapá, litoral do Piauí. Os principais suspeitos são familiares da vítima que foi acusada de abuso sexual pela filha.

Em dezembro, um ônibus da empresa Transbrasiliana e um caminhão tanque batem de frente e explodem, em Monsenhor Gil, sete pessoas morreram no acidente da BR 316 a 54 quilômetros de Teresina, três  pessoas sobreviveram. Dentre outros fatos marcantes.

 

 

Redação Cidade Verde

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais