Cidadeverde.com

Notícia da Manhã discute queimadas no PI; problema cresce

Imprimir

O Notícia da Manhã desta quinta(04) discutiu o problema de queimadas no Estado. O telejornal exibiu uma reportagem sobre um agricultor que ficou gravemente ferido após fazer uma queimada e trouxe ao estúdio uma policial do Corpo de Bombeiros para falar sobre o tema e orientar trabalhadores rurais quanto a forma correta de fazê-la.

Ontem(03) o lavrador Getúlio de Araújo, 60 anos, do povoado Santo Afonso, zona rural de Teresina, chegou em estado grave ao Hospital de Urgências de Teresina com queimaduras de segundo grau nas costas, pés e em um dos braços.

Segundo informações do SAMU, o trabalhador fazia uma queimada na roça e perdeu o controle do fogo. Ele foi encontrado caído no local.

O número de queimadas no Piauí até esse momento de 2014 já ultrapassa o registrado em 2013. Durante todo o ano passado foram 6.207 focos de incêndio e em 2014 já são 9.318.

No estúdio, o Notícia da Manhã entrevistou a major Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros do Piauí, que orientou sobre os cuidados na realização de queimadas. Segundo a major, é comum esse tipo de acidente com lavradores, que iniciam uma queimada sem tomar algumas precauções.

Najra Nunes disse que é importante o lavrador comunicar a um órgão ambiental que vai realizar uma queimada, para que o mesmo possa orientá-lo. Segundo ela, caso não haja um órgão em sua localidade, deve ligar para o Corpo de Bombeiros pelo 193, que receberá as orientações.

A major informou ainda que existem outros métodos para preparar a terra, que não seja a queimada, mas se esse for o único disponível, deve ser feito com atenção, observando o horário, sendo o ideal no final da tarde, antes de escurecer, ou no início da manhã, com a temperatura ainda baixa.

A entrevistada também explicou qwue a direção do vento deve ser observada para que a chama não mude rapidamente, queimando a pessoa que está fazendo a queimada. E ainda realizar a mesma em áreas pequenas, onde o agricultor tenha controle do fogo.

Ajude a produção do Notícia da Manhã sugerindo pautas e votando nas enquetes do programa pelo link http://cidadeverde.com/programas/noticia-da-manha

Marcelo Lopes
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais