Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre 1ª visita ao ginecologista no quadro Saúde

Imprimir

O quadro Saúde, do Notícia da Manhã desta terça(12), falou sobre a primeira consulta ao ginecologista.

O telejornal exibiu uma reportagem que abordou o momento da primeira menstruação, que marca a fase de transição da infância para a adolescência.

A repórter Solange Sousa entrevistou algumas adolescentes, que assistem aulas de educação sexual na escola. Elas demonstraram saber o que está acontecendo com o corpo delas.

No estúdio, o Notícia da Manhã recebeu a ginecologista Lia Cruz Damásio, que esclareceu algumas dúvidas sobre o tema.

Segundo a médica, não existe uma regra de quando visitar o ginecologista pela primeira vez. "De maneira geral é obrigatório após o início da atividade sexual, necessária e recomendável após a primeira menstruação, e ideal antes dos dois eventos", disse.

A doutora Lia Cruz disse ainda que é importante que a primeira visita seja acompanhada pela mãe ou responsável, mas ressatou que em determinado momento da consulta, o médico fica sozinho com a adolescente.

Entre as dúvidas dos telespectadores, Lia Cruz respondeu a pergunta de uma mãe, cuja filha de sete anos apresenta um corrimento amarelo. A doutora disse que em criança é comum a presença de corpo estranho, o que pode causar o corrimento, mas é necessário que a mãe leve a menor ao ginecologista.

Quanto ao atraso no início da menstrução, a doutora Lia disse que a preocupação moderna da ginecologia é a antecipação da menstruação, que está acontecendo cada vez mais cedo. "É normal não menstruar até os 16 anos, desde que haja o desenvolvimento das mamas", falou.

Veja na íntegra o quadro Saúde do Notícia da Manhã!

Marcelo Lopes

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais