Cidadeverde.com

Professores da UFPI fazem manifestação em Teresina

Imprimir

Professores da UFPI realizarão na manhã de segunda-feira (25) uma atividade intitulada “A greve da UFPI na Praça”, um movimento que faz parte da mobilização nacional pela reestruturação da carreira docente e por melhores condições de trabalho para os professores. O evento ocorrerá na Praça João Luiz ferreira, a partir das 8h.


Segundo o presidente da ADUFPI, Mário Ângelo, “o objetivo do ato será conscientizar a população e ganhar o seu apoio aos motivos da greve dos professores. Haverá exposição sobre a greve (documentário, fotos), panfleto, aferição da pressão arterial da população, dentre outras”.


Marcarão presença no evento representante de várias organizações estudantis e sindicais.


Diversas categorias do funcionalismo público já aderiram à greve nacional por reajuste salarial. Conforme a Confederação nacional dos servidores públicos federal (Condsef), as 31 categorias da sua base estão em greve. Alguns desses, servidores de seis ministérios também se somaram as paralisações: Saúde, Previdência, Trabalho, Justiça, Relações Exteriores e Desenvolvimento Agrário (MDA).


Em outros órgãos, o movimento também ganha força. No Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a greve já atinge um terço das superintendências. Na UFPI, 95% dos professores estão com suas atividades paralisadas, conforme o comando local de greve.


 “A greve dos servidores se soma ao movimento de greve iniciado no dia 17 de maio pelos professores universitários federais. Após o governo cancelar a reunião que havia sido marcada para o dia (19), mais universidades, aderiram à greve. Hoje são 56 instituições federais de ensino em greve. O governo se comprometeu a receber os representantes do setor da educação essa semana para negociação”, disse o presidente da ADUFPI.


Fonte : ADUFPI

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais