Cidadeverde.com

Baixa umidade do ar coloca o Piauí em estado de alerta

Imprimir
Municípios de várias regiões do Piauí passam a conviver, a partir da próxima semana, com índices de umidade relativa bem abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A umidade deverá cair não apenas no Semiárido, onde o calor é forte, mas em cidades do Sul, onde o frio predomina nesta época do ano. O fenômeno é altamente prejudicial à saúde das pessoas.

Para a semana que vem, o valor mais baixo da umidade relativa do ar deverá ser registrado na cidade de Corrente, a quase 900 quilômetros de Teresina. Segundo os institutos de meteorologia, na cidade a umidade relativa do ar deverá chegar a 19%, bem abaixo dos 30%, recomendados, embora a temperatura prevista para o mesmo período possa chegar a 14%.

Anualmente, entre os meses de agosto e dezembro, o piauiense convive com baixos índices de umidade, situação que é agravada pelo grande número de queimadas, planejadas ou não, que ocorrem no período. O maior número dos focos de fogo corresponde a queimadas para o preparo da terra para o cultivo.

Em municípios como Simões, São Raimundo Nonato, Picos e Paulistana, todos no Semiárido, a previsão é de que a partir da próxima segunda-feira (6), a umidade relativa do ar caia para 24%. Em Paulistana, pode chegar a 21% durante a semana. Já em Bom Jesus, Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro, na região dos Cerrados, a previsão é de uma umidade relativa do ar de até 20%. Valores entre 20% e 30 são considerados estados de Atenção, entre 12% e 20%, estado de Alerta e abaixo de 12% estado de Emergência. No Piauí, a situação está saindo de Atenção para Alerta.

Com o aumento da incidência de doenças respiratórias nesta época do ano, alguns cuidados devem ser tomados, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15 horas, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas de vegetação, consumir muita água para evitar desidratação e não ficar em ambientes fechados com aglomerações.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais