Cidadeverde.com

Piauí prepara primeira marcha pela humanização do parto

Imprimir
O Piauí prepara a primeira marcha em prol da humanização do parto. O evento, preconizado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde,  acontecerá no dia 23 de novembro, a partir das 16h na Praça Rio Branco.

A iniciativa é da Associação de Enfermeiros Neonatal, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Estadual de Saúde, e movimentos sociais como Fórum de Mulheres Piauienses, Amor de Teresina, e associação de moradores.

De acordo com a coordenadora estadual da Saúde da Mulher, Auzenir Moura Fé, a proposta é que no dia reservado para a marcha na capital, todos os municípios do Estado façam alguma mobilização em seu território. “Pode ser panfletagem em hospital, faixa, participação em rádio. O importante é levantar a questão para a sociedade”, explica.

A discussão pela humanização do parto, não diz respeito somente à redução do parto sem intervenção cirúrgica (cesariana), mas no atendimento a mulher em todos os processos da gestação. “O ideal é que a mulher seja bem atendida em todos os momentos da vida, mas como o parto é um momento único e de maior sensibilidade, é importante focar a humanização desse atendimento”, comenta Rosário Rodrigues, do grupo social amor de Teresina.

A realização do parto humanizado tem o apoio da Rede Cegonha, um programa do Ministério da Saúde para reduzir as taxas de mortalidade maternidade e infantil.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais