Cidadeverde.com

76,78% das cidades do Piauí tem políticas de inclusão à deficiência

Imprimir
De acordo com o levantamento do perfil dos municípios brasileiros 2011, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Piauí é, proporcionalmente, o Estado nordestino com a maior quantidade de municípios com alguma política, programa ou ação voltada às pessoas com deficiência. Dos 224 municípios do Estado, 172 estão contemplados com essas ações, o que representa 76,78%.

 
Para o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, “um resultado como este só foi possível devido à sensibilidade dos gestores municipais, bem como do Governo do Estado, que desde 2003 vem adotando esta política, que hoje está sendo reafirmada com essa consolidação que abrange todo o nosso estado”, pontua.
 
Helder Jacobina ressalta que esses dados são muito significativos e representam a escolha que o Estado do Piauí tomou em 2003 e dá continuidade até hoje, promovendo a inclusão das pessoas com deficiência, melhorando a sua qualidade de vida e auto-estima. “O Piauí possui políticas de estado que são referências nessa área, inclusive a própria criação de uma secretaria específica para essa área já é um avanço. Vários estados já procuraram a SEID para conhecer, por exemplo, o sistema do Passe Livre Intermunicipal, o CEIR Móvel, o CIES, entre outras ações”, ressalta.

 
 Helder lembra que com o lançamento do Plano Viver Sem Limite, o Governo Federal vai investir cerca de R$ 7,6 bilhões de reais em todo o Brasil, até 2014, nas área de saúde, educação, inclusão social e acessibilidade. “Com a adesão do Piauí ao Plano Viver Sem Limite, assinado pelo Governador Wilson Martins, os municípios do nosso Estado estão aptos a pleitear recursos para investir na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, com isso espero que possamos aumentar a quantidade de municípios que investem nessa área”.
 

Dos 172 municípios piauienses que possuem ações na área da pessoa com deficiência, 106 promoveram ou promovem a melhoria de acessibilidade em espaços públicos de esporte e lazer, 43 garantem acessibilidade nos transportes públicos, 134 possuem ações de distribuição de órteses e próteses, em 54 há geração de trabalho e renda ou inserção no mercado de trabalho e 22 municípios atuam com outras atividades.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais