Cidadeverde.com

Sejus: 10% dos presos do Piauí assistem aula nas penitenciárias

Imprimir
No Piauí, 10,2% dos presos estão matriculados na rede estadual de Educação. O número corresponde a 307 dos 3.019 detentos. De acordo com os dados da Secretaria de Justiça (Sejus), o sistema prisional piauiense conta com 60 professores que atuam dentro das penitenciárias, lecionando da alfabetização ao Ensino Médio.


Ao finalizarem o Ensino Médio, os presos têm o direito de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concorrem normalmente a vagas em universidades. Segundo o levantamento da Sejus, neste ano 47 detentas lotadas nas penitenciárias femininas do Piauí realizaram a prova.

Implementada no ano de 2003 em 11 unidades prisionais do Estado, a educação nos presídios, através do Projeto Educando para a Liberdade, vem possibilitando à população carcerária piauiense um meio de se reeducar e se ressocializar.

Segundo Tatiana Alves, detenta da Penitenciária Feminina de Teresina, o acesso à educação é uma oportunidade de mudança de vida. “É uma chance única de mudança de vida. Através da educação temos a oportunidade de escrever uma nova história”, disse.

Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais