Cidadeverde.com

Veja onde 115 cardeais elegerão o novo papa

Imprimir
O local onde se alojarão os 115 cardeais que elegerão a partir desta terça-feira (11) o sucessor do Papa Emérito Bento XVI, a Casa Santa Marta, é uma residência confortável, mas sóbria, feita para incitar à reflexão os cardeais, que viverão totalmente isolados do mundo exterior.


Essa moderna instalação, inaugurada em 2005 a cerca de mil metros de distância do Palácio Apostólico, foi um presente feito ao Colégio Cardinalício pelo Papa João Paulo II, que participou de dois conclaves em 1978.


Um busto de bronze do Papa polonês marca a entrada do luminoso edifício de cinco andares, situado perto da sala Paulo VI, onde são realizadas as audiências públicas do pontífice durante os meses de inverno.


Possui 106 estúdios, 22 quartos simples e um apartamento, todos eles com banheiro no interior. O hotel dos cardeais também tem uma pequena capela, um amplo refeitório com mesas redondas dispostas sobre um chão de mármore de cor clara.


A única coisa que os cardeais - que juram manter o segredo do conclave - não terão à disposição serão as comunicações com o exterior, já que todos os serviços de telefone ou de internet, assim como o acesso à imprensa e aos meios de comunicação, estarão bloqueados.


Isto lhes permitirá se concentrar plenamente na oração e na reflexão que exige a eleição do novo líder dos quase 1,2 bilhão de católicos no mundo. Até o conclave no qual Bento XVI foi eleito, os cardeais, de idade avançada e alguns com problemas de saúde, viviam em condições espartanas, em quartos fechados à chave, e chegar a um dos banheiros compartilhados era uma aventura.


Com a Casa Santa Marta também acabou a clausura, já que os cardeais podem conversar nas salas comuns e passear por dentro do recinto do Estado vaticano. A inauguração do hotel cardinalício provocou o temor em 2005 de que as novas comodidades dos prelados poderiam prolongar consideravelmente um processo que no último século durou no máximo cinco dias.


Mas no último conclave só foi utilizado durante uma noite, já que Bento XVI foi eleito durante o segundo dia, assim como João Paulo II em 1978. Nesta ocasião, o Vaticano anunciou que o novo Papa passará um tempo não informado na Casa Santa Marta antes de se instalar em sua residência oficial no Palácio Apostólico.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais