Cidadeverde.com

Ladrões levam 200m de fios e ponte Estaiada fica sem decoração

Imprimir
Os 17 refletores da Ponte Mestre João Isidoro França, mais conhecida como Ponte Estaiada, que liga a zona Centro/ Norte de Teresina à região Leste da cidade, estão sem funcionar temporariamente. O serviço está comprometido devido ao furto de cerca de 200 metros do cabo responsável pela distribuição da energia elétrica aos refletores, que fazem a iluminação decorativa da ponte. 

O fato aconteceu nesta semana e foi denunciado pela Coordenadoria de Iluminação Pública ao 12º Distrito Policial que investiga o caso.

De acordo com o coordenador Davimar Holanda, o cabo de cobre é afixado na própria ponte e é protegido por eletroduto de ferro galvanizado, material rígido que dificulta o roubo do material, mas durante o dia as luzes estão apagadas e os vândalos aproveitam o momento e fazem a retirada do cabo.

O coordenador esclarece que a reposição do material já está sendo providenciada e avisa que irá coibir a ação dos vândalos.


“A população precisa lembrar que, muitas vezes, a falta de iluminação em pontes e vias públicas é fruto da ação de vândalos. Por isso, temos que identificar e coibir a ação criminosa dessas pessoas. Já solicitamos a intervenção da polícia nas regiões mais problemáticas”, afirmou Davimar.

Outro local em que o roubo dos cabos é frequente é a Avenida Marechal Castelo Branco, via bastante frequentada pela população que pratica caminhada. "Precisamos da colaboração da população para denunciar esses criminosos, eles não podem ficar impunes.  A reposição de cabos de energia gera um custo a mais aos cofres públicos do município”, alerta o coordenador.

Ato pode dar cadeia e multa

O furto de cabos, assim como o de energia, é crime, com pena de um a quatro anos de detenção, mais multa. Já o vandalismo é punido com detenção de um a seis meses, por dano e multa.

Além de poder ser preso pelo furto de cabos e outros equipamentos de energia - considerado vandalismo contra o bem público -, o infrator corre risco de morte. Ao tentar cortar o material que pretende roubar, o infrator está sujeito a levar um choque, já que na maioria dos casos as redes estão transmitindo energia.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais