Cidadeverde.com

Caminhão carregado com legumes capota na BR-407 e motorista morre

Foto: Reprodução

Por Roberto Araujo

Um caminhão carregado de batata e tomate tombou por volta de meio-dia na BR-407, no km 600, nas imediações do município de Acauã, que fica localizado a 480 km de Teresina. O motorista do veículo morreu no local.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi identificada como Quecio Gonçalves Almeida Rosário, de 39 anos. O acidente ocorreu próximo ao Posto Fiscal Pipocas, pouco antes da divisa do Piauí com Pernambuco.

Ainda segundo a PM, um outro ocupante do caminhão foi conduzido por populares até o Hospital Regional de Paulistana com ferimento na cabeça para atendimento médico.

Ainda não há informações sobre a dinâmica do acidente. A Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal estão levantando informações para investigar as causas mais exatas. De acordo com informações de populares, o veículo pode ter apresentado uma falha mecânica, uma vez que o local não tem histórico de acidentes parecidos.

Governo Federal reconhece situação de emergência na cidade de Paulistana

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Por Bárbara Rodrigues

Nesta quinta-feira (22), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu situação de emergência em mais 37 cidades de 13 estados brasileiros afetadas por desastres. Entre eles está a cidade de Paulistana, no Piauí, que fica a 470 km de Teresina.

No último dia 8 de fevereiro já tinham sido reconhecidas quatro cidades, são elas: Betânia do Piauí, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí e Jacobina do Piauí. Agora também foi reconhecida a cidade de Paulistana.

Com o reconhecimento, esses municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

Já o Governo do Piauí publicou no último dia 15 de fevereiro um decreto onde reconhecia 40 cidades em situação de emergência devido à estiagem. No decreto, o governador afirmou que a irregularidade na distribuição das chuvas nos últimos anos, na maioria dos municípios piauienses, sobretudo na região do semiárido, tem agravado a seca.

Outras cidades que tiveram situação de emergência

No estado Pernambucano, foram reconhecidas as cidades de Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Casinhas, Jataúba, Saloá, Pesqueira e Tacaimbó também enfrentaram a estiagem. No momento, 89 cidades do estado estão com o reconhecimento federal de situação de emergência vigente pelo mesmo desastre.

Na Bahia, Barro Alto, Caém, Itaju do Colônia, Itambé, Itororó, Lajedinho, Mulungu do Morro, Paratinga e Pedro Alexandre registraram estiagem.

Já no Rio Grande do Norte, Afonso Bezerra, Coronel Ezequiel, e Ielmo Marinho enfrentam a seca, que é um período de estiagem mais prolongado, enquanto Cruzeta registrou vendaval.

No Ceará, Aiuaba e Salitre estão em período de seca e Itatira e Quixeramobim, em estiagem.

Também enfrentam a estiagem Remígio e São Francisco, na Paraíba; Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe; Pedro Canário, no Espírito Santo; a capital de Rondônia, Porto Velho; e as roraimenses Amajari e Normandia. Westfalia, no Rio Grande do Sul, foi atingida por chuvas intensas.

Em Minas Gerais, Ataléia, Claro dos Poções e São Sebastião do Maranhão também foram atingidas pela seca e Diamantina, por chuvas intensas.

Por fim, na Região Norte, a cidade de Tartarugalzinho, localizada no Amapá, obteve o reconhecimento sumário de situação de emergência por doenças infecciosas virais. A região teve um aumento no número de registros de dengue. Segundo o Ministério da Saúde, os casos no município, que conta com quase 13 mil habitantes, já chegou a 195.

 

Homem é condenado a 30 anos de prisão por estuprar e afogar jovem dentro de caixa d'água em Paulistana

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Por Breno Moreno (com informações do MP)

Acusado de estuprar e matar uma adolescente de 13 anos afogada em uma caixa d'água na cidade de Paulistana, Gildato teles de Lima foi condenado nesta terça-feira (20) a 30 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão por homicídio com quatro qualificadoras.

Segundo o promotor de Justiça Plínio Fabrício Fontes, o réu, denunciado por feminicídio e estupro de vulnerável, cometeu homicídio com quatro qualificadoras.

“O Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese do Ministério Público, reconhecendo o homicídio e a incidência das qualificadoras de emprego de asfixia e outro meio cruel (afogamento), uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, assegurar a ocultação de outro crime e feminicídio”, explicou.

O crime ocorreu no dia 23 de outubro de 2021. Naquela ocasião, a jovem foi encontrada sem vida numa caixa d'água por sua avó, com quem morava. Segundo a investigação, Gildato Teles de Lima aproveitou o momento em que sabia que a vítima estaria sozinha em casa para cometer os crimes.

Homem é preso suspeito de agredir esposa com golpes de facão em Paulistana

Foto: Polícia Militar 

Um homem foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (20), no bairro Industrial, na cidade de Paulistana (a 452 km de Teresina), suspeito de agredir a esposa com golpes de facão.

Segundo informações do 20º Batalhão de Paulistana, a guarnição foi acionada após receber uma ocorrência de violência doméstica.

“Ao se deslocar ao local informado, foi constatado que o homem agrediu sua companheira com dois golpes de facão”, relatou a PM.

A vítima realizou exame de corpo de delito e foi assistida pela Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar.

O homem e a arma utilizada no crime foram encaminhados para a Delegacia Seccional de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

 

Da Redação 

 

 

Temporal arranca telhados, derruba muros e postes e deixa feridos em Paulistana

  • WhatsApp_Image_2023-12-26_at_19_32_14.jpeg Redes sociais
  • WhatsApp_Image_2023-12-26_at_18_51_16.jpeg Redes sociais
  • muro_caiu.jpg Redes sociais
  • lona.jpg Redes sociais
  • forro_caiu.jpg Redes sociais
  • forro_caiu_2.jpg Redes sociais

Por Roberto Araujo

Atualizada às 22h39

Uma forte chuva acompanhada de ventos provocaram um cenário de destruição na cidade de Paulistana, que fica a 467 km de Teresina, na tarde desta terça-feira (26). Os registros feitos pelos moradores mostram que muros e postes caíram, casas tiveram suas estruturas danificadas, e telhados foram arrancados por conta da força das rajadas de vento.

De acordo com o climatologista Werton Costa, a estimativa é que os ventos alcançaram uma velocidade superior a 80 km/h. 

A Equatorial Piauí informou que os danos foram causados por ventos e a chuva e até as 21h30, cerca de 290 consumidores estavam sem energia, devido a complexidade da operação que precisava substituir postes e cabos. Uma parte já havia tido a energia restabelecida ainda no final da tarde. Veja nota na íntegra no final da reportagem.

A queda do forro de uma empresa deixou dois funcionários feridos. Eles foram atendidos no Hospital Regional de Paulistana, mas segundo a equipe médica, tiveram apenas escoriações sem maiores sequelas.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Paulistana, Roberta Kelly, o temporal começou por volta de 16h40 e durou aproximadamente 20 minutos. 

Após o temporal, parte da cidade ficou sem fornecimento de energia e com dificuldade de acesso à internet na noite desta terça (26). A prefeitura ainda não tem uma estimativa de quantas pessoas tiveram prejuízos por conta da passagem do temporal. 

Ainda segundo o climatologista, um fenômeno conhecido como "vórtice ciclônico" provocou o temporal na cidade. "O vórtice ciclônico é um mecanismo de transporte de chuva, ao invés de ser linear, ele se movimenta de forma circular", disse Werton Costa.

Nota de Esclarecimento da Equatorial

A Equatorial Piauí esclarece que às fortes chuvas e ventos que atingiram a cidade de Paulistana causaram severos danos à rede elétrica da região. Os trabalhos de recomposição do sistema começaram logo no final da tarde e, por volta das 21h30 desta terça (26), cerca de 290 clientes permaneciam com o fornecimento de energia impactado na região.

Devido a complexidade para recomposição da rede nesta área, equipes especializadas estão em deslocamento e trabalharão durante toda a noite e madrugada até o restabelecimento completo do fornecimento, o que envolve a substituição de pelo menos 3 postes e cabos danificados.

Polícia investiga caso de frentista morto a facadas em Paulistana

Por Roberto Araujo

A Polícia Civil está investigando a morte de um frentista de um posto de combustíveis na cidade de Paulistana, que fica localizada a 472 km de Teresina. O crime aconteceu na madrugada de sábado (16).

De acordo com o delegado Anderson Guerra, que está investigando o caso, a vítima estava no posto de combustíveis quando foi alvejado com 18 facadas.

"A vítima era a segurança do local. Ele foi alvejado com 18 facadas, entrou em luta corporal com o indivíduo que a atacou. Quando foi pela manhã, outro servidor que ia trabalhar observou a situação e acionou a polícia. A gente acionou a perícia, foi feita a perícia no local", disse ao Cidadeverde.com

Não há informações sobre a motivação do crime. A polícia está em busca de informações sobre o suspeito.

Suspeito de matar a ex-esposa em Paulistana se apresenta à polícia e é preso

Por Roberto Araujo

A polícia prendeu neste sábado (2) o suspeito de matar Sueli de Sousa Silva em Paulistana, no último dia 28. O suspeito é ex-companheiro dela e se apresentou na Central de Flagrantes de Picos.

A delegada Thainah Teixeira, que investiga o caso, relatou que o juiz havia concedido a prisão preventiva do suspeito, mas desde então, ele se encontrava foragido. Ele se apresentou na Central de Flagrantes acompanhado de um advogado.

"Havia sido requerida a prisão preventiva e o juiz havia concedido, já tinha a decisão, então ele se apresentou e está preso (...) ele fica preso à disposição da justiça, e aí o juiz que vai decidir se mantém ele preso ou não pelos requisitos da prisão", disse ao Cidadeverde.com

Sueli de Sousa Silva foi morta com cinco tiros na própria casa. De acordo com as investigações, o ex-companheiro entrou na casa e efetuou os disparos contra a ex-mulher. A delegada informou que ela tinha uma medida protetiva contra o ex-marido, mas que estavam tentando uma reconciliação. O casal deixa dois filhos, um de 16 e outro de 18 anos.

A delegada informou que o inquérito deverá ser finalizado esta semana com o interrogatório ao suspeito.

Leia também: PM implanta Patrulha Maria da Penha em Paulistana e entrega novas viaturas

Mulher é morta com cinco tiros em Paulistana e ex-marido é principal suspeito do crime

PM implanta Patrulha Maria da Penha em Paulistana e entrega novas viaturas

oto: PM-PI

A Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Polícia Comunitária (CPCOM), realizou no sábado (2) a implantação da Patrulha Maria da Penha no município de Paulista, para a região do 20º Batalhão. 

O Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, realizou a entrega de uma viatura lilás para o policiamento especializado, além de pick-ups para cidades circunvizinhas que abrangem a área do 20º BPM.

“É um momento muito importante, que a gente faz esse apoio a política pública e nosso governador Rafael Fonteles e secretário de segurança Chico Lucas, não tem medido esforços para dar condições de trabalho para a Polícia Militar, principalmente nessa pauta importante, que é a proteção das mulheres e acompanhamento das medidas protetivas”, destaca o coronel. 

A major Leoneide Rocha, comandante da Patrulha Maria da Penha no Estado, comemorou a nova base do serviço e destacou a importância da ação no combate à violência contra a mulher. 

“Hoje, na cidade de Paulistana, com o recebimento da viatura lilás, o efetivo ficará responsável por mais uma missão: a fiscalização das medidas protetivas de urgência das mulheres paulistanenses. Então, com certeza nossas mulheres se sentirão muito mais tranquilas e fortalecidas em fazer denúncias, pois elas sabem que terão um acompanhamento personalizado da patrulha Maria da Penha”, frisa a comandante. 

O Estado já conta com bases da patrulha Maria da Penha nas cidades Piripiri, Floriano, Picos, Parnaíba, São Raimundo Nonato, além da capital. O objetivo, com o último curso que capacitou mais de 100 policiais, é levar a patrulha para todos os batalhões do Piauí. 

“Entregamos mais uma viatura lilás, afim de que o serviço seja especializado, acolhedor e acima de tudo, humanitário. Por isso, mulher, não se cale. Faça a sua denúncia”, alerta a coronel Elza Rodrigues, comandante do CPCOM.

Mulher é morta com cinco tiros em Paulistana e ex-marido é principal suspeito do crime

Foto: Reprodução / Redes sociais

Atualizada às 10h50

Por Roberto Araújo

O suspeito de assassinar a ex-companheira no município de Paulistana continua foragido. A Polícia Militar não revelou o nome do suspeito, porém várias diligências estão sendo realizadas desde a ocorrência do crime.

Segundo o comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar de Paulistana, tenente-coronel Lindomar Félix, o suspeito residia na comunidade Serra Vermelha, zona rural do município. A motivação inicial era que o homem não aceitava o fim do relacionamento com a ex-companheira.

"A suspeita inicial é que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento. Uma testemunha chegou a ver o momento em que ele acessou a casa pela janelinha da porta, abriu e entrou na residência. Minutos depois vários disparos foram ouvidos. A vítima havia dado entrada no pedido de medida protetiva em outubro deste ano", frisou o comandante.

O suspeito teria fugido do local do crime utilizando uma motocicleta e sua localização é desconhecida.

Matéria original

Uma mulher identificada como Sueli de Sousa Silva foi assassinada na tarde desta terça-feira (28). Ela foi alvejada com cinco disparos de arma de fogo na casa onde morava em Paulistana, que fica a 472 km de Teresina. O principal suspeito de ter cometido o crime é o ex-marido da vítima.

Segundo a delegada da Mulher de Paulistana, Thainah Teixeira, a vítima era casada com o suspeito há cerca de 20 anos, mas haviam separado e tentavam uma reconciliação. As investigações apontam que o suspeito foi visto entrando na casa da vítima momentos antes do crime. 

“No momento do crime só estava a vítima em casa e o acusado chegou numa moto. Segundo testemunhas, pouco tempo depois que ele entrou na casa, ele efetuou os disparos. Foram ouvidos cinco tiros”, disse a delegada ao Cidadeverde.com.

A delegada informou, ainda, que a mulher tinha uma medida protetiva contra o ex-companheiro, no entanto, eles estavam tentando retornar o relacionamento. “Eles estavam tentando uma reconciliação, ela tinha pedido desistência da medida protetiva, só que domingo chegaram a ter um desentendimento”, relatou. 

O casal tem dois filhos, de idades de 16 e 18 anos. A polícia realiza diligências para localizar o suspeito do crime, que está foragido desde então.

Homem que agrediu mulher por "esconder" cachaça é solto em audiência de custódia

Foto: Reprodução / Polícia Civil

Por Roberto Araujo

Um homem que não teve a identidade revelada e que agrediu a ex-companheira após ela "esconder" uma garrafa de bebida alcoólica na zona rural de Betânia do Piauí foi solto na tarde desta terça (21) após audiência de custódia.

De acordo com a delegada Thainah Teixeira, da Delegacia da Mulher de Paulistana, a agressão aconteceu na tarde desta segunda-feira (20) e o suspeito tinha uma medida protetiva contra a vítima após agressões anteriores. Eles haviam se separado, porém, recentemente tinham reatado o relacionamento. Ele foi preso, a delegacia representou pela prisão preventiva, mas foi posto em liberdade durante a audiência de custódia nesta tarde. 

"Já tinha medida protetiva em vigor e aí ela tinha reatado o relacionamento. Ela falou que por conta de bebida, ela escondeu uma bebida dele, ele veio a agredi-la, isso na presença do filho do casal de 1 ano e 4 meses. Ele foi preso em flagrante e foi representado pela prisão preventiva dele, mas o judiciário, houve a audiência de custodia agora, e colocou ele em liberdade provisória", explicou ao Cidadeverde.com.

A delegada também explicou que a justiça concedeu nova medida protetiva para a vítima e determinou que ele se afaste do lar. Ela disse que, em depoimento, ele confessou que a agrediu porque ficou "furioso" com o fato de ela ter escondido a garrafa de bebida.

Posts anteriores