Cidadeverde.com

Procissão do Fogaréu acontece na quinta-feira (28)

Após reunir cerca de 50 mil pessoas na procissão de Bom Jesus dos Passos, na última sexta-feira (22), a cidade de Oeiras se prepara para a procissão do Fogaréu, na próxima quinta-feira (28). No ano passado, cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes.

A procissão do Fogaréu é feita só por homens e simboliza a perseguição dos soldados romanos a Jesus. A procissão começa quando as luzes da cidade se apagam e o cortejo passa a ser iluminado por tochas, numa imagem de rara beleza. As mulheres acompanham das calçadas e das janelas de casa.


Os homens fazem o percurso, de cerca de quatro quilômetros cantando hinos de louvor ao som da matraca, um instrumento musical feito de madeira e ferro. A diocese espera que este ano o número de fiéis seja bem maior do que o registrado em 2012.

A programação da semana santa em Oeiras começou na quinta-feira (21), com uma missa e a procissão da Fugida, que antecede a de Bom Jesus dos Passos. A procissão sai silenciosamente da catedral de Nossa Senhora da Vitória conduzindo a imagem de Jesus coberta por um manto roxo. Ela simboliza o esforço dos cristãos para esconder Jesus dos soldados romanos.

No dia seguinte, a procissão de Bom Jesus dos Passos simboliza a prisão de Jesus, no morro do Rosário, onde fica a igreja de Nossa Senhora do Rosário e de onde sai o cortejo. A procissão de Bom Jesus dos Passos, segundo historiadores, existe há pelo menos 200 anos.

Na sexta-feira, um dia após o Fogaréu, acontece a procissão do Senhor Morto, outra manifestação que reúne grande número de fiéis.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais