Cidadeverde.com

Uma agência dos Correios é assaltada no Piauí a cada semana

Imprimir
O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí (SINTECT/PI) divulgou dados preocupantes que demonstram a insegurança nas agências do Estado, especialmente no interior. Os números mostram que a média de assaltos a estabelecimentos em 2012 foi de quase um a cada sete dias (51 assaltos em 52 semanas).

Os dados não levam em conta os 19 arrombamentos registrados pelos carteiros no mesmo ano. "Quando é arrombamento, menos mal. Mas o assalto coloca em risco a vida dos funcionários e clientes", diz Armando Reginaldo Félix, membro da diretoria do SINTECT/PI.


A entidade tem incentivado servidores a ingressarem na Justiça com ações por danos morais. Neste mês, o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região concedeu decisão favorável a um funcionário da agência de Monsenhor Gil, que deverá receber R$ 36 mil da empresa pública federal. Ainda cabe recurso.

Também neste abril, o Ministério Público Federal no Piauí ajuizou pedido de liminar para que tanto os Correios ocmo o Banco do Brasil adotem medidas que garantam a segurança de consumidores e usuários que utilizam os serviços de Banco Postal das agências - são 196 com o serviço no Estado.

O volume elevado de operações bancárias e a vulnerabilidade das agências têm atraído assaltantes, que promoveram pelo menos 15 assaltos e arrombamentos só em 2013, praticamente mantendo a média semanal de ocorrências do ano anterior.

O MPF usou dados da própria diretoria regional dos Correios para mostrar o problema: de janeiro a outubro de 2012, a empresa registrou oficialmente 38 assaltos, 72 arrombamentos e nove tentativas de arrombamento. O prejuízo no período chegaria a quase R$ 2 milhões.

Matérias relacionadas:


Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais