Cidadeverde.com

Maternidade e FMS montam rede para atender grávidas

Imprimir
A direção da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) organizou um encontro entre seus profissionais e servidores de maternidades da rede municipal de saúde. O encontro ocorreu nessa segunda-feira (24) e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Luiz Lobão, do diretor da Maternidade, Francisco Martins, do coordenador de Ética e Pesquisa, Joaquim Parente, além de coordenadores  de diversos setores da instituição.

O encontro tem como objetivo firmar uma parceria de trabalho entre as maternidades municipais e a Maternidade Dona Evangelina Rosa. A rede pretende melhorar a assistência oferecida às mulheres grávidas. A construção desse trabalho vai defender o encaminhamento das grávidas através da classificação de risco. 

A classificação vai identificar as gestantes de alto risco, que, em seguida, serão encaminhadas para receber atendimento no Instituto de Perinatologia da Maternidade. As demais grávidas que se enquadrarem em médio e baixo risco serão atendidas e sempre acompanhadas por um médico nas maternidades municipais e no serviço de Atenção Básica.

“Não vamos estabelecer a obrigatoriedade para que a paciente não venha procurar a maternidade. A Maternidade está de portas abertas para atendimento. Mas, acreditamos que com o estabelecimento desse trabalho, vamos chegar a um denominador comum. As mulheres que moram no Bairro Satélite e região, por exemplo, vão preferir atendimento na Maternidade do Satélite e só virão para a Evangelina Rosa os casos mais necessários”, disse Joaquim Parente.

O acolhimento por classificação de risco, além de oferecer uma melhor assistência à gestante, vai dar mais qualidade na interpretação de enfermidades no período da gravidez e vai ajudar na identificação precoce de doenças preexistentes. Outra consequência positiva é que tudo isso vai reduzir, por exemplo, os indicadores de mortalidade materna e perinatal.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais