Cidadeverde.com

Diabéticos vão contar com Centro de Referência na capital

Imprimir
Teresina contará com um Centro de Referência em Atendimento ao Diabético. A abertura desse equipamento público foi definida na manhã de hoje (11) em reunião no gabinete do secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia. Participaram do encontro o secretário municipal de Governo, Luciano Nunes, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, a presidente da Associação de Diabéticos do Piauí (ADIP), Jeane Melo, além, de representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Segundo Luciano Nunes, a reunião foi bastante produtiva e foi definido que o Centro funcionará em uma ala especial do Hospital Lineu Araújo, em Teresina. 

“O diabetes é um mal crônico que tem matado milhares de pessoas no mundo inteiro. Aqui em Teresina, o número de diabéticos também é bastante expressivo, daí a necessidade desse Centro, que fortalecerá o atendimento dos diabéticos. A Prefeitura de Teresina garantirá a estrutura e o corpo de pessoal para o novo serviço e o Governo do Estado, através da Sesapi, deve garantir os medicamentos específicos para os diabéticos, serviço que já é feito também pela Fundação Municipal de Saúde”, explicou.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, informou que a previsão é de que o Centro inicie o funcionamento no final do mês de novembro. “Iremos unir esforços para a concretização desse Centro. O Governo do Estado já sinalizou sobre a realização de financiamento pelo Banco Mundial, além do alinhamento da política de fornecimento de medicamento, de forma que o atendimento ao diabético aconteça de forma séria e organizada. Aliado ao Centro, nós também queremos inaugurar um consultório oftalmológico especializado no atendimento às pessoas com diabetes”, afirmou.

O secretário Ernani Maia se comprometeu em levar a proposta ao governador Wilson Martins. “Nós acolhemos a proposta da ADIP e da Prefeitura e levaremos para avaliação do governador Wilson Martins. A Sesapi está sensível à luta das pessoas com diabetes e garantirá o apoio necessário”, disse Ernani Maia.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais